botox

Botox: guia completo do procedimento favorito nas clínicas

O que é botox? Há quem não se sinta confortável com as rugas que aparecem com o passar dos anos. Para essas pessoas, tal procedimento é a solução perfeita.

O botox é um produto muito versátil, podendo ser usado desde o tratamentos de doenças a procedimentos estéticos, como diminuir sinais do envelhecimento da pele: as rugas.

Confira aqui um guia completo sobre o botox, como ele funciona, quais são as suas indicações, benefícios, cuidados, contraindicações, dúvidas mais frequentes e preço:

O que é botox?

É preciso entender que o nome “botox” refere-se a uma marca. Isso porque, botox na verdade é uma substância purificada, a toxina botulínica, produzida pela bactéria Clostridium botulinum.

Essa é a mesma bactéria que causa a doença Botulismo, no entanto, há que é mais utilizada, passa por um processo de industrialização, em que é utilizado seu efeito de relaxamento de músculo na região onde for aplicada, proporcionando benefícios a aparência. 

O procedimento é indicado para o tratamento de rugas e linhas de expressão resultantes da movimentação dos músculos faciais, como os pés de galinha. Além do Botox®, outras marcas conhecidas do produto são: BOTULIFT®, Dysport®, XEOMIN® e PROSIGNE®.

Para resultados naturais, o profissional capacitado, seja ele um biomédico ou médico (dermatologista), deve analisar e considerar os traços do paciente, buscando valorizar as suas particularidades pela renovação e rejuvenescimento da pele.

 

como aplicar botox

Como é feita a aplicação de botox?

Enquanto procedimento estético, o botox tem como principal objetivo diminuir a rugas e marcas de expressão pela aplicação de toxina botulínica, uma substância produzida pela bactéria Clostridium Botulinum que passa por uma industrializada e é purificada.

Para isso, é utilizado agulhas, como as de insulina, em que são introduzidas na pele junto com o botox, de matéria que o paciente não sinta dor e com a possibilidade de repetir o processo. Vale ressaltar que antes de receber as injeções, a pele deve ser devidamente higienizada pelo profissional responsável.

Após essa aplicação do botox no rosto ter sido feita, a região fica “paralisada” por aproximadamente 6 meses, graças ao bloqueio gerado na liberação da acetilcolina, um neurotransmissor responsável por fazer a ligação entre os músculos e o cérebro.

Com apenas uns dias após o procedimento ser feito já é possível perceber a diferença.

Para que não haja complicações, como o botulismo, as injeções são feitas em pequenas quantidades nos músculos que estão relaxados.

Além dos benefícios estéticos, a toxina botulínica também possui indicações terapêuticas, sendo indicada no tratamento de sorriso gengival, de distonias focais ou segmentares (bruxismo, distonia cervical, blefaroespasmo, espasmo hemifacial, câimbra do escrivão), no tratamento de dores, desconfortos e no alívio de disfunções.

Quais partes posso aplicar o botox?

Das principais áreas e regiões onde o botox pode ser aplicado, estão: 

  • Região frontal – linhas de expressão na testa.
  • Ao redor dos olhos – rugas como “pés de galinha”;
  • Vincos entre as sobrancelhas;
  • Elevar a sobrancelha;
  • Rugas ao redor da boca, nos lábios, pescoço e colo;
  • Região nasal.

Botox antes e depois, quais os benefícios?

O botox é um procedimento que possui uma série de indicações, uma vez que é capaz de proporcionar uma série de benefícios para a aparência da face, sendo assim o botox antes e depois pode ser surpreendente.

Mesmo que a principal indicação do botox seja a amenização e prevenção dos sinais de envelhecimento e hiperatividade da musculatura, como rugas e linhas de expressão, a aplicação de toxina botulínica também é utilizada para o tratamento e alívio de enxaquecas ou cefaleias tensionais.

Na prevenção das marcas na pele, o paciente pode perceber os benefícios já na primeira semana.

O procedimento também pode ser feito em pontos fora do rosto, para que haja o controle do suor, como nas mãos, axilas e pés, e em casos complexos envolvendo a paralisia facial.

Na face, a aplicação de botox proporciona um rosto mais saudável, descansado, tal como uma musculatura relaxada.

Por fim, o botox atua melhorando a estética facial, a autoestima e a autoconfiança, e assim, a qualidade de vida. Os benefícios propostos no rosto podem durar entre 4 a 6 meses, variando quanto ao paciente e o ponto da aplicação.

Quais cuidados precisam ser tomados?

Depois de ter feito a aplicação de botox, é aconselhado que siga alguns passos como os abaixo:

  • Não massageie a região onde foi aplicado a substancia botulínica; 
  • Evite viagens aéreas após o procedimento;
  • Não pratique exercícios físicos nos dois primeiros dias;
  • Mantenha-se em posição uma vertical, sem deitar, pelas primeiras 4 horas após a aplicação;
  • Evite contato com o sol pelos 10 primeiros dias, mas se for necessário utilize protetor solar de acordo com a sua pele.

Além disso, é normal que dias depois que é feita a aplicação de botox a pessoa note a região avermelhada, inchada e dores nos locais onde foi aplicado.

No entanto, não se preocupe, é normal sentir, apenas observe o tempo de duração delas, em que se ultrapassar o prazo de 24 horas, busque por ajuda profissional.

Intervalo entre as aplicações de botox

O indicado é que respeite o intervalo de no mínimo 03 meses entre cada aplicação.

É importante respeitar esse período para que complicações como a resistência do produto, que faz com que seu efeito seja perdido.

Além disso, o tempo pode variar de 6 meses a 1 ano para cada reaplicação.

Contraindicações do botox

Embora o botox não seja um procedimento invasivo, há pessoas que não devem fazer a aplicação da substância.

Entre elas, estão: grávidas e lactantes, pessoas autoimunes (como portadores de lúpus), intolerantes e alérgicos a lactose, portadores de doenças neuromusculares e pessoas em tratamento com aminoglicosídeo. 

Quais os possíveis riscos?

Assim como demais procedimentos estéticos, quando feito em circunstâncias erradas, o botox pode proporcionar algumas complicações.

Entre os principais sintomas que podem decorrer após do botox estão sintomas gripais, pela reação do organismo a toxina, formação de edemas (inchaços) e dores de cabeça leve ou moderada por um certo período de tempo.

Entre outros sinais que podem ser perceptíveis, que são comuns e que passam com o tempo estão assimetrias, queda da região, paralisia temporária e sensação de estranheza.

Quanto às complicações, pode-se citar fraqueza generalizada, problemas na respiração (asfixia), paralisia muscular por botulismo (aplicação exagerada da toxina) e reações alérgicas à substância. Dessa forma, procure sempre por um profissional qualificado e sempre alinhe antes as suas necessidades e expectativas.

botox

Efeitos colaterais

A recuperação da aplicação do botox é bem tranquila, podendo o paciente realizar as atividades normais do dia-a-dia.

Após a sessão, não há o aparecimento de nenhum tipo de marca no rosto, não havendo a necessidade de repouso.

Contudo, para que não haja o aparecimento de complicações e reações negativas, é necessário que o paciente leve em conta os cuidados necessários, como não praticar exercícios físicos, não deitar e não massagear o local nas 4h seguintes ao procedimento.

Entre as reações mais comuns pela aplicação do botox estão a formação de edema (inchaço), vermelhidão e leves dores no local da aplicação, que costuma desaparecer após cerca de 24 a 48 horas, aparecimento de hematomas, dores de cabeça e a queda temporária da pálpebra/sobrancelha.

Quanto tempo dura o procedimento?

A sessão de aplicação da toxina botulínica é rápida e dura cerca de 10 a 20 minutos, com o resultado já sendo perceptível após 48 h do procedimento, com a redução do inchaço. O resultado final pode ser percebido com 15 dias.

A duração dos benefícios adquiridos pelo procedimento é bastante variável, dependendo do organismo do paciente. Em geral, o efeito pode ser percebido dentro de 4 a 6 meses, podendo a pessoa se submeter a uma nova sessão pelo desaparecimento dos resultados.

Homens tendem a perceber os resultados do botox com cerca de 4 meses, considerando a sua maior e mais forte musculatura.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a quantidade do produto utilizado não aumenta o tempo de duração da toxina botulínica no organismo, sendo a quantidade estipulada pelo especialista após a observação das necessidades do caso, como a profundidade das linhas de expressão e estilo de vida.

A maior quantidade do produto pode trazer efeitos negativos à aparência do paciente, fazendo com que o resultado fique artificial e que a pessoa fique suscetível ao botulismo pela concentração exagerada do produto.

Por fim, a aplicação de toxina botulínica pode ser usada em combinação com outros procedimentos cosméticos como peelings, laser e preenchimentos, o que aumenta o tempo de tratamento mas proporciona resultados ainda melhores.

A aplicação do botox dói?

A aplicação do botox tende a ser praticamente indolor, considerando a finura das agulhas utilizadas, semelhantes as de insulina. O incômodo é minimizado ainda mais pelo uso de anestésicos tópicos, que é recomendado para pessoas mais sensíveis a dor.

O desconforto causado é semelhante a “picadinhas”, o que tende a ser bem tolerado, causando uma leve ardência que dura apenas alguns minutos.

Aplicação de toxina botulínica e ácido hialurônico, qual a diferença?

A aplicação de toxina botulínica pelo “botox” e a de ácido hialurônico pelo preenchimento, são as principais abordagens feitas em clínicas de estética, isso por conta dos benefícios que cada uma delas é capaz de proporcionar à aparência.

Por conta disso, esses procedimentos tendem a ser confundidos, mas deve-se considerar que atuam com objetivos diferentes.

Enquanto o botox atua na suavização e eliminação das rugas estáticas pela paralisação dos músculos, o preenchimento atua no aumento de volume de regiões que ficaram flácidas com o tempo.

O ácido hialurônico utilizado no preenchimento, por sua vez, é uma substância produzida naturalmente pelo organismo, fazendo com que não haja riscos de rejeição e prejuízos à saúde, isso quando seguido o protocolo correto. Sua aplicação normalmente é usada em sulcos como o famoso “bigode-chinês” e nas olheiras, estimulando a produção de colágeno e elastina, dando mais viço e elasticidade à pele.

botox antes e depois

Dúvidas frequentes

Qual idade fazer o botox?

O botox, por se tratar de um procedimento minimamente invasivo, não possui uma idade mínima para ser realizado, considerando ainda o seu efeito preventivo as consequências do avanço de idade na pele. O botox preventivo é capaz de evitar a formação de marcas de expressão e rugas mais profundas.

Contudo, os sinais de envelhecimento da face, o ganho de flacidez e o aparecimento de rugas e linhas de expressão tendem a ser perceptíveis após os 25 anos.

O botox pode ser substituído por cremes anti-idade?

Não! Os cremes anti-idade são capazes de oferecer uma série de benefícios considerando os ativos que os compõem. No entanto, o relaxamento muscular que é capaz de proporcionar os efeitos positivos e significativos ao paciente, e a amenização das rugas dinâmicas, só pode ser conquistado pelas aplicações de toxina botulínica.

Para potencializar os efeitos anti-idade e os benefícios do botox, esses cremes especializados são bem aceitos na rotina e devem ser indicados pelo especialista.

O rosto fica sem expressão após o botox?

Por conta do efeito de paralisação muscular, algumas pessoas temem ficar sem expressão depois do botox, contudo, uma vez que a técnica seja feita por um profissional capacitado e seguindo o protocolo correto, atua apenas relaxando os músculos da região em que houve a injeção.

O grau de relaxamento irá depender da dosagem do produto, podendo ser mais ou menos intenso, variando quando a dosagem indicada e o planejamento feito.

Toda ruga pode ser tratada com botox?

O botox para o rosto é utilizado para fazer o tratamento de rugas dinâmicas resultantes da expressão facial, graças a paralisação do músculo.

Levando isso em conta, o uso da toxina botulínica não é indicado para o tratamento de rugas estáticas, que são sulcos permanentes que aparecem independentemente da expressão facial. Essas rugas, também chamadas de rugas permanentes, por conta de sua marcação definitiva, mesmo com o rosto em repouso, geralmente são mais profundas, e devem ser tratadas pelo preenchimento.

Botox faz ficar com a boca torta?

A boca torta é uma das complicações estéticas mais indesejadas, sendo resultante de más práticas em meio a abordagem.

Esse efeito negativo pode acontecer caso haja a aplicação de uma maior quantidade de toxina em um dos lados da boca, reforçando a importância de recorrer a um profissional capacitado.

É necessário se afastar do trabalho depois da sessão?

Depois das aplicações o paciente não precisa se afastar de suas atividades cotidianas, podendo voltar ao trabalho imediatamente após a sessão.

Contudo, é importante levar em conta os cuidados da recuperação passados pelo especialista, como evitar a prática de exercícios físicos, atividades que exijam muito esforço, massagear o local e exposição ao sol.

Qual o valor do procedimento de botox?

O preço do botox é bastante variável, podendo alternar quanto ao profissional e clínica escolhida. De modo geral, o preço do tratamento pode variar de acordo com o número de sessões indicadas e que são feitas.

Aqui na Hamonir, você pode se beneficiar de uma sessão de botox por um preço acessível e que cabe no seu bolso, sendo:

Botox® – 01 região: Em 12x de R$47,50 sem juros no Cartão

Botox® – Glabela: Em 12x de R$47,50 sem juros no Cartão

Botox® – Mandíbula (Bruxismo): Em 12x de R$47,50 sem juros no Cartão

Botox® – Nefertite: Em 12x de R$155,83 sem juros no Cartão

Botox® – Pés de Galinha: Em 12x de R$47,50 sem juros no Cartão

Botox® – Sorriso Gengival: Em 12x de R$47,50 sem juros no Cartão

Botox® – Sudorese: Em 12x de R$130,83 sem juros no Cartão

Botox® – Testa: Em 12x de R$47,50 sem juros no Cartão

Botox® – Full Face 3 regiões (Testa, Glabela e Pés de Galinha): Em 12x de R$80,83 sem juros no Cartão

Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!

Quer esconder aquela ruga que tanto incomoda? Agende já a sua Avaliação Gratuita e dê a sua pele a atenção e cuidados que ela merece!

One Response

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *