Nenhuma mulher deseja apresentar uma pele opaca e sem vida, nem ouvir comentários desagradáveis sobre o seu aspecto de cansaço. Por isso, a busca sobre como tirar olheiras vem crescendo consideravelmente.
Afinal, a face é o principal responsável por revelar o que você está sentindo por dentro. Por exemplo, ela demonstra se você teve uma noite mal dormida, se você está tendo um dia ruim, ou até mesmo, se você não está tendo um cuidado facial adequado.
Isso se dá pela possibilidade de ações de fatores internos se manifestarem externamente, sendo totalmente visíveis aos olhos humanos.
Sendo assim, saiba aqui o que são olheiras, seus tipos, causas e tratamentos:
O que são olheiras?
As olheiras são manchas escuras localizadas em volta das pálpebras, em razão da concentração irregular de melanina, ou do congestionamento dos vasos sanguíneos sob o local.
A pele do rosto é mais fina e sensível, portanto, se as marcas profundas não forem tratadas corretamente, tendem a se agravar ao longo do tempo.
Quais são os tipos de olheiras?
Diferentemente do que a maioria das pessoas pensam, as olheiras não são idênticas e possuem características individuais, manifestando-se por diferentes razões e de maneiras distintas.
Veja aqui quais são os tipos de olheiras:
Profundas: de origem genética, possuem coloração acastanhada, formando uma concavidade intraocular;
Pigmentares: sendo mais presente em pessoas de pele escura, devido ao excesso de melanina, possui uma coloração amarronzada.
Sanguíneas: ocorre em virtude do acúmulo de hemoglobina nos vasos sanguíneos, desidratação e processos inflamatórios, e possui coloração arroxeada.
Vasculares: de coloração azulada, manifesta-se em razão do edema, excesso de hemoglobina e má circulação sanguínea.
Quais são as causas das olheiras?
Infelizmente, é raro algum indivíduo escapar do surgimento das temidas manchas escuras, independente do sexo, idade, ou tom de pele. Mesmo que sejam mais frequentes em peles escuras, inclusive, pela genética, principalmente se membros da mesma família já possuírem.
O problema dermatológico é mais comum em mulheres durante o período menstrual, pelo aumento do fluxo sanguíneo e dilatação dos vasos. Além disso, também é vista durante e após o período gestacional, devido ao sono desregulado.
Este é um dos fatores causadores mais comuns, pois um corpo cansado é capaz de liberar substâncias químicas que também estimulam a circulação do sangue e promove a vasodilatação.
E não para por aí! Causas como o envelhecimento, normalmente a partir dos 37 anos de idade, podem deixar as bolsas de gordura protetoras dos olhos quebradiças, desencadeando as olheiras.
Especialmente, se o individuo ter se exposto demasiadamente ao sol, ou possuir doenças respiratórias e vasculares, ou ter passado por muito estresse mental e físico.
Afinal, como tirar olheiras?
As áreas escurecidas sob os olhos são um grande incômodo, porém, há soluções, desde terapias caseiras a procedimentos estéticos.
Mas enfim, como tirar olheiras? Separamos aqui 15 truques infalíveis para reduzir o escurecimento profundo:
Chá de camomila
Se você procura por uma prática mais fácil, capaz de ser realizada no conforto do seu lar, como um tratamento caseiro, o chá de camomila pode ser a solução.
Além de possuir um efeito calmante, a camomila tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam a reduzir as manchas.
Para usá-lo, basta preparará-lo sem açúcar, levar o chá ao freezer, e ao estar gelado, aplique sob as olheiras de olhos fechados, com a ajuda de um algodão ou de uma gaze, durante 20 minutos.
Caso prefira, você também pode optar por congelar os próprios saquinhos para aplicá-los a pele, por 10 minutos, até que esfrie. Assim, o inchaço da região e sua coloração serão reduzidos, e voltarão ao tamanho natural.
Hortelã
As folhas de hortelã também possui propriedades calmantes, semelhantes a camomila, e provocam um certo frescor, capaz de elevar a circulação sanguínea. Para usufruir dos efeitos adstringentes da planta, apenas esmague as folhas e aplique sob o local.
Leite
O leite contém uma substância, chamada de ácido láctico, que clareia e hidrata a pele, e reduz a irritação presente. Derrame um algodão ou gaze sob o componente, e o deixe agir durante 20 minutos.
Peeling
Além de diminuir o inchaço e o congestionamento dos vasos sanguíneos, o peeling fornece a renovação celular, rompendo as células pigmentadas e criando novas, sem a presença de hiperpigmentação, e aumenta a produção de cólageno e elastina.
Carboxiterapia
A carboxiterapia eleva a oxigenação do tecido da pele, especialmente em casos de olheiras causadas por acúmulo de sangue e flacidez.
Laser
Os pigmentos dos pequenos vasos debaixo do olho atraem os raios de laser, e assim, uma onda de calor é gerada, resultando em maior produção de colágeno, clareamento da área e redução de flacidez.
Luz pulsada
A luz pulsada é o tratamento mais utilizado para olheiras vasculares, e ao absorver os feixes emitidos, o calor destrói as células que possuem um alto teor de melanina.
Ácido hialurônico
O ácido hialurônico é considerado o melhor ativo para tratar as marcas, devido a sua fama de rejuvenescimento fascial. Além do mais, a substância traz uma maior resistência para a pele, melhorando sua elasticidade.
Microagulhamento
O microagulhamento é essencial para garantir firmeza, ao estimular a produção e reconstrução de colágeno. Geralmente, neste caso, é utilizado a agulha de 0,5mm.
Compressas de água fria
Especialmente em noites mal dormidas, as compressas de água fria podem ser eficazes, por contrair os vasos sanguíneos, temporariamente.
Skinbooster
O skinbooster olheiras é um tratamento novo no mercado estético, visando tratar todos os tipos de lesões, reestruturando e hidratando a derme.
Preenchimento
O preenchimento de olheiras estimulam as fibras de colágeno, proporcionando uma maior sustentação para a pele, sendo querido principalmente pelo seu tempo de duração, de um ano.
Massagem
A massagem é uma técnica usada para auxiliar na drenagem linfática das pálpebras, diluindo pelo canal lacrimal os líquidos acúmulados. A prática pode ser excecutada duas vezes ao dia.
Pepino
Você provavelmente já viu personagens de filmes encenando com rodelas de pepino na região dos olhos, mas talvez, não sabia que se tratava de uma terapia para diminuir as manchas escuras.
O pepino, juntamente das máscaras faciais, também possui efeitos adstringentes, podendo clarear e tonificar eficientemente a pele. Porém, se você preferir utilizá-lo em forma de suco, saiba que é ainda mais benéfico.
Batata
Por fim, a batata pode ser colocada sobre os olhos durante 20 minutos, assim como o pepino, para reduzir o inchaço presente, junto a coloração escurecida.
Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!
Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!
Deixe um Comentário