peeling químico

Peeling químico: quais são os benefícios e valor

O peeling químico é um dos principais tipos de procedimentos feitos na pele, sendo capaz de trazer uma série de benefícios.

Veja aqui como a técnica é feita, quais são os seus benefícios e quanto custa:

Peeling químico, o que é?

O peeling químico é um dos tipos de peeling mais indicados e utilizados. O peeling, por sua vez, se trata de uma técnica de renovação de células da pele que pode utilizar tanto de métodos físicos quanto de substâncias químicas para ter efeito.

Quando a abordagem utiliza de substâncias químicas, é muito eficaz em peles que possuem muitas manchas, cicatrizes de acne, rugas e linhas de expressão.

O termo peeling é originado do inglês “to peel”, que significa descascar ou descamar a pele, o que é possível pelo processo de dermoabrasão possibilitado por esse tipo de procedimento.

Mesmo na abordagem com substâncias químicas, o procedimento não é invasivo e seguro quando feito nas circunstâncias corretas.

O grande diferencial do peeling químico é que atinge uma boa profundidade da pele, tendo um efeito de antes e depois bem perceptível.

O procedimento de peeling deve ser feito por um dermatologista.

peeling químico antes e depois

Peeling químico antes e depois, quais são os benefícios?

O procedimento de peeling pode trazer uma série de vantagens à pele do rosto. Entre as principais vantagens do peeling químico:

  • Eliminação de células mortas;
  • Amenização de manchas, melasma, cicatrizes, rugas e linhas de expressão;
  • Rejuvenescimento da pele;
  • Controle da oleosidade – prevenção à cravos e espinhas;
  • Auxílio do tratamento da acne;
  • Melhora do tônus e textura da pele – aspecto mais suave e uniforme;
  • Ganho de elasticidade da pele;
  • Melhora das ceratoses actínicas – descamação causada pelo sol;
  • Redução de lesões pré-malignas – como as queratoses actínicas;
  • Pele de aparência mais saudável.

Esses benefícios são possíveis pela troca de pele que a técnica possibilita, o tecido superficial, médio e profundo, dependendo dos produtos utilizados na sessão.

Dessa forma, considerando os benefícios, a técnica é indicada para pessoas que tem tido a sua autoestima afetada pelos sinais de envelhecimento da pele, de oleosidade e maus cuidados.

Vale considerar ainda que o efeito do peeling na pele vai variar de acordo com o tipo do procedimento e das necessidades de cada caso.

Como é feito o peeling químico?

Antes do paciente se submeter a sessão, o dermatologista irá fazer a avaliação de sua pele e identificar se há indicações e se não há nenhuma contraindicação para a realização do procedimento.

Em meio a avaliação, caso haja motivação para a realização da técnica, o profissional irá orientar que por volta de 15 a 30 dias antes, seja utilizado um creme específico sobre a pele, para que ela seja preparada para receber o procedimento.

Inicialmente, a sessão do peeling químico a dermatologista irá fazer a limpeza da pele e a remoção de gordura superficial. Para que haja os seus benefícios, nessa abordagem o dermatologista faz a aplicação e esfoliação com ácidos específicos sobre a pele, isso para que haja a remoção da camada comprometida.

Entre os produtos que podem ser utilizados estão ácido retinóico, ácido glicólico, ácido salicílico ou fenol.

Após a aplicação do agente utilizado, o produto deve ser mantido na face por volta de 5 a 30 minutos sobre a pele.

Contraindicações?

Para evitar complicações, os peeling químicos não devem ser feitos em casos de:

  • Feridas no local de aplicação;
  • Infecções;
  • Pessoas que se expõem muito ao sol;
  • Pele muito irritada;
  • Pessoas que estiverem sob estresse físico e mental;
  • Pessoas que tendem a “cutucar” a pele.

peeling quimico para que serve

Quais são os tipos de peeling químico e para que serve?

O tipo de abordagem e nível do peeling químico vai depender do problema e da região que vai receber o tratamento, cabendo ao dermatologista a escolha da abordagem ideal.

Entre os tipos de peeling químico que o profissional pode indicar estão:

  • Peeling químico superficial – Remoção de camada superficial da pele. É o tipo de peeling químico mais indicado para a remoção marcas de acne, de rugas na superfície da pele e clareamento de manchas.
  • Peeling químico médio – Aqui os efeitos do peeling são percebidos na camada externa e média da pele. É a indicação para quem quer remover acne e rugas mais profundas.
  • Peeling químico profundo – É o tipo mais forte e que tem ação até o nível interno da pele. É feito em casos de remoção de cicatrizes (acne, acidentes) e de tratamento de pele prejudicada pelo sol.

Vale ressaltar que por causa do grau de abrasão da pele, a indicação é que os peelings superficiais sejam feitos em séries para manter um bom resultado, enquanto os médios e profundos devem ser feitos em sessões únicas, já que impactam mais a pele.

Quais são os tipos de produtos que podem ser utilizados?

Entre os possíveis agentes químicos que podem ser usados nesse procedimento de estética facial estão:

Ácido salicílico ­– mais indicado para o tratamento de manchas, rugas finas, melhora da textura da pele e no controle da acne.

Ácido tricloroacético (ATA) – mais utilizado em peeling médio para o tratamento de rugas e cicatrizes;

Solução de Jessner e ácido glicólico – usados em peeling superficial ou médio no tratamento de acne, manchas e rugas finas.

5-fluorouracil (5-FU) – normalmente o seu uso é feito anteriormente ao da solução de Jessner ou do ácido glicólico, sendo indicado em casos de queratoses actínicas múltiplas ou campo de cancerização.

Ácido retinóico – usado em no tratamento auxiliar do envelhecimento cutâneo, do melasma e da acne. Normalmente indicado em abordagens de peeling caseiras.

Fenol – por ser um dos produtos mais fortes, é muito utilizado durante o peeling profundo para o tratamento dos sinais de envelhecimento em peles claras. Contudo, antes o paciente deve ser submetido a uma avaliação cardiológica para que seja identificada, caso haja, alguma contraindicação.

Quais são os cuidados necessários após a realização do peeling?

Assim como é necessário considerar medidas antes da sessão do peeling químico, depois de sua realização alguns cuidados também devem ser levados em conta, já que a pele tende a ficar bem sensível pelo afinamento de camadas.

Entre os cuidados orientados pelo dermatologista estão:

  • Evitar exposição solar durante os primeiros dias;
  • Usar protetor solar de 4 em 4 horas – opte por filtros solares de pelo menos FPS 30;
  • Evitar manusear o local que o peeling foi feito;
  • Uso regular de cremes hidratantes – evitando o aparecimento de manchas;
  • Lavagem da pele com sabonete neutro – evitando irritação;
  • Borrifar água termal na região – evitando sintomas como ardência e vermelhidão;
  • Uma vez indicado, produtos com ácido ascórbico (vitamina C) podem ajudar na cicatrização.

Em casos em que a irritação assume um grau mais avançado, o paciente deve retornar ao profissional que realizou o procedimento para que ele possa analisar a região e passar as devidas orientações quanto às medidas a serem tomadas.

Quanto ao tempo de regeneração da pele, varia do tipo de peeling utilizado. Após peelings superficiais, a recuperação da pele comumente é possível após 1 a 5 dias, enquanto em processos médios e profundos, a recuperação começa após 24h e se completa de 7 a 45 dias, o que é relativo.

quanto custa peeling quimico

Quanto custa um peeling químico?

O valor do peeling, assim como em demais tratamentos estéticos, é variável, isso considerando o seu tipo, profissional responsável e clínica escolhida.

Aqui na Hamonir, você pode se beneficiar de um peeling químico por um preço acessível e que cabe no seu bolso, sendo em 12x de R$12,50 sem juros no Cartão.

Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!

Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *