aplicação de enzimas

Aplicação de enzimas: o que é, como funciona, antes e depois

A aplicação de enzimas vem se tornando cada vez mais popular nas clínicas de estética, considerando os seus benefícios propostos e efeitos positivos.

Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre a aplicação de enzimas, como funciona, quais são os seus benefícios e contraindicações:

O que é aplicação de enzimas?

A aplicação de enzimas, também chamada de intradermoterapia ou mesoterapia, é um procedimento de estética corporal avançado, que pode ser feito de forma isolada ou associada a outros protocolos.

Tem como principal objetivo a eliminação do excesso de gordura, definindo e modelando o corpo, melhorando a autoestima do paciente.

Como o próprio nome remete, o resultado é adquirido pela injeção de enzimas em pontos estratégicos, e já é capaz de promover resultados após a primeira aplicação.

Assim sendo, a intradermoterapia é uma ótima forma de acelerar a perda de gordura, facilitando a diminuição de medidas pela prática regular de atividade física e boa alimentação.

Além da remoção da gordura localizada, a injeção de enzimas também pode ser indicada no tratamento de estrias, celulites e flacidez, graças ao aumento da circulação no local.

Segundo o Portal de Biomedicina e Estética, os profissionais que podem aplicar enzimas são: biomédicos, médicos, farmacêuticos e fisioterapeutas. Uma vez que possuem cursos de capacitação e aperfeiçoamento envolvendo a técnica.

aplicação de enzima

Como funciona a aplicação de enzimas?

A aplicação de enzimas é uma técnica baseada no uso de microagulhas, sendo considerada simples, rápida e pouco invasiva.

Antes da injeção das enzimas o profissional deve-se certificar de limpar o local com álcool 70%, evitando complicações nas punções intradérmicas.

Por meio da injeção, a enzima irá atuar com a dissociação (quebra), e destruição do excesso de células de gordura no corpo (adipócitos), fazendo com que sejam eliminadas de forma natural pelo corpo.

A substância injetada é composta com de 4 a 6 elementos diferentes, que em conjunto atuam na eliminação de parte do tecido adiposo. A combinação de ativos para o tratamento irá variar de paciente para paciente, considerando fatores como idade, No entanto, em geral, as misturas possuem substâncias lipídicas, que atuam na queima da gordura.

A combinação é feita a partir da análise médica, em que se aguarda de 2 a 7 dias para que haja a análise de eficiência do método em seu metabolismo.

Uma vez no corpo, a enzima aplicada pode atuar para vasodilatadores, aceleradores metabólicos e estimuladores de colágeno.

Vale ressaltar que a aplicação de enzimas pode ser de forma intramuscular, em que a substância é injetada diretamente no músculo dos glúteos, com o mesmo objetivo de eliminação de peso corporal total.

Onde é feita a aplicação de enzimas

Onde é feita a aplicação de enzimas?

A intradermoterapia ocorre em locais específicos que envolvem regiões do corpo mais propensas ao acúmulo da gordura e assim ao incômodo estético, são elas:

  • Rosto;
  • Abdômen;
  • Pescoço – papada;
  • Braços;
  • Costas;
  • Flancos;
  • Parte interna das coxas;
  • Região suprapúbica;
  • Culote;
  • Bananinha;
  • Glúteos;
  • Etc.

Quando feito em regiões da face, as enzimas atuam fornecendo uma hidratação profunda da face, tratando a “lipo” de papada, enquanto no restante do corpo pode atuar no tratamento de gordura localizada, estrias, celulite, flacidez corporal. Além disso, outra função das injeções é no couro cabeludo, combatendo a queda de cabelo e calvície (alopécia).

Quanto tempo dura a aplicação de enzimas?

Como dito, as sessões do procedimento tendem a ser rápidas, durando cerca de 30 minutos cada uma.

A extensão a ser tratada também interfere na duração das sessões e do tratamento, como por exemplo, as injeções na papada podem ser feitas com apenas de 1 a 3 sessões, com intervalos de 20 a 30 dias.

Contudo, para um resultado duradouro e efetivo, tendem a ser indicadas cerca de 10 sessões e dependendo das particularidades do caso e do organismo, podem ser indicadas mais sessões visando um resultado ainda mais satisfatório.

Quais são os cuidados necessários?

Como em qualquer tipo de procedimento, para que haja um resultado satisfatório e que o processo seja feito de forma tranquila e sem complicações, é necessário considerar as orientações passadas pelo profissional responsável,

Dessa forma, antes de tudo, é importante considerar que a aplicação de enzimas não é capaz de eliminar todas as gorduras localizadas, considerando que ela somente irá atuar ajudando a redução de peso.

Para que haja a remoção total da gordura, o indicado é que o procedimento seja associado a hábitos saudáveis, como a mudança na alimentação, optando por alimentos naturais e ricos em nutrientes, e da prática de exercícios, já que colaboram com a queima de gordura.

Pessoas que menstruam, o aconselhável é que as sessões não sejam feitas em dias de menstruação, já que as mudanças hormonais podem provocar um aumento quanto a sensibilidade à dor.

Após a sessão, não são necessários cuidados específicos de recuperação, graças ao procedimento ser pouco invasivo.

Quais são as contraindicações

Quais são as contraindicações?

Mesmo sendo um procedimento seguro, antes de se submeter a ele, é necessário considerar as suas contraindicações, mesmo que não sejam muitas, por medidas de segurança.

Entre as contraindicações:

  • Gestantes;
  • Lactantes;
  • Doença autoimune;
  • Doenças crônicas;
  • Pessoas alérgicas;
  • Crianças obesas;
  • Insuficiência de órgão.

Vale considerar que dentro das condições, é comum o aparecimento de alguns sintomas característicos, como hematomas e a formação de edemas (inchaço). Contudo, esses sintomas tendem a ser passageiros, durando até 15 dias e desaparecendo gradualmente.

Contudo, quando a aplicação de enzimas é feita na presença de efeitos alérgicos, o paciente passará por efeitos colaterais graves, sendo essencial a avaliação de suas pré-disposições pelo especialista.

Aplicação de enzimas é perigoso?

A mesoterapia tende a ser um procedimento seguro, contudo, para isso é necessário optar por um profissional qualificado e experiente para que não haja complicações para a técnica. 

Uma vez que a técnica envolve a manipulação de medicamentos e injeções, é fundamental que a aplicação de enzimas seja manipulada pelas mãos certas.

Além disso, opte por uma clínica que siga os padrões estipulados pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Como potencializar a aplicação de enzimas?

Os benefícios da mesoterapia podem ser potencializados por meio da realização de outros tipos de tratamentos que associados à mesoterapia são capazes de facilitar os seus objetos.

Um exemplo de associação é do procedimento com a drenagem linfática, que atua ajudando a eliminar as impurezas do corpo.

aplicação de enzimas antes e depois

Aplicação de enzimas antes e depois, benefícios?

O procedimento da mesoterapia pode ser usado tanto para a perda de gordura, quanto também para a solução de certas insatisfações com o corpo, como celulites, estrias e flacidez.

Dessa forma, após o procedimento, e seguindo as medidas passadas pelo especialista, além da nova moldagem do corpo, é possível perceber uma pele mais uniforme, macia, com maior viço e rigidez.

Assim sendo, há uma melhora considerável da autoestima por todos esses benefícios e assim, a maior percepção de bem-estar e melhora da qualidade de vida.

Quanto custa a aplicação de enzimas?

O valor da aplicação de enzimas tende a ser bem variável, considerando as particularidades do caso, da substância aplicada, o profissional escolhido e a clínica escolhida.

Em média, o valor do procedimento fica em torno de R$100 (cem reais) a R$400 (quatrocentos reais).

Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!

Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *