A intradermoterapia, intradermoterapia pressurizada, ou mesoterapia, é um procedimento de estética facial e de estética corporal não invasivo indicado em casos em que se busque a redução da gordura localizada. Contudo, é uma técnica que possui uma série de indicações, graças aos seus vários benefícios.
A realização do procedimento é baseada em uma série de injeções de vitaminas, medicamentos, minerais e coquetéis de aminoácidos no mesoderma (camada de gordura e tecido conjuntivo localizada sob a pele).
A intradermoterapia pode ser feita por um biomédico, médico, farmacêutico ou fisioterapeutas, fazendo as aplicações das enzimas e mesclas. Enfermeiros podem realizar a prática com um responsável técnico.
A intradermoterapia possui várias indicações, já que é capaz de trazer vários benefícios à estética do corpo.
Entre as suas principais indicações estão:
Nesse caso, a intradermoterapia irá atuar combatendo diretamente às células de gorduras localizadas nestas regiões, promovendo a moldagem da silhueta. Por meio do tratamento, pode-se haver a perda de 3 a 10 centímetros.
Por meio dos medicamentos injetados pela intradermoterapia, haverá a quebra das células de gordura, melhorando a circulação sanguínea e proporcionando uma pele mais uniforme e lisa.
Assim como no tratamento das celulites, a intradermoterapia também é eficiente para o tratamento de estrias. As estrias são lesões lineares, que podem ser avermelhadas, arroxeadas ou esbranquiçadas, sendo das mais novas as mais antigas.
Para esse resultado, normalmente são necessárias em média 4 sessões, com intervalos de 2 a 3 semanas entre cada aplicação.
Após essas sessões já pode ser possível perceber uma pele mais firme, hidratada e com brilho. É normal que esse procedimento seja feito no rosto, em que a flacidez é mais perceptível e proporciona um maior incômodo.
Por meio da mesoterapia, há a aplicação de vitaminas e medicamentos específicos, que motivam o crescimento dos cabelos por meio de microagulhas que agem diretamente nas raízes dos folículos capilares.
Nesse contexto, também há o estímulo da produção de colágeno, que também acaba por favorecer o objetivo do tratamento.