As cicatrizes de acne, nada mais são do que as lesões causadas pela acne (espinhas).
A acne é uma doença de pele muito comum na adolescência e que pode ser causada por uma série de fatores, como alterações hormonais, estresse e uma alimentação rica em gordura.
As cicatrizes de acne, por sua vez, estão associadas a manipulação das espinhas, ou simplesmente ao ato de espremer incorretamente.
Ao contrário do que muitos pensam, essa ação não dá fim a lesão, mas sim acaba agravando o caso, fazendo com que haja a piora do quadro inflamatório e fazendo com que ela não passe por um processo de regeneração adequado.
O tratamento para a amenização das cicatrizes de acne pode envolver apenas cuidados feitos em caso ou ser feito de forma mais imediata por um procedimento feito por um especialista em estética.
Veja quais são as principais abordagens que podem ser indicadas:
O uso de cremes específicos para o tratamento de cicatrizes de acne pode ser a melhor indicação em casos em que o problema é leve e fácil de ser revertido.
Esses cremes atuam estimulando a formação de colágeno e melhorando o aspecto geral da pele.
O procedimento de dermoabrasão, também chamado de microdermoabrasão é um procedimento feito na clínica estética capaz de suavizar as alterações causadas pelas cicatrizes da acne.
A técnica é uma esfoliação feita com materiais que acabam por fazer uma espécie de raspagem na pele, entre eles, cristais de óxido de alumínio ou ponteiras de diamante.
O peeling químico é a recomendação em casos de cicatrizes suaves, como o ácido tricloroacético, que ajuda na melhora da textura da pele, tratando cicatrizes superficiais e sem borda.
Para a realização do procedimento é feita a aplicação de substâncias ácidas sobre a pele a ser tratada, sendo necessário que sejam deixados em ação por alguns minutos.
Existem várias técnicas de microagulhamento, e, em geral, podem trazer bons resultados no tratamento das manchas da acne.
O tratamento comumente é feito com um dermaroller, um pequeno rolo formado por microagulhas enfileiradas, que é passado sobre o rosto.
Por meio desse método, o profissional capacitado realiza disparos de lasers, que acabam dando uma sensação de calor ou queimação na pele.
É por meio desses disparos que as fibras de colágeno passam por alterações e aumentam, melhorando o aspecto da pele e reduzindo a cicatriz.
O procedimento de injeção de plasma é feito pela aplicação de plasma e sangue da própria pessoa na região marcada pelas cicatrizes.
Para pacientes que não querem um procedimento com agulha, essa é a melhor opção.
o preenchimento da pele por ácido hialurônico é um dos mais recorrentes nas clínicas de estética.
Nesse contexto, o procedimento é feito pela aplicação de injeções na face, capazes de remover os pontos de fibrose, que são causadores das cavidades formadas na pele.