Com o envelhecimento, é comum que com o passar do tempo o rosto assuma um aspecto mais arredondado e mais maduro.
Isso pode acabar por comprometer a autoestima, fazendo com que a pessoa busque por formas de afinar a face, tanto formas não invasivas, adotadas no cotidiano, quanto invasivas, para resultados mais expressivos e duradouros.
Por conta disso, fizemos este artigo com a intenção de oferecer dicas para pessoas que almejam voltar com o aspecto triangular da face e melhorar a estética facial:
Quais as causas da gordura do rosto?
Ainda mais em mulheres, é muito comum engordar somente o rosto, trazendo uma certa desarmonia e desconforto quanto a aparência. São várias as possíveis causas por trás do rosto mais gordinho, sendo necessário considerar as particularidades do caso e o estilo de vida para que se saiba qual a causa principal da queixa.
Entre as principais causas relacionadas estão:
- Retenção de líquidos pela ingestão de grande quantidade de açúcar e sal;
- Dieta rica em carboidratos;
- Má nutrição;
- Consumo de alimentos prontos;
- Envelhecimento, ingestão de álcool e estresse – uma vez que enfraquecem os ligamentos faciais, responsáveis pela sustentação das bolsas de gordura. Com isso, há a relocação da gordura, levando a dobras proeminentes e até mesmo ao queixo duplo;
- Perda do tônus muscular com o passar do tempo;
- Fatores genéticos;
- Certos tipos de medicamentos;
- Outras doenças preexistentes;
- Hormônios e alterações hormonais do ciclo menstrual;
- Tabagismo;
- Sedentarismo;
- Consumo excessivo de bebidas alcóolicas.
As causas do ganho de gordura se unem pelo ganho de peso, já que ocorre de forma sistêmica, com a área de maior predomínio variando quanto à ação hormonal de cada um. No entanto, vale destacar que muitas vezes, a gordura do rosto permanece mesmo após o emagrecimento do resto do corpo, sendo considerada difícil de perder.
A bochecha é onde há o maior acúmulo de gordura, e em muitos casos, pessoas que possuem a região muito proeminente é devido a predisposição genética. Por conta disso, o rosto tende a ficar com um aspecto mais infantil, fazendo com que a insatisfação seja ainda maior.
Se tratando das causas do engordamento do rosto é importante se atentar quanto à probabilidade de estar relacionado ao consumo de medicamentos (como esteróides) e condições subjacentes, uma vez que pode ser apenas uma reação de demais complicações que podem surgir.
Logo, é muito importante consultar o médico para tirar a suspeita de algo mais sério, tal como síndrome de Cushing.
Gordura ou inchaço?
O rosto mais gordinho pode não se tratar de gordura, mas sim de um possível inchaço.
A olho nu, não é possível diferenciar se as bochechas mais avantajadas do rosto estão relacionadas a gordura ao inchaço. Isso se deve ao fato de que com o ganho de gordura, há a inflamação crônica do corpo, que também acaba por estimular o inchaço, o que é inevitável.
Logo, fica difícil determinar com certeza a causa, já que pode também se tratar de um caso esporádico (inchaço), que pode se desenvolver tanto pela ingestão exagerada de bebida alcóolica quanto no consumo excessivo de certo alimento.
Em geral, o inchaço ocorre devido ao excesso de líquidos nos tecidos, que possui uma composição predominante de água, podendo ou não afetar apenas a face.
Afinal, como perder gordura do rosto?
Considerando as principais causas do acúmulo de gordura no rosto, existem alguns hábitos e alternativas para a amenização ou remoção da gordura em excesso do rosto:
1. Pratique exercícios faciais
Para uma solução mais concentrada, adorar a prática de exercícios faciais pode ser a melhor opção. Por meio desses exercícios específicos é possível buscar o afinamento do rosto por meio do combate ao envelhecimento, fortalecimento e tonificação da musculatura do rosto.
No entanto, a principal indicação comprovada cientificamente da prática de exercícios faciais é o fortalecimento da musculatura do rosto, que atua realçando o aspecto do rosto, o deixando mais magro e fino.
Entre os exercícios mais comuns estão o de inchar as bochechas, empurrando o ar do lado para o outro; e o de franzir os lábios em lados alternados e segurando um sorriso enquanto cerra os dentes por vários segundos.
Há pesquisas que indicam que exercícios faciais tendem a criar tônus muscular na região, enquanto outras apontam a espessura muscular e melhora do rejuvenescimento facial com a prática feita duas vezes por dia por 8 semanas.
2. Boa ingestão de líquidos
Manter uma boa ingestão diária de líquidos, de ao menos 2 litros de água, sucos naturais ou chás diuréticos atua ajudando na redução do inchaço do rosto, uma vez que ajuda na eliminação do excesso de líquido e de toxinas presentes no organismo.
No entanto, é importante levar em conta também que o consumo de líquido contribui na promoção da saciedade, acelerando o metabolismo, reduzindo a ingestão calórica e prevenindo o inchaço do rosto. Dessa forma, há a redução de ingestão calórica e o aumento do gasto de energia.
3. Redução do consumo de alimentos ricos em açúcar e sal
O açúcar e o sal possuem altos níveis de sódio, levando a um maior acúmulo de gordura.
Consumir muito açúcar e sal refinado acaba por colaborar com a retenção de líquidos e assim, com o rosto gordinho, uma vez que o sódio não permite que haja a eliminação de líquidos.
É importante controlar o consumo desse tipo de alimentos, evitando consumir alimentos de rua, uma vez que você não sabe o quanto de açúcar ou sal foi adicionado.
Para evitar os efeitos negativos do consumo do sal tradicional, uma alternativa é salgar os alimentos com sal de ervas aromáticas, que é capaz de proporcionar uma série de benefícios a saúde, como a melhora da circulação e a diminuição da retenção de líquidos.
4. Prática de exercícios aeróbicos
Considerando a relação do rosto gordinho com o ganho de peso, para reverter o problema é importante adotar bons hábitos, como a prática de exercícios físicos na rotina.
A prática regular de atividades aeróbicas colabora de forma significativa com a perda de gordura, sendo uma das alternativas mais eficazes para o emagrecimento não só do rosto, mas também do corpo.
Entre as indicações de atividades aeróbicas pode-se citar corrida, caminhada, e/ou exercícios de força, sob a orientação de um profissional. Quanto mais intenso o exercício, mais calorias a serem queimadas.
Além disso, pode-se perceber a amenização do inchaço, considerando a melhora da circulação sanguínea e linfática e a prevenção do acúmulo de líquidos no corpo.
5. Bons hábitos na alimentação
A alimentação tem um papel muito importante para a diminuição da gordura e do inchaço do rosto.
Dessa forma, é importante evitar o consumo de carboidratos simples em grandes quantidades ou de forma frequente, já que alimentos como biscoitos, bolos e arroz, desencadeiam o aumento do armazenamento de gordura no rosto e no corpo. O indicado é optar pelo consumo de carboidratos complexos, como a aveia, vegetais e arroz integral.
Logo, aumentar consumo de fibras também está entre as indicações, sendo recomendado o consumo de cerca de 5 porções de vegetais e frutas frescas por dia, como pera, abacate, alface, espinafre e chuchu.
6. Redução do consumo de bebida alcóolica
Como pontuamos, o consumo exagerado de bebida alcóolica está entre as causas por trás do rosto de aspecto inchado. Dessa forma, é importante evitar esse consumo, uma vez que o álcool é rico em calorias e pobre em nutrientes, sendo um dos fatores de risco do ganho de gordura.
Além disso, alguns estudos apontam que o álcool pode alterar os níveis de hormônios no corpo, como a leptina, reduzindo a sensação de saciedade, contribuindo assim ao aumento da ingestão de alimentos e calorias, e assim ao aumento do peso corporal.
7. Procedimentos estéticos
Considerando que se trata de uma queixa comum, hoje em dia existem uma série de procedimentos que tratam e buscam amenizar o problema.
O tratamento mais convencional, é a bichectomia, que é uma cirurgia de lipoaspiração para a remoção da gordura da bochecha (bola de bichat).
Além dele, há o procedimento de Emptiers, uma alternativa minimamente invasiva, baseada na injeção de substâncias capazes de reduzir a gordura localizada facial, e o tratamento com ultrassom microfocado e macrofocado, em que há o afinamento do rosto por meio de um efeito lifting, amenizando a flacidez.
Casos de flacidez leve podem ser tratados pela massagem modeladora facial.
Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso.
A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos.
Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!
Deixe um Comentário