manchas escuras na pele

Manchas escuras na pele: 14 tipos, causas e como clarear

Ouça este artigo
avaliação gratuita

As manchas escuras na pele são causadas por exposição solar (melasma e sardas), alterações hormonais, traumas, atrito da pele com o limão e até mesmo doenças mais graves. 

Elas podem se manifestar em diversas regiões do corpo, como por exemplo, no rosto, nas mãos, nos braços, no pé, nas costas e nas pernas. 

Em casos em que a sua coloração, formato e tamanho são elevados, é necessário buscar ajuda profissional de um especialista experiente, capaz de auxiliar e analisar se as manchas tratam-se de uma espécie de câncer de pele ou tumores. 

Portanto, preste atenção nas características e tenha em mente que exames de biópsia podem ser solicitados, para uma possível identificação.

Veja aqui 14 tipos de manchas escuras na pele, causas e como clarear:

O que pode ser manchas escuras na pele?

Bom, como dizemos logo de início, as causas das manchas variam de fatores mais simples aos mais complexos, necessitando de cuidados especiais. 

Confira aqui 14 tipos de manchas escuras na pele:

1. Vitiligo

O vitiligo é uma doença que consiste na despigmentação da pele, o que leva a formação de lesões em virtude do déficit de melanócitos (células produtoras de melanina, pigmento responsável por dar cor à pele) nas áreas afetadas.

avaliação gratuita

A perda da coloração natural pode ocorrer em qualquer local do corpo, seja nas mãos, boca, nariz, pés, braços e demais lugares. Vale salientar que fatores emocionais podem agravar a doença, portanto, é importante cuidar também da saúde mental. 

2. Esclerose tuberosa 

As manchas escuras na pele podem tornar-se visíveis por hereditariedade, como acontece em casos de esclerose tuberosa, uma doença genética rara.

A enfermidade provoca crescimentos anormais de tumores benignos em vários órgãos do corpo, como o coração, rins, olhos, pulmões e pele, podendo afetar inclusive o cérebro e a medula espinhal.

Além das manchas escuras, o desenvolvimento dos tumores distintos pode acarretar vários sintomas, como hiperatividade, esquizofrenia, epilepsia, deficiência mental e cistos nos rins. 

3. Ceratose seborréica

As condições benignas de pele também representam as lesões, a ceratose seborreica ou verruga seborreica, acontece em razão do processo natural de envelhecimento. 

Geralmente, não apresenta nenhum tipo de risco à saúde, e pode ser identificada através de sua coloração acastanhada, amarronzada ou preta.

4. Fitofotomelanose

Provavelmente, você já foi avisada (o) quando pequena (o) a não se expor ao sol ao ter contato com um limão na pele, pois isso resulta em manchas escuras na pele. O que você talvez não sabia era que essa alteração possui um nome específico, fitofotomelanose.

O ácido cítrico e a vitamina C levam inflamações à área afetada, ao ser exibida aos raios ultravioletas do sol. Devido a isto, sempre que for utilizar a fruta cítrica, aplique uma compressa fria na região e uma camada de protetor solar.

5. Melasma

Após longos períodos de exposição solar, uma pessoa se torna propícia a adquirir o melasma, um excesso de hiperpigmentação na pele que resulta em manchas escurecidas.

O problema pode ser ocasionado também por alterações hormonais em meio a gestação, neste caso, ele é chamado de cloasma gravídico.

LEIA TAMBÉM: Melasma no rosto: o que é, causas, sintomas e tratamentos

6. Sardas

As sardas são uma das principais manchas no rosto, notadas especialmente pelo seu destaque de coloração amarronzada e avermelhada, também causada pela alta concentração de melanina. 

Comumente, a aglomeração de células de pigmentação da pele tem origem genética, mas pode ter outras razões, como a exposição elevada ao sol, ficando ainda mais evidentes.

Melanoma

7. Melanoma

O melanoma é uma das manchas escuras na pele perigosas, pois é um tipo de câncer que atinge os melanócitos, interferindo na produção de melanina. 

A espécie é considerada uma das mais graves pois contém grandes chances de provocar metástase, disseminando o câncer para os outros órgãos.

A redução da exposição solar e o uso do protetor é essencial para prevenir o aparecimento do tumor maligno, o qual forma uma borda irregular no corpo, que cresce cada vez mais ao longo do tempo.

8. Hemangioma

Quando um conjunto de pequenos vasos sanguíneos se aglomeram em algum determinado ponto do corpo, nasce uma condição a qual chamamos de hemangioma, um tumor benigno mais propenso a atingir crianças e recém-nascidos.

Ao se instalar camada superior da pele, no tecido subcutâneo, a lesão adquire uma coloração avermelhada e brilhante, assim como há possibilidades de instalação em regiões mais profundas (neste caso, a coloração é azulada). A mancha pode ser encontrada na cabeça ou no abdômen. 

9. Micoses

A micose surge quando há presença de fungos na pele, frequentemente em períodos muito quentes, de temperaturas elevadas que aceleram uma alta produção do teor de suor nos indivíduos. 

O calor favorece a multiplicação dos organismos, elevando a infecção e fazendo com que sintomas como coceira, vermelhidão e descamação se manifestem.

10. Acne

A acne está dentre as manchas escuras na pele mais conhecidas, pois dependendo de seu grau, além das cicatrizes, pode resultar em lesões facilmente notáveis. 

Esse tipo de desconforto estético pode incomodar diversas pessoas, mas o uso correto de protetor solar é capaz de amenizar a situação.  

11. Dermatite

O acúmulo de hemossiderina (substância presente no sangue que contém ferro) na pele resulta no surgimento de dermatite ocre.

Normalmente, as manchas não são acompanhadas de dores, mas na maioria das vezes são acrescidas de edema, causando um incômodo muito grande aos pacientes. Além disso, pode causar vermelhidão, coceira, bolhas, descamação, ardência e queimação.

12. Acantose nigricans

A acantose nigricans, manchas escuras na pele de textura escura e aveludada, ocorre por três principais motivos: excesso de açúcar no sangue (diabetes), síndrome do ovário policístico ou síndrome metabólica. 

Esse tipo de deficiência de melanina é localizada em dobras e vincos do corpo, sendo visualizadas principalmente em axilas, pescoço e costas.

13. Psoríase

Caracterizada por um centro branco com bordas vermelhas e secas, a psoríase é uma doença de caráter inflamatório e crônico mais frequente em adultos, que possuem em média menos de trinta anos, ou acima de cinquenta.

14. Manchas escuras naturais

Existem também manchas escuras na pele ocasionadas por fatores naturais, como traumas simples ou de maiores dificuldades. Como por exemplo, a batida de uma perna numa quina ou o sofrimento de um acidente. 

O que significa que nem sempre são resultados de anormalidades ou doenças, e sim imprevistos possíveis de acontecer espontaneamente em um dia comum.

Essas lesões são de cor roxa, que surgem após o vazamento de sangue na pele, ao romper os pequenos vasos sanguíneos, formando coágulos e alterando as plaquetas, fragilizando-as.

como clarear manchas escuras na pele

Como clarear manchas escuras na pele?

Em primeiro lugar, enfatizamos que um acompanhamento médico é a medida principal e mais importante a ser tomada para clarear manchas escuras na pele. Afinal, somente um especialista será capaz de indicar o melhor tratamento, principalmente em casos mais potentes, como o câncer.

Fora isto, há medidas que podem ser feitas tanto em casa quanto em clínicas de estética, como por exemplo, a esfoliação. A técnica tem o poder de revitalizar e uniformizar a pele, diminuindo as manchas, além de proporcionar uma aparência mais jovem de brinde. 

Além de que há opções como os procedimentos estéticos, por exemplo, o microagulhamento, o laser e o peeling químico.

O peeling químico é um dos tratamentos mais procurados para tratar manchas escuras na pele, pois estimula a renovação celular por meio de substâncias químicas ou métodos físicos, capazes de descamar a pele controladamente. 

O mecanismo é eficiente inclusive para remover ou clarear cicatrizes de acne, sendo uma das formas utilizadas mais eficazes, controlando a oleosidade e a ação bactericida.

Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!

Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!

avaliação gratuita

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *