drenagem linfatica antes e depois

Drenagem linfática antes e depois: conheça os benefícios

Muito têm se pesquisado sobre drenagem linfática antes e depois, procurando saber sobre a transformação deste procedimento. Antes disso, saberemos mais afundo sobre este procedimento que vem ganhando cada dia mais espaço no mercado.

A drenagem linfática é um dos procedimentos mais buscados e recomendados nas clínicas de estética. Isso graças às várias vantagens que é capaz de proporcionar.

Conheça aqui tudo o que você precisa saber sobre a drenagem linfática, quais são suas indicações, benefícios e contraindicações:

O que é drenagem linfática?

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que tem como principal objetivo o estímulo do sistema linfático, que por sua vez se trata de uma rede complexa formada por vasos e linfonodos, responsáveis pelo fluido linfático dos tecidos para o sistema circulatório.

Para a técnica, são realizados movimentos circulares, que são capazes de atuar na diminuição de líquido retido no corpo, de melhorarem a circulação sanguínea, combate à celulite e até relaxamento corporal.

O procedimento tende a ser manual, mas hoje em dia existem vários aparelhos tecnológicos que podem ajudar a proporcionar melhores resultados.

A drenagem linfática deve ser feita por profissionais habilitados, massoterapeutas e fisioterapeutas.

Como o sistema linfático funciona?

Buscando entender como a drenagem linfática é capaz de proporcionar seus benefícios, é importante compreender como o sistema linfático e suas estruturas funcionam.

Dessa forma, o sistema linfático atua como uma terceira circulação, além da arterial e venosa. A linfa, por sua vez, é o líquido que circula por meio da rede de vasos linfáticos.

Como o sangue, a linfa faz trocas metabólicas com as células, sendo em seguida recolhida pela rede de vasos linfáticos.

Quanto aos gânglios linfáticos, ou linfonodos, existem em todo o corpo, e possuem como função auxiliar o organismo no combate a germes, infecções e substâncias estranhas. Vale ressaltar que a linfa, após ser recolhida pelos vasos, passa pelos gânglios para ser filtrada.

drenagem linfática

Como funciona a drenagem linfática?

A drenagem linfática, como dito, se trata de uma técnica de massagem manual (DLM), e para que o tudo ocorra de forma correta, seus movimentos devem ser feitos sobre o trajeto dos vasos linfáticos, no sentido do gânglio linfático.  

Os movimentos da drenagem linfática, além de predominantemente circulares, devem ser leves, apresentando pressão em bracelete, e repetitivos para obter o efeito almejado.

Para cada região do corpo, devem ser utilizados movimentos diferentes, que devem finalizar em algum gânglio linfático. Quando feita nas pernas, os movimentos devem ser ascendentes, que vão ganhando força aos poucos, indo da perna até a fossa poplítea (parte posterior do joelho), da coxa até a virilha.

Na barriga, o movimento deve ser feito até a virilha, enquanto nos braços e tórax, os movimentos seguem até as axilas.

Mesmo que a realização da drenagem seja mais comum ao longo do corpo, também pode ser feita e proporcionar bons resultados no rosto, seguindo em direção aos gânglios linfáticos do pescoço.

Até mesmo o couro cabeludo pode receber a massagem, que pode englobar a parte mais alta do crânio e um ponto pouco mais abaixo, seguindo até as têmporas.

É importante se certificar de que não há hematomas resultantes da drenagem, já que mostra que a técnica não foi feita da forma correta.

Para que serve a drenagem linfática?

Como já dito, a drenagem linfática tem como principal indicação o estímulo do sistema linfático, eliminando o excesso de fluídos do corpo.

Dessa forma, pela drenagem linfática, é retirada a linfa que fica acumulada entre as células, que pode ser devido a diminuição da produção de linfa, ou por dificuldades de sua absorção por conta das células.

Mesmo podendo ser feita sozinha, a drenagem costuma ser complementar a outros procedimentos estéticos, ajudando a reduzir o inchaço resultante. Outro benefício relevante que pode ser proporcionado é a redução da celulite, já que é causada pela retenção de líquidos.

Por fim, o procedimento também melhora a circulação em geral, promove o relaxamento do corpo e pode ajudar no tratamento da gordura localizada, já que aumenta o metabolismo do local.

drenagem linfática antes e depois

Drenagem linfática antes e depois

São vários os benefícios da drenagem linfática ao corpo, bem-estar e autoestima, tendo um efeito antes e depois positivo e que já pode ser percebido logo após a sessão.

Por conta da eliminação dos líquidos retidos pelo corpo, é possível perceber já no início, a significativa perda de medidas corporais, fazendo com que a drenagem linfática auxilie ainda no emagrecimento.

Além disso, consequentemente, a drenagem é capaz de liberar toxinas do organismo, ajudando em seu melhor funcionamento e promovendo saúde, que é refletida de dentro do corpo, para fora, com a melhora do aspecto da pele.

Ingerir água antes e depois da drenagem linfática colabora na redução dos líquidos e eliminação das toxinas.

Logo, as melhorias da drenagem podem ser percebidas tanto na estética, melhorado a autoestima e reerguendo a autoconfiança, quanto na melhora da saúde geral e emocional.

Entre os demais benefícios da técnica podemos citar: melhora do sistema imunológico, ajuda no processo de cicatrização de lesões, ajuda na recuperação de cirurgias plásticas, ajuda na melhora da oxigenação do corpo, aumento da absorção de nutrientes por meio do trato digestório, melhora da sensação de peso nas pernas e diminuição do desconforto na gestação.

Contraindicações

Mesmo sendo seguro, assim como demais procedimentos estéticos, a drenagem linfática possui as suas contraindicações. Dessa forma, antes de realizar o procedimento, é importante levar elas em consideração para evitar complicações.

Entre as contraindicações da drenagem linfática podemos citar: pessoas com acnes severas na pele, infecções agudas, flebites, neoplasias, malignas (câncer) em atividade, insuficiência cardíaca, hipotensão arterial, hipertireoidismo não tratado, febre, machucadas ou feridas abertas, asma brônquica grave e não tratada.

Pessoas que estejam fazendo o uso de alguns remédios específicos para o tratamento de quimioterapia também estão entre as contraindicações. Pacientes que sofrem de insuficiência cardíaca, risco vascular, trombose e hipertensão descompensada devem evitar o tratamento.

Portanto, para se submeter a drenagem linfática é essencial a prescrição médica, sendo indicado consultar um dermatologista antes para que seja feita a análise se a técnica realmente é indicada.

drenagem linfatica antes e depois 1 sessao

Quantas sessões de drenagem linfática?

Para que a drenagem linfática tenha bons resultados é necessário que sejam feitas cerca de 10 sessões de drenagem linfática. Quando feita após um período pós-operatório, a drenagem linfática também é capaz de proporcionar resultados extremamente satisfatórios.

Quanto a periodicidade da drenagem linfática, pode ser feita até 3 vezes por semana. Vale frisar que a repetição regular é muito importante, já que quando a pessoa deixa de fazer o procedimento, os líquidos podem voltar a se acumular.

Em casos de pós-operatórios, após cerca de 1 semana já é possível perceber os edemas (inchaço), contudo, isso varia quanto ao peso, altura, se há o consumo exagerado de sódio e se a ingestão de fibras está adequada ou não.

Quanto custa a drenagem linfática?

O preço da drenagem linfática é bastante variável, tendendo a alternar quanto o profissional responsável e a clínica escolhida.

Aqui na Hamonir, você pode se beneficiar da drenagem linfática por um preço acessível e que cabe no seu bolso, sendo 12x de R$9,17 sem juros no Cartão.

Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!

Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *