benefícios da drenagem linfatica

Benefícios da drenagem linfática: conheça as vantagens

Você sabe quais são os benefícios da drenagem linfática?

A drenagem linfática é um dos principais procedimentos feitos na clínica odontológica. Isso graças aos efeitos positivos que ela é capaz de trazer à aparência do corpo, à saúde e qualidade de vida.

Saiba aqui como é feito esse procedimento e quais são os seus principais benefícios:

Como funciona a drenagem linfática?

A drenagem linfática é um tipo de massagem que se difere da tradicional por ser capaz de sanar diversos tipos de necessidades.

O procedimento pode ser feito por fisioterapeutas e massoterapeutas capacitados e engloba movimentos leves e lentos que favorecem a circulação da linfa pelo corpo. São feitos de forma lenta para evitar o rompimento dos vasos linfáticos.

A linfa é um líquido coagulável composto por leucócitos que é transportado pelos vasos do sistema linfático. No organismo, essa substância de coloração amarelada, transparente ou opalina, atua como um tipo de filtro de remoção para as impurezas.

Em conjunto aos glóbulos brancos, o sistema linfático e os seus componentes possuem importante atuação na defesa do organismo a agentes externos, tal como vírus e bactérias.

Contudo, uma vez que a linfa se acumula entre os tecidos, pode causar dores e levar a formação de edemas (inchaço). Por meio da técnica de drenagem linfática, esses pequenos inchaços desaparecem.

Os movimentos manuais feitos são circulares, de deslizamento ou de bombeamento. Contudo, vale considerar que a tecnologia pode ser uma aliada, e algumas clínicas de estética utilizam aparelhos durante algumas sessões, dependendo das particularidades do caso.

A drenagem linfática pode ser feita em todo o corpo, ou apenas em uma região, dependendo da necessidade da pessoa.

Quando a drenagem linfática é indicada?

A drenagem linfática possui várias indicações graças a diversidade de benefícios que é capaz de proporcionar.

O principal objetivo de sua realização tende a ser a eliminação de inchaço no rosto ou corpo, que podem ser causados por diferentes motivos.

Quando feita com precisão, é capaz de eliminar o excesso de líquido que evidencia o inchaço, fazendo a devolução a corrente sanguínea, que depois de ser filtrada por meio dos rins, pode ser eliminada na urina.

Dessa forma, entre as principais indicações da drenagem linfática estão:

  • Pós-operatório de cirurgias plásticas e de outras finalidades;
  • Em meio a gravidez;
  • Lesões e traumatismo nos músculos, tendões ou articulações;
  • Durante o período menstrual;
  • TPM;
  • Tecidos edemaciados;
  • Pré-tratamentos;
  • Pessoas que sofrem com tensão;
  • Após o tratamento do câncer para o combate ao linfedema;
  • Tratamento de celulite;
  • Diante do consumo excessivo de sal da pouca ingestão de água.

Antes de se submeter a técnica, é importante que o paciente se submeta a uma avaliação do profissional responsável, buscando alinhar as expectativas e determinar se o procedimento é a melhor opção.

Contudo, vale ressaltar que o procedimento é contraindicado em casos de acne severa de grau 3 ou 4, já que pode piorar as lesões, e diante de feridas abertas, uma vez que podem causar infecção.

Em casos de pós-cirúrgico, a drenagem só poderá ser feita sob a liberação do cirurgião plástico, com cerca de 24 a 48 horas após a cirurgia, ajudando na recuperação.

Em contexto geral, os movimentos feitos pela drenagem linfática atuam com melhorias na irrigação do local, diminuindo hematomas, melhorando o processo de cicatrização, aliviando dores e acelerando a eliminação de substâncias.

beneficios da drenagem linfatica

Benefícios da drenagem linfática, quais são?

Como visto, a drenagem linfática é capaz de trazer uma série de benefícios para a saúde, autoestima e bem-estar.

Conheça quais são as principais vantagens do procedimento:

Redução do inchaço

O acúmulo de líquido no corpo é capaz de proporcionar uma série de complicações, causando inchaço, dores e desconforto.

Assim sendo, esse acúmulo de líquido deve ser drenado. Além de drenar os líquidos, a drenagem linfática irá eliminar toxinas por meio dos gânglios linfáticos.

Para que isso seja possível o terapeuta deverá realizar uma pressão de 40 mmHG, para que o terapeuta consiga fazer essa técnica com eficiência.

Tratamento da celulite

A drenagem linfática é uma das técnicas mais indicadas para quem almeja suavizar e se livrar das celulites. Nesse caso, pode ser orientado que alguns procedimentos sejam associados a drenagem para um melhor resultado, havendo a sua combinação com outros recursos.

Vale ressalta que, uma vez que o acúmulo de líquidos colabora com a formação de celulite, além de tratar, a técnica também previne esse tipo de inflamação, sendo necessário a associação a outros métodos para uma eliminação mais eficaz.

Melhora a circulação

A drenagem também é muito indicada para pessoas que tendem a passar muito tempo sentadas ou muito tempo em pé. Isso considerando que o procedimento estimula a microcirculação e reduz o edema, melhorando a circulação.

Assim sendo, há o tratamento de sintomas como sensação de peso nas pernas e o aparecimento de vasinhos.

Melhora a oxigenação dos tecidos

Outra vantagem da drenagem linfática é a oxigenação dos tecidos.

Os movimentos da drenagem linfática são baseados em manobras específicas semelhantes ao bombeamento fisiológico do corpo humano. O desinchaço do corpo é possível quando os movimentos são bem-feitos, com a pressão exata de 40 mmHG, melhorando a circulação sanguínea, especialmente em áreas estratégicas como: abdômen, pernas, coxas, braços e face.

Por meio dessa técnica, a microcirculação é ativada, fazendo com que haja a melhora da oxigenação dos tecidos, facilitando o acesso do oxigênio às células.

Eliminação de toxinas

Considerando que o sistema linfático ajuda na eliminação das toxinas, por meio da interferência da drenagem linfática é possível que haja a locomoção dos líquidos para os gânglios linfáticos.

Por esse processo de desintoxicação do organismo, o procedimento feito de forma manual possui um papel importante na reabilitação e na estética, contribuindo para o bom funcionamento do organismo e para com a prevenção de infecções.

Assim sendo, a drenagem é um procedimento muito indicado para quem possui pernas inchadas e a circulação comprometida.

Diminuição de hematomas

As manchas roxas que comumente aparecem na pele, chamadas hematomas, também podem ser diminuídas pela realização da drenagem linfática.

A melhora do aspecto dessas alterações é possível pela massagem feita nos canais linfáticos, que é capaz de proporcionar essa melhora em poucos minutos pela desobstrução correta feita pelo terapeuta.

Auxílio na cicatrização

Pela drenagem linfática manual é possível perceber uma melhora no processo de cicatrização presente no pós-operatório, especialmente para que seja possível interromper a aderência da cicatriz e o aparecimento de fibrose nos tecidos.

Por sua vez, a fibrose tecidual é causada quando o tecido conjuntivo não é capaz de restaurar de forma adequada a cicatrização, causando um distúrbio na remodelação do tecido, que acaba por prejudicar a estrutura interna da cicatriz.

A rápida cicatrização dos tecidos também pode estar relacionada a redução do edema e melhora da irrigação sanguínea.

Por conseguinte, a drenagem linfática é capaz de prevenir aderências cicatriciais após a cirurgia plástica, ajudando a regeneração organizada das fibras, evitando que a cicatriz fique colada.

Melhora da autoestima

Por fim, por conta de todos os demais benefícios citados, é possível perceber a melhora estética e da autoestima do paciente.

Além da estética, a melhora da autoestima pode estar associada à promoção de relaxamento corporal oferecida pela técnica e de seu efeito terapêutico. Pelo desinchaço do corpo e retenção do acúmulo de líquidos, o relaxamento é perceptível na aparência graças ao bem-estar e relaxamento mental gerado.

Muitos profissionais apropriam a técnica com a intenção de esculpir o corpo do paciente, aumentando a sua autoconfiança.

drenagem linfática

Quanto custa uma drenagem linfática?

O preço da drenagem linfática pode variar, tendendo a alternar quanto o profissional responsável e a clínica escolhida.

Aqui na Hamonir, você pode se beneficiar da drenagem linfática por um preço acessível e que cabe no seu bolso, sendo 12x de R$9,17 sem juros no Cartão.

Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!

Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *