peeling

Peeling: conheça todos os tipos e seus benefícios

Peeling é um dos procedimentos dentro da estética facial que tem como objetivo dar um aspecto de pele renovada por meio de um processo químico.

Das opções em que ele pode ser utilizado, temos: clarear manchas, amenizar cicatrizes de acne, tratar rugas e linhas de expressão, sendo um dos procedimentos estéticos mais procurados no Brasil.

O que é peeling?

Tem sua origem do inglês “to peel”, na qual significa: descamar ou descascar. Dessa forma, o procedimento é um método seguro e eficaz que visa renovar as células da pele por meio da descamação.

Outra função do procedimento é a de peeling atenuar rugas, manchas, marcas de expressão, cicatrizes de acne e até mesmo para controle da oleosidade. 

Além desses benefícios, o peeling também tem a possibilidade de rever quadros como sinais de envelhecimento e perda de elasticidade da pele. 

O peeling pode ser feito por esteticistas ou dermatologistas capacitados na técnica.

Tipos de peeling

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o peeling pode ser caracterizado em dois tipos: o físico ou o químico. 

Peeling físico

Este tipo de procedimento é feito por  meio de agentes que irão induzir a descamação mecânica.

Nele podem ser usados desde cremes abrasivos até pequenos equipamentos que visam criar uma microabrasão na pele por fluxo de cristais, por exemplo.  

O peeling de cristal ou o peeling de diamante são algumas das opções desse tipo de procedimento. 

Peeling químico

Como o próprio nome diz, é utilizado agentes químicos, por exemplo os ácidos Glicólico, Retinoico e Salicílico. 

Esses ácidos têm a capacidade de remover camadas superficiais da pele, para que depois disso ela se regenere, e tenha uma aparência melhor.

Com isso, eles são utilizados para amenizar rugas, manchas, e no tratamento de cicatrizes de acne.

Cabe ao profissional identificar qual será o melhor tipo para o tratamento que você quer fazer, em que é avaliado tipo de pele e outros fatores.

peeling de pele

Benefícios do peeling de pele

Há diversos benefícios do procedimento para a pele, porém, para que ele possa agir da forma esperada, é preciso que faça uma avaliação e a partir disso identificar qual se aplica no seu caso.

Dessa forma, é possível que os tipos de peeling possam agir desde uma forma mais superficial, média ou profunda.

Os procedimentos podem agir de maneira superficial, média ou profunda. Nesse caso, o peeling superficial atinge apenas a epiderme, é indicado para tratamentos como manchas na pele o melasma.

O peeling superficial atinge apenas a epiderme e é indicado para o tratamento de manchas e melasma — surgimento de manchas escuras na pele. Além disso, também previne cravos e espinhas. 

Já o peeling médio é indicado para amenizar rugas e marcas mais profundas. Com isso, é ideal para peles maduras e correção de manchas de acne.

Enquanto isso, o peeling profundo é feito em uma clínica, em que é aplicado uma anestesia e é feito com o devido acompanhamento.

Esses procedimentos são necessários para garantir que a química utilizada não entre em contato com a corrente sanguínea do paciente e que a pessoa não sinta também sinta dor durante o procedimento.

Quantas sessões são necessárias?

O número de sessões indicadas para o peeling vai depender da técnica utilizada e das particularidades do caso.

Enquanto em peles normais e secas o peeling deve ser feito uma vez no mês, por causa da hipersensibilidade característica, o peeling em peles mistas a oleosas deve ser feito de 1 a 2 vezes por semana para que mantenha os seus benefícios causados na pele.

Contudo, diante o peeling químico, normalmente o intervalo de uma sessão a outra é de 15 a 30 dias, para que a pele possa se recuperar. O peeling pode necessitar de 2 a 5 sessões, dependendo do caso, podendo o paciente continuar com os cuidados em casa por uma abordagem mais superficial.

O tempo de regeneração da pele também depende do grau de abrasão. Peelings superficiais costumam ter a pele totalmente recuperada após 5 dias, e peelings mais profundos precisam de cerca de 30 a 45 dias.

Cuidados pós peeling

Após ter feito o procedimento, recomenda-se evitar exposição ao sol, mas caso seja necessário, usar filtro solar de 4 em 4 horas.

Esse cuidado é importante porque é um processo químico que deixa a pele sensível.

O uso de hidratantes para manter a pele hidratada e saudável também é recomendado, porque além de ajudar a evitar o aparecimento de manchas, protege de outros danos.

Outra dica a ser seguida é a de higienizar a pele tratada com sabonete neutro, isso evita possíveis irritações.

Você também pode usar um borrifador com água termal na região tratada, para que possíveis problemas como a vermelhidão e ardência do local sejam evitadas.

Por fim, se caso após o procedimento sentir irritação procure o profissional que fez o peeling para achar a raiz do problema. 

peeling

Contraindicações?

Além de suas indicações, para ter acesso aos seus benefícios, deve-se considerar também as suas contraindicações, são elas:

  • Gestantes;
  • Infecções;
  • Inflamações cutâneas;
  • Lesões abertas;
  • Lesões de herpes ativa;
  • Dermatite atópica;
  • Eczemas;
  • Lesões vasculares;
  • Lesões de psoríase;
  • Câncer de pele;
  • Distúrbios de cicatrização;
  • Distúrbios de coagulação;
  • Diabetes sem controle;
  • Pele muito acneica;
  • Uso de anticoagulantes;
  • Uso de medicamentos com psoríase.

Quanto custa o procedimento de peeling?

O preço do procedimento de peeling é bastante variável, tendendo a alternar quanto o profissional responsável e a clínica escolhida.

Aqui na Hamonir, você pode se beneficiar de uma sessão de peeling por um preço acessível e que cabe no seu bolso, sendo:

Peeling de Diamante + máscara de ouro: em 12x de R$12,50 sem juros no Cartão

Peeling Químico: em 12x de R$12,50 sem juros no Cartão

Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!

Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *