Mulher na frente de espelho de mesa passando argila verde no rosto

Argila verde no rosto: conheça os benefícios e como usar

Ouça este artigo
avaliação gratuita

A argila verde no rosto é um dos cosméticos naturais mais utilizados quando o assunto é melhorar a saúde da pele e melhorar a sua aparência e aspecto.

Buscando sanar todas as possíveis dúvidas em relação a esse tipo de tratamento para pele, fizemos este artigo completo com tudo o que você precisa saber sobre a argila verde no rosto:

Argila verde, o que é?

Em primeiro momento, é importante entender do que se trata o produto. A argila verde é um mineral resultante da decomposição de rochas magmáticas vulcânicas, por conta da ação de fatores naturais externos, como águas, ventos e de agentes químicos da natureza e vegetação.

Se igualando às demais argilas, é um mineral de menos de 2 micrômetros de tamanho.

Com o tempo, por conta da degradação da rocha, as argilas acabam por sofrerem diferentes alterações minerais. Entre os componentes da argila verde podem se citar: cálcio, manganês, cobre, alumínio, zinco, silício, fósforo, alumínio, selênio, molibdênio e cobalto.

Por conta dessa diversidade de elementos, a argila verde é a mais rica em componentes nutritivos dentre as demais, se destacando também quanto aos benefícios. Quanto a sua coloração esverdeada, também apresenta como componente o óxido de ferro, que é o responsável por sua coloração.

Quais os benefícios da argila verde no rosto?

A argila verde é capaz de proporcionar uma série de benefícios a pele em si, e até mesmo aos nossos fios de cabelo. No entanto, o seu uso principal é feito no rosto.

Confira aqui quais são os principais benefícios da argila verde no rosto:

avaliação gratuita
  • Equilíbrio da oleosidade da pele – a argila verde é rica em silício e zinco, substâncias capazes de fazer o controle da oleosidade. Dessa forma, é muito indicada para peles oleosas, melhorando a aparência da pele e ajudando no fechamento dos poros. Além disso, vale ressaltar as suas ações antibacteriana, adstringente e esfoliante.
  • Clareamento de manchas – uma vez que o mineral também atua na regeneração celular, a argila verde também promove a uniformização da pele após uma certa frequência de uso, suavizando as manchas claras. A eficácia do tratamento pode ser percebida após algumas semanas ou meses.
  • Amenização das olheiras – a argila também atua desintoxicando a pele, drenando e melhorando a vascularização da região das olheiras, promovendo um efeito lifting que acaba por diminuir a aparência das olheiras e bolsas.
  • Redução dos poros – uma vez que é feito o controle da oleosidade pela argila verde, fazendo o fechamento dos poros abertos e fazendo com que eles fiquem mais discretos.
  •  Efeito antioxidante – o tratamento de argiloterapia por meio da argila verde é feito por conta do efeito antioxidante promovido pelos minerais. Dessa forma, é possível perceber a amenização gradual de sinais de envelhecimento, tal como linhas de expressão e rugas, fazendo o estímulo de colágeno e elastina.

É muito importante que o uso da argila verde no rosto deve estar incluso em uma rotina de cuidados com a pele (skincare) muito mais completa para que os seus benefícios sejam notados. Entre demais cuidados que devem ser tomados estão a limpeza da pele, sua hidratação e uso regular do protetor solar.

Vale consultar com um dermatologista para que essa rotina seja feita e tenha produtos de acordo com o tipo e necessidades de sua pele. A lista de produtos deve ser composta por produtos que tenham ativos dermatológicos, podendo o dermatologista fazer a recomendação de produtos com ácido hialurônico para pacientes de peles mistas e oleosas, para que mantenham a pele sempre hidratada.

Retrato mostrando 3 recipientes com máscara de argila verde vistos de cima, e ao lado uma folha tropical

Afinal, como usar argila verde no rosto?

Para que os resultados do tratamento sejam efetivos, a aplicação da argila verde deve ser feita de forma correta:

Limpeza da pele

Antes de fazer o uso da argila, é necessário que seja feita a limpeza prévia do rosto.

A limpeza deve ser feita já utilizando os produtos indicados pelo dermatologista, preparando a pele para receber o mineral. A limpeza pode ser feita com um sabonete específico para seu tipo de pele, logo em seguida havendo o enxágue.

Mistura

A argila verde pode ser encontrada na forma de pó, no entanto, para sua aplicação uniforme sobre o rosto, é necessário que seja feita uma máscara misturando o pó da argila e água, até a que a argila assuma uma circunstância cremosa.

A mistura pode ser feita com água pura; mineral ou termal, ou com hidrolatos ou soro fisiológico. Normalmente, para a quantidade necessária da passagem da argila no rosto, pode ser misturada uma colher de sopa de argila com a quantidade de líquido necessária para virar a pastinha.

Uma vez que a argila já é rica em nutrientes, não é necessário que a mistura seja feita com nutrientes. No entanto, adicionar um pouco de chás e/ou óleos essenciais, como o de melaleuca, é uma ação bem-vinda.

A mistura deve ser feita em recipientes de vidro ou cerâmica, uma vez que recipientes de metal podem acabar por interferir nos minerais contidos na argila. Recipientes plásticos também são recomendados.

Aplicação

Feita a misturinha, passe uma camada fina sobre o rosto, dando atenção para as partes mais oleosas, como a região “T”, formada pela testa, nariz e queixo.

Deixe agir a argila por cerca de 20 minutos e faça a remoção com água.

Hidrata a pele

Continuando a skincare com argila verde, após a remoção da máscara, não deixe de hidratar a pele, também segundo as orientações do dermatologista.

Por fim, o indicado é que o uso da argila seja feito de 15 em 15 dias, podendo alguns benefícios, como a melhora do aspecto da pele, já serem percebidos desde a primeira aplicação.

Existem outras argilas que podem proporcionar uma série de benefícios para a pele, cada uma oferecendo um benefício em especial, como a argila branca, preta e rosa. Logo, é interessante também conhecer as vantagens de cada uma para que se atinjam os objetivos que deseja.

No entanto, não importa a escolha, o resultado do uso periódico da argila é uma pele renovada, macia e mais lisinha.

Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso.

A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos.

Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!

avaliação gratuita

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *