limpeza de pele

Limpeza de pele: os benefícios desse procedimento para sua pele

Limpeza de pele, como o nome já sugere, é um um procedimento que tem por objetivo limpar a pele para que ela tenha não apenas um aspecto bonito, mas também esteja saudável.

Ao fazê-la é possível remover cravos e as impurezas da pele que talvez nem sabia que existia na sua pele.

Logo, ela é uma ótima opção para quem quer ter uma boa aparência, já que ela renova as células, a deixando com um aspecto de pele mais lisa e saudável e reduz poros.

Conheça tudo o que você precisa saber sobre o procedimento, como é feito, seus benefícios e quanto custa:

O que é Limpeza de pele?

A limpeza da pele é o procedimento de início para qualquer outro, sendo uma das técnicas que devem ser feitas regularmente, para a prevenção e manutenção da saúde da pele do rosto.

A técnica é capaz de proporcionar uma série de benefícios à pele e por isso é tão indicada, principalmente em menores intervalos de tempo. É um dos principais procedimentos envolvendo a saúde e estética facial.

Mesmo que exista várias formas de realizar a limpeza de pele em casa, a limpeza feita com intervenção profissional deve ser feita regularmente, isso em qualquer tipo de pele. Contudo, as peles oleosas possuem as principais recomendações, uma vez que a produção de sebo é mais acentuada.

O procedimento não é de longa duração e tende a durar por volta de 1 hora, cada sessão.

Há duas formas de se fazer uma limpeza de pele, que é a profissional, feita por uma pessoa especializada e a caseira, que é possível ser feita em casa com alguns ingredientes.

No entanto, será tratada apenas a limpeza de pele profissional e ao longo do texto você entenderá o porquê.

Quais as contraindicações?

Pessoas com espinhas inflamadas e amareladas não devem se submeter ao problema, já que a remoção prejudica a pele e agrava a acne.

Demais contraindicações envolvem pessoas com rosácea, com pele escamando, de pele muito sensível, bronzeada ou que esteja passando por um tratamento ou pelo uso de algum produto ácido na pele.

Grávidas podem fazer limpeza de pele, contudo, o esteticista irá utilizar produtos menos agressivos ou irá fazer uma limpeza mais superficial, evitando assim o aparecimento de manchas na pele.

benefícios da limpeza de pele

Quais são os benefícios da limpeza de pele?

A limpeza de pele é o ponto de entrada de qualquer procedimento feito em clínica. Isso considerando o fato de ser o processo de preparação da pele.

Como dito, a limpeza é capaz de proporcionar uma série de benefícios a saúde da face, são eles:

  • Controle da oleosidade;
  • Desobstrução de poros;
  • Aparecimento de manchas;
  • Prevenção do envelhecimento precoce;
  • Remoção de miliuns (bolinhas de queratina brancas ou amarelas);
  • Eliminação de impurezas;
  • Remoção de impurezas na pele (poluição e restos de produtos);
  • Extração e prevenção de cravos e espinhas;
  • Controle da acne;
  • Prevenção de rugas e linhas de expressão;
  • Aumento da oxigenação da pele;
  • Nutrição;
  • Remoção de células morta;
  • Estímulo a absorção de dermocosméticos;
  • Aumento da absorção de dermocosméticos;
  • Estabilização do processo de renovação celular;
  • Ganho de viço e suavidade da pele.

Dessa forma, após a sessão de limpeza da face, o paciente é beneficiado por um aspecto e aparência renovada da pele, e assim, pela sua saúde e uma autoestima renovada.

A limpeza de pele também possui um papel importante no tratamento de melasma, contudo, deve ser combinada a outro procedimento específico e mais aprofundado para um resultado satisfatório e a remoção total das manchas.

Qual a frequência ideal da limpeza de pele?

A frequência indicada para a realização desse procedimento vai depender da observação feita pelo esteticista e das características da pele do paciente.

Dessa forma, a recomendação é que pessoas de pele normal a seca procurem o tratamento de 2 em 2 meses (entre 60 e 90), já pessoas de pele mista a oleosa devem procurar a limpeza ao menos 1 vez ao mês (de 30 a 60 dias).

Manter a limpeza facial diária em casa também é essencial para a manutenção dos benefícios.

Como funciona a limpeza de pele?

Por ser um procedimento responsável de fazer a higienização na pele, ela é responsável também por promover uma renovação da pele, bem como remover cravos e impurezas. 

Mas por que limpar a pele? Quando não higienizada corretamente, acontece o acúmulo de impurezas, que com o passar dos tempo, irá entupir os poros, de maneira que cravos e espinhas tenham maior tendência de aparecer.

como é feita a limpeza de pele

Como é feita a limpeza de pele na clínica?

A limpeza de pele feita por um esteticista segue algumas etapas próprias. Conheça o passo-a-passo:

Limpeza da pele

É somente por meio da limpeza superficial da pele que é possível preparar a pele para os demais passos do processo. Para a remoção das impurezas é utilizada uma loção para remoção da oleosidade de algumas impurezas e restos de produtos da pele. O esteticista também pode realizar a passagem de substâncias para a desintoxicação da pele.

A loção demaquilante é passada em toda a extensão do rosto, que é massageada pelo profissional. Por fim, é utilizada uma gaze para espalhar o produto no rosto utilizando movimentos circulares.

Assim sendo, há a remoção de oleosidade e gordura da pele.

Vaporização para a abertura dos poros

Para que mais a frente haja a remoção dos cravos e de certas espinhas (uma vez que a remoção de espinhas causa manchas), o profissional irá estimular a abertura dos poros por uma. Isso ocorre pela aplicação de vapor de água ou ozônio, uma vez que auxilia no amolecimento da pele.

Em seguida, pode haver a aplicação de uma máscara para incentivar ainda mais o amolecimento da superfície da pele.

A exposição ao vapor de água ou de ozônio pode durar de 5 a 10 minutos.

Esfoliação da pele

Na parte de esfoliação da pele a indicação é a remoção da camada mais superficial da pele e de suas células mortas. Pela esfoliação da pele a extração dos cravos e das impurezas da pele é ainda mais facilitada.

Para que seja feita a esfoliação da pele e os movimentos adequados, se é utilizado um produto abrasivo, normalmente um esfoliante com microgrânulos. Contudo, para pessoas que possuem espinhas inflamadas é necessário se preocupar em utilizar um procedimento específico.

O esteticista irá fazer movimentos circulares no rosto com uma gaze para que a ação tenha efeito. Logo em seguida, é feita uma remoção do produto com uma gaze limpa.

Remoção dos cravos

Após a preparação da pele é feita a remoção dos cravos. A remoção pode ser manual, que por sua vez é feita com o auxílio de um pedaço de algodão umedecido por uma loção antisséptica, minimizando o desconforto. Outra opção é a extração com o auxílio de uma agulha  ou por um aparelho de sugar cravos.

Para a extração do milium é utilizada uma microagulha, que irá remover a bolinha de sebo formada, pela penetração e pressão feita na pele. Comumente, o esteticista irá seguir uma ordem durante a remoção dos cravos: nariz, queixo, testa e bochechas.

Finalizado o processo, um aparelho de alta frequência será passado sobre a pele para aliviar a região e ajudar na cicatrização.

máscara calmante

Uso de máscara calmante

Já na reta final no processo o esteticista coloca uma máscara, normalmente calmante, sobre o rosto, durante cerca de 10 minutos para acalmar a pele e amenizar a vermelhidão. A remoção da máscara deve ser feita com água e uma gaze limpa, utilizando movimentos circulares.

Em meio a esse processo, o esteticista pode fazer a drenagem linfática manual por toda a extensão do rosto, para que haja o tratamento dos edemas e vermelhidão.

Uso de filtro solar

Por fim, para que haja a finalização do procedimento, o esteticista realiza a aplicação de uma loção hidratante de um filtro solar de proteção igual ou maior que a 30 FPS. Assim sendo, há a proteção da pele e prevenção de manchas, já que após a remoção das impurezas, a pele fica ainda mais sensível.

Limpeza de pele caseira

Apesar de ser uma solução econômica, não é indicado fazê-la porque se houver presença de produtos errados há riscos de que a extração de cravos que será feita, cause danos à pele, como manchas e cicatrizes. 

Portanto, ao perceber que precisa de uma limpeza de pele, procure profissionais especializados. 

Há produtos que podem auxiliar na redução de cravos e controlar a oleosidade da pele, como o esfoliante. Com ele, você pode fazer uma esfoliação de duas vezes por semana.

Essa prática irá contribuir para que ocorra a higienização da pele.

Quais cuidados devem ser feitos depois da limpeza de pele?

Após a limpeza de pele, é importante considerar alguns cuidados para que haja a manutenção de seus benefícios por mais tempo e de uma pele mais saudável. Entre os cuidados necessários após a limpeza de pele estão:

  • Evitar exposição ao sol – principalmente nas 48 horas após a limpeza e em horários mais quentes;
  • Não usar maquiagem 48 horas depois do procedimento;
  • Não utilizar produtos ácidos;
  • Não utilizar cremes oleosos;
  • Uso de água termal – alívio da sensação de ardor;
  • Uso de produtos calmantes;
  • Uso de produtos cicatrizantes;
  • Não usar esfoliantes físicos – já que podem irritar a pele;
  • Aderir aos cuidados cotidianos com a pele – limpeza, esfoliação, tonificação, hidratação e proteção solar.

Quanto custa uma limpeza de pele?

O valor de uma limpeza de pele costuma ser bem variável, alternando quanto a localização, produtos e equipamentos utilizados, e quanto ao profissional e clínica.

Aqui na Hamonir você tem acesso a limpeza de pele por um valor acessível para que você consiga seguir a periodicidade indicada pelo esteticista. Agende já a sua limpeza de pele completa por 12x de R$12,50 sem juros no Cartão.

Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!

Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *