Botox antes e depois | Popularmente conhecido como botox, a aplicação de toxina botulínica na pele é uma das principais abordagens reivindicadas nas clínicas de estética.
Conheça aqui tudo o que você precisa saber sobre o procedimento, suas vantagens, riscos, cuidados necessários e quanto custa:
Botox, o que é?
O procedimento de aplicação de toxina botulínica é um dos mais pedidos nas clínicas de estética, isso devido aos benefícios que podem ser alcançadas pela técnica.
Comumente chamada de botox, o nome o qual a técnica é chamada popularmente na verdade se remete a marca mais popular da substância utilizada, Botox ®.
A toxina botulínica, por sua vez, é uma neurotoxina ativa que atua barrando o neurotransmissor chamado acetilcolina. Por meio dessa inibição, o músculo não consegue receber mensagem do cérebro para contrair.
O uso da toxina botulínica possui várias vantagens estéticas, atuando na suavização de linhas de expressão e no rejuvenescimento da pele. Entre as principais indicações da toxina botulínica estão as rugas na testa, na glabela (entre as sobrancelhas), volta dos lábios e os famosos pés de galinha, que são as linhas de expressão ao redor dos olhos.
Além do efeito do avançar do tempo na pele, o botox também é indicado para outras necessidades, como o abrimento dos olhos (muito comum entre orientais), o levantamento das sobrancelhas e do canto da boca.
O efeito do botox antes e depois é bem gratificante e chama atenção tanto das mulheres quanto dos homens, sendo mais indicado para pessoas acima de 30 anos, já que é a idade que os sinais do envelhecimento começam a aparecer.
Como é feito o processo do botox antes e depois?
O procedimento é feito totalmente em consultório e requer uma avaliação prévia para que haja o planejamento da sessão e a identificação da presença de indicações e contraindicações. É por meio da avaliação que se é possível alinhar as expectativas com o profissional responsável pela sessão, e que exames clínicos são passados.
Entre os profissionais que podem se submeter a aplicação de biomédicos, farmacêuticos, médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas.
Caso o paciente tenha indicação de fazer o tratamento, inicialmente a sessão começa com o mapeamento da face e com a injeção ou passagem tópica da anestesia, fazendo com que o paciente não sinta dores ou incômodo durante o processo.
Com a área anestesiada, o profissional começa as injeções com a toxina botulínica, em pontos específicos, de acordo com as necessidades do paciente. A quantidade do produto também é variável, cabendo a análise do profissional para que haja bons resultados.
Os resultados do procedimento já podem ser perceptíveis após 15 dias. Contudo, os efeitos do botox no organismo são temporários, podendo o paciente se submeter a uma nova sessão após 15 dias.
O procedimento é rápido e tende a durar por volta de 15 minutos.
Botox antes e depois, quais são os seus benefícios?
Como dito, o botox é capaz de proporcionar uma série de benefícios à pele e à aparência do paciente. Entre as suas principais vantagens estão:
- Amenização de rugas e linhas de expressão;
- Manutenção da hiperatividade muscular do rosto;
- Prevenção de sinais do envelhecimento;
- Percepção rápida dos benefícios – efeitos perceptíveis após 48h;
- Melhora da aparência do rosto;
- Harmonização do rosto;
- Melhoria da autoestima e qualidade de vida.
Os benefícios do botox podem durar de 4 a 6 meses, dependendo das particularidades de cada paciente.
Na odontologia, o botox também pode ser utilizado no tratamento do excesso de gengiva, harmonizando o sorriso.
Quais as contraindicações da aplicação do botox?
Assim como outros tipos de procedimentos estéticos, o botox também possui as suas contraindicações, são elas:
- Lactantes;
- Gestantes;
- Pessoas com alergia a toxina botulínica;
- Infecção no local de aplicação;
- Pessoas com alguma doença autoimune.
- Doenças coagulopatias;
- Doenças neuromusculares.
Quais os possíveis riscos do botox no rosto?
Mesmo considerando que o botox pode trazer uma série de benefícios para a pele, é muito importante que a técnica seja feita nas circunstâncias corretas, evitando que o paciente seja submetido a riscos e futuras complicações.
Entre as possíveis complicações após a aplicação de toxina botulínica estão:
- Reações alérgicas – caso o paciente tenha alergia a substância utilizada;
- Paralisia muscular por Botulismo – resultante da aplicação exagerada da toxina;
- Fraqueza generalizada;
- Problemas na respiração (asfixia) – quando a toxina é ingerida.
Além da capacitação do profissional, se atentar quanto a quantidade correta de toxina botulínica a ser utilizada pode evitar decepções no pós-operatório, sendo uns dos principais fatores a serem considerados.
Botox antes e depois, como é o pós-operatório do botox?
O pós-operatório do botox é bastante tranquilo, sendo comum o aparecimento de sintomas leves. Entre os sintomas que podem ser sentidos após a realização do procedimento estão:
- Formação de edemas (inchaços);
- Sintomas de gripe;
- Dores de cabeça – que pode ser leve a moderada;
- Hematomas com sangramento – caso esse sintoma persista por muito tempo, o paciente deve recorrer imediatamente a clínica.
Esses sintomas tendem a amenizar e desaparecer com cerca de alguns dias. Para que haja uma recuperação mais rápida, o especialista pode indicar que o paciente se submeta a medicações.
LEIA TAMBÉM: Botox preventivo: saiba quando e porque é indicado
Botox antes e depois, quais cuidados a serem tomados?
Uma vez que esse procedimento de estética facial é minimamente invasivo, o paciente pode voltar às suas atividades normais depois do tratamento. Contudo, para que não haja complicações, é comum que o profissional passe algumas orientações já que nos primeiros momentos a toxina botulínica não está totalmente absorvida.
Entre as possíveis recomendações a serem passadas estão: não massagear ou esfregar os locais da aplicação, e não deitar a cabeça por algumas horas, já que o manuseio ou a inclinação na cabeça pode mover a toxina botulínica para outras regiões.
Contudo, antes da realização da sessão, é comum que o profissional também passe algumas orientações a serem seguidas, como a limpeza da região da aplicação, evitar o uso de cremes, pomadas ou géis na região e não fumar, caso o paciente seja fumante. Isso por pelo menos 15 dias antes da data da sessão.
Em caso de medicação, o especialista deve ser informado durante a avaliação.
Quanto custa o procedimento com botox?
O preço do procedimento com aplicação de toxina botulínica é bastante variável, tendendo a alternar quanto o local que irá receber as injeções, profissional responsável, clínica escolhida e é proporcional a quantidade utilizada da substância.
O valor da sessão de botox pode variar entre R$ 1.700 (mil setecentos reais) a R$ 3.200 (três mil e duzentos reais), considerando as mais de 50 variações de toxina botulínica
Aqui na Hamonir, você pode se beneficiar da aplicação de toxina botulínica por um preço acessível.
Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!
Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!
Boa noite
Gostaria de fazer uma avaliação.
Att,
Cristiane
Olá Cristiane, tudo bem com você?
Marque sua avaliação gratuita entrando no link abaixo e escolha uma clínica mais próxima de você que entraremos em contato 🙂
>> Avaliação Gratuita <<