Fios de sustentação

Fios de sustentação: conheça os tipos, preço e como é feito

Fios de sustentação são uma das novas técnicas em que é possível corrigir alguma falha, imperfeição ou até mesmo insatisfação com algo no seu rosto.

O seu diferencial é que não é uma cirurgia plástica, que em certos casos, pode ser algo mais invasivo, ou seja, é possível voltar às atividades do dia com maior facilidade.

Conheça aqui as principais informações a respeito do procedimento dos fios de sustentação e veja como é fácil ter o rosto que sempre desejou!

O que são fios de sustentação?

Como o próprio nome já diz, são fios que são colocados por dentro da pele, que tem por objetivo, “levantar” a parte considerada como “caída” da pele.

Dessa forma, ele restabelece um novo contorno facial, indicado principalmente para casos de quem perdeu características faciais por causa da flacidez.

Fios de sustentação, como é feito o procedimento?

De antemão, fios de sustentação não se trata de uma cirurgia plástica e tem o mínimo de invasão possível, e o procedimento é feito com anestesia local. 

Dessa forma, é feito um planejamento para ver o que será feito, junto de uma marcação, que é chamada de mapeamento facial – que é individual para cada paciente.

Com isso, os fios são inseridos por meio de microcânulas, na camada do sistema muscular aponeurótico através de incisões no rosto.

Pelo fato das microcânulas serem bem finas, as perfurações são capazes de fechar imediatamente, e não deixam marcas ou cicatrizes. 

Outra dúvida é a quantidade de fios que são usados no procedimento. Geralmente, são utilizados de 4 a 8 filamentos para casos em que é feito com fios espiculados, já quando é preciso usar fios lisos, utiliza-se 10 filamentos.

Porém, a quantidade varia de acordo com fatores como o nível de flacidez no rosto que precisa de tratamento, além também da avaliação que é feita pelo profissional.

tipos de fios de sustentação

Quais são os tipos de fios de sustentação?

Com a valorização do procedimento, os fios de sustentação podem ser classificados em vários tipos, que possuem objetivos e técnicas diferentes:

  • Fios de polidioxanona – PDO ou PDS;
  • Fios de ácido polilático (PLLA);
  • Fio russo;
  • Fio búlgaro;
  • Fio de ouro.

Confira de forma detalhada cada um desses procedimentos:

Fios de polidioxanona – PDO ou PDS

Os fio de PDO são os tipos de filamentos mais utilizados hoje em dia. Feitos de polidioxanona, sua técnica é segura e tende a obter resultados satisfatórios, tendo como diferença o fato de serem feitos com material sintético.

Os de PDO ou PDS são tipos absorvíveis, os quais o organismo dissolve com o tempo. Após a sua colocação, há o início de uma reação inflamatória na camada da pele, e no processo de cicatrização, há a produção de colágeno.

Contudo, em relação aos demais modelos, possui pouca duração, tendo um efeito que perdura por alguns meses (6 a 12 meses).

Fios de ácido polilático (PLLA)

Os fios de ácido polilático também são conhecidos como silhouette, PLLA, e também possuem as suas diferenças. Além de machucarem a camada do tecido adiposo e estimularem a produção de colágeno, também são capazes de causar uma tração.

A tração é possível pelo fato de serem fios lisos, fazendo com que o paciente veja imediatamente o efeito lifting.

Tendem a ser mais resistentes do que os fios de PDO, e quanto ao tempo de duração, o resultado pode se estender de 12 a 18 meses, cerca de 1 ano e meio.

Fio russo

O fio russo é um dos tipos de fios com resultados definitivos, já que o filamento feito com polipropileno não pode ser absorvido pelo organismo. Contudo, a grande maioria dos profissionais não indicam essa técnica, já que possui riscos em sua aplicação.

Se tratando dos riscos da técnica, pode haver a formação dos nódulos inflamatórios (granulomas) e comprometimento do resultado pela mobilidade do fio.

Fio búlgaro

O fio búlgaro é feito de policaproamida e é um dos modelos de filamentos absorvíveis. O tempo de sua absorção é de cerca de 5 anos, o que faz com que ele seja um dos tipos mais duráveis.

Contudo, o procedimento é desfavorável em relação aos demais procedimentos em relação à qualidade de seus efeitos.

Fio de ouro

O fio de ouro, por sua vez, é feito de um material rígido e sem elasticidade. Dessa forma, ele não se acomoda bem aos contornos da face.

Assim como o fio russo, é um tipo de filamento não absorvido, ficando no organismo de forma permanente. Contudo, assim como o russo, também pode trazer riscos, como a formação de caroços na pele ou romper com o tempo.

Onde você pode aplicar os fios de sustentação?

Dos locais mais indicados e comuns para realizar o procedimento de fios de sustentação no rosto, destacam-se:

  • Sobrancelhas;
  • Bochechas
  • Contorno facial;
  • Olheiras;
  • Pés de galinha;
  • Pescoço;
  • Contorno da mandíbula.

fios de sustentação

Quais são os benefícios do procedimento?

A aplicação dos fios de sustentação proporciona uma série de benefícios à estética da face, isso graças à fixação dos fios e ao estímulo da produção de colágeno. Entre as suas principais vantagens estão:

  • Rejuvenescimento da pele;
  • Amenização de rugas e linhas de expressão;
  • Maior definição dos contornos do rosto e pescoço;
  • Efeito lifting imediato – efeito de esticamento da pele;
  • Melhora da flacidez facial;
  • Rapidez do procedimento – que dura cerca de 45 minutos;
  • Resultado natural – graças às pequenas incisões feitas.

CONHEÇA TAMBÉM TUDO SOBRE: Fios de sustentação no pescoço

Quais as contraindicações?

Mesmo sendo um procedimento minimamente invasivo, assim como demais técnicas estéticas, a colocação dos fios de sustentação também possuem as suas contraindicações, são elas:

  • Pessoas com flacidez excessiva e envelhecimento avançado – já que o procedimento não é capaz de trazer benefícios;
  • Pacientes com a pele facial muito fina ou muito grossa;
  • Pacientes que possuem face obesa;
  • Casos de diabetes, pressão alta, problemas de coagulação e doenças autoimunes;
  • Gestantes e lactantes.

Com isso, é imprescindível que antes da sessão, o paciente passe por uma avaliação médica, evitando complicações como: infecções, cicatrizes e lesões nervosas. Também buscando evitar complicações, opte sempre por profissionais capacitados.

Quais os riscos de colocar fios de sustentação?

Antes de se submeter a colocação dos fios de sustentação, vale levar em conta que a elevação e contorno permitido pelo procedimento são temporários, principalmente em casos de suturas retas ou lisas.

Os fios de sustentação de PDO tendem a ceder aos poucos mesmo quando tomados todos os cuidados, devendo o paciente recorrer ao profissional para uma nova sessão.

Caso o paciente possua uma pele fina, há o risco dos fios ficarem aparentes sobre a superfície da pele diante de erros de aplicação.

Também diante de colocações mal feitas, o procedimento pode trazer outras complicações, como cicatrizes e lesões nervosas.

Quanto tempo dura os fios de sustentação?

O tempo de duração dos fios de sustentação na face tendem a ser bem variáveis, já que esse fator depende do tipo de fio escolhido. 

Os fios de polidioxanona (PDO), considerado que são absorvíveis, passam por um processo de degradação que dura cerca de 6 meses.

Contudo, os efeitos da colocação dos fios e os seus benefícios podem ser perceptíveis por até 2 anos quando o paciente segue as orientações passadas pelo profissional.

Já quanto a durabilidade dos fios de sustentação de ácido polilático (PLLA), tendem a ser absorvidos em 3 meses, e após esse tempo, promovem o aumento da produção de colágeno, fazendo com que as suas vantagens sejam percebidas por cerca de 2 anos. Já o seu efeito de tração possui uma duração de poucos meses, podendo os seus benefícios durarem de 12 a 24 meses. 

Por fim, a duração também pode variar quanto a pessoa, além de levar em conta o processo de envelhecimento e fatores genéticos. Novas aplicações podem ser feitas no futuro buscando repor os efeitos perdidos, isso na dosagem recomendada pelo profissional.

Pós-procedimento de fios de sustentação

De antemão é normal a região ficar inchada após a aplicação e sensível ao toque. Há casos em que assimetrias também podem ser percebidas.

No entanto, não se preocupe, com o tempo além dos furos que foram feitos, a pele também normaliza, de maneira que é possível ver o resultado.

Sendo assim, algumas precauções precisam ser tomadas, entre elas estão: 

  • Não toque ou massageie a região da pele;
  • Evite fumar;
  • Não faça atividades físicas;
  • Evite movimentos e contrações bruscas;
  • Não durma sobre os fios pelos próximos 7 dias.

fios de sustentação preço

Fios de sustentação ou preenchimento, qual o melhor?

A escolha do procedimento estético ideal vai depender das necessidades do paciente, já que possuem objetivos diferentes. 

Enquanto o fio de sustentação é indicado para moldar as estruturas da face em casos de perda de volume por flacidez, o preenchimento com ácido hialurônico irá atuar na reposição de volume em determinada parte do rosto ou para amenizar sulcos profundos. 

Além disso, pelo preenchimento o paciente também é beneficiado pela maior hidratação da pele, e pelo ganho de volume por meio do efeito lifting, que levanta a pele e torna a sua aparência mais saudável.

Dessa forma, ambos promovem o rejuvenescimento facial, mas em diferentes aspectos. Em caso de dúvida, peça indicações do profissional responsável e alinhe as suas expectativas.

Fios de sustentação preço, quanto custa o procedimento?

O preço dos fios de sustentação tendem a ser bem variável, alternando quanto a técnica utilizada, ao tipo de abordagem, clínica e profissionais escolhidos.

Aqui na Hamonir, você faz a aplicação dos fios de sustentação por um preço bem acessível e que cabe no seu bolso:

Fios de sustentação – Ângulo da Mandíbula: A partir de 12x de R$15,83 sem juros no Cartão;

Fios de sustentação – Bigode Chinês: A partir de 12x de R$15,83 sem juros no Cartão;

Fios de Sustentação – com Garra: Em 12x de R$23,33 sem juros no Cartão;

Fios de sustentação – Glabela: A partir de 12x de R$15,83 sem juros no Cartão;

Fios de sustentação – Jowls: A partir de 12x de R$15,83 sem juros no Cartão;

Fios de sustentação – Linha da Marionete: A partir de 12x de R$15,83 sem juros no Cartão;

Fios de Sustentação – Liso: Em 12x de R$15,83 sem juros no Cartão;

Fios de sustentação – Malar: A partir de 12x de R$15,83 sem juros no Cartão;

Fios de sustentação – Nariz (Tração): Em 12x de R$31,67 sem juros no Cartão;

Fios de sustentação – Olheira (Liso): Em 12x de R$15,83 sem juros no Cartão;

Fios de sustentação – Parafuso: Em 12x de R$17,50 sem juros no Cartão;

Fios de sustentação – Pés de Galinha: A partir de 12x de R$15,83 sem juros no Cartão;

Fios de sustentação – Testa: A partir de 12x de R$15,83 sem juros no Cartão.

Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!

Agende sua avaliação em nossa clínica de estética Hamonir e garanta mais beleza na sua vida!

13 Comentários

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *