Você com certeza já ouviu falar de um dos benefícios da argila verde, seja para o rosto, pele ou cabelo.
Isso se deve ao fato de que a argila verde é um dos principais produtos utilizados em tratamentos cosméticos caseiros, justamente por conta das várias vantagens que é capaz de proporcionar.
Saiba mais sobre o uso da argila verde neste guia completo, com todas as suas vantagens e bons hábitos de uso:
Argila verde, o que é?
A argila verde é um dos vários tipos do mineral utilizado em tratamentos de argiloterapia, sendo o de uso mais comum. É rico em nutrientes e minerais, podendo ser usado de forma pura ou combinado com dermocosméticos.
Por conta disso, a argila consegue trazer benefícios ao aspecto, saúde e aparência não só do rosto, mas da pele do corpo em geral, dos fios de cabelo e couro cabeludo.
Considerando a composição da argila verde, é feita pelos seguintes minerais: cálcio, manganês, alumínio, cobre, silício, zinco, alumínio, fósforo, selênio, molibdênio, selênio e cobalto. A cor esverdeada da argila se tem graças ao óxido de ferro.
A sua formação é resultante da decomposição de rochas magmáticas vulcânicas por conta da ação de águas, ventos, agentes químicos presentes na natureza e vegetação.
Por fim, assim como os demais tipos, a argila verde é um mineral que possui menos de 2 µm (micrômetros), o que faz com que o seu uso deva ser combinado a uma substância para ganhar aderência.
Para que serve a argila verde?
A argila verde, como dito, é capaz de beneficiar a pele do rosto, corpo e o cabelo.
Dessa forma, é importante considerar os benefícios característicos que ela pode proporcionar para cada região.
Argila verde no rosto
Controle da oleosidade: no rosto, o principal benefício da argila verde está no controle do excesso de oleosidade, que pode ser percebido na regulagem da produção sebácea, acalmando e tratando a pele acneica, além de possuir ação adstringente, esfoliante e antibacteriana. Além disso, a argila ajuda no fechamento dos poros, melhorando a aparência da pele. O controle de óleo no rosto está por conta da presença de silício e zinco, que atuam no controle de sua produção.
Ajuda no tratamento da acne: a argila verde no rosto, considerando a sua ação de controle de óleo, também se destaca quanto a sua ação antiacne, ajudando no tratamento das espinhas indesejadas. Vale ressaltar ainda a sua ação anti-inflamatória, que além de tratar a acne, reduz a vermelhidão e o inchaço facial.
Efeito antioxidante: entre outros benefícios, está o efeito antioxidante e o tratamento de detox facial, promovendo assim a amenização dos sinais de envelhecimento facial, tal como linhas de expressão e rugas, estimulando a produção de colágeno e elastina. Dessa forma, se evita os efeitos do envelhecimento precoce, fazendo com que o rosto se mantenha elástico e lisinho por mais tempo.
Clareamento de manchas: a argila verde também atua no rosto promovendo o clareamento de manchinhas, em casos leves. Isso ocorre por conta da regeneração celular possível pelos minerais da composição da argila, que atuam ajudando a manter a pele uniformizada.
Redução dos poros: com a redução da oleosidade, é possível se beneficiar também da redução de poros na pele, fazendo com que haja o tratamento dos cravinhos e com que os poros fiquem mais imperceptíveis.
Diminuição das olheiras e bolsas nos olhos: outra vantagem, é a amenização das olheiras e dos sulcos da pele. A ação antioxidante também colabora na vascularização da região, drenando o inchaço e fazendo a amenização das olheiras.
Argila verde na pele
Além dos benefícios que a argila verde proporciona à pele do rosto, e que também são percebidos na pele de qualquer outra parte do corpo, vale considerar ainda outros benefícios.
Tratamento detox: pela argila verde é possível perceber os benefícios de um tratamento detox, havendo a eliminação de toxinas, poluição sobre a pele, ação anti-inflamatória e promoção de relaxamento.
Tratamento da celulite: a argila verde também faz parte da amenização de celulites avermelhadas, considerando a sua ação anti-inflamatória e de drenagem da pele, regulando a eliminação dos líquidos.
Proteção de unhas e cutículas: é comum também ver a argila verde no tratamento das unhas e cutículas, por conta de sua função antibacteriana. Dessa forma, há a proteção contra bactérias e fungos, reduzindo casos de micoses e promovendo maciez.
Argila verde no cabelo
Desintoxicação capilar: a argila verde se destaca no tratamento de desintoxicação do couro cabeludo, por conta de suas propriedades desintoxicantes e anti-inflamatórias, que colaboram no tratamento da oleosidade, psoríase e dermatite seborreica. O uso da argila atua na redução de sintomas comuns da seborreia, tal como descamação, vermelhidão e caspa.
Tratamento de alergias após escovas progressivas: a argila verde no cabelo também atua amenizando e controlando a descamação do couro cabeludo, isso além de atuar hidratando e renovando a região depois da química.
Controle da oleosidade: a argila verde também é capaz de atuar no controle da oleosidade do couro cabeludo, já que o mineral possui bastante afinidade com o óleo produzido pelas células e é capaz de absorver o excesso de oleosidade. Assim sendo, o mineral irá reduzir a produção de sebo, melhorando a aparência do cabelo oleoso.
Renovação da saúde dos fios: com a passagem periódica e correta do mineral, é possível se beneficiar de fios cada dia mais saudáveis, por conta da promoção de nutrição capilar, equilíbrio do couro cabeludo, reposição de minerais perdidos, estimulação da circulação sanguínea para o crescimento saudável dos fios, e tratamento dos cabelos danificados.
Como fazer o uso correto da argila verde?
É importante que para ter acesso aos benefícios da argila verde, seja na pele ou cabelo, que você se preocupe em fazer um uso correto.
O uso da argila, na pele ou no cabelo, é feito considerando algumas particularidades de passagem, mas, a metodologia basicamente é a mesma.
Uso da argila verde na pele
- Limpeza da pele
Em primeiro momento, é necessário que a pele para receber a argila, esteja limpa e livre de impurezas.
Logo, é interessante que desde o início, haja a preocupação de fazer a skincare com produtos condizentes com o seu tipo de pele. Para isso, o ideal é fazer uma consulta com o dermatologista para que sejam passados cosméticos que supram as necessidades particulares da sua pele.
Com isso, a limpeza pode ser feita por meio de um sabonete específico, logo após havendo o enxágue. Para uma limpeza ainda mais eficiente, a passagem de água tônica é bem-vinda, feita com a passagem de um algodão umedecido com o produto.
- Mistura da argila
Em seguida, é feita a misturinha de água com a argila, que comumente é encontrada em pó. Após separar a quantidade de argila ideal para passar na região, cerca de uma colher de sopa para o rosto, vá adicionando em pouquinhos água, até que a argila assuma uma consistência mais cremosa e maleável para a passagem no rosto.
A mistura deve ser feita em um recipiente de vidro ou cerâmica, uma vez que o de metal pode acabar interferindo nos minerais contidos na argila. Recipientes de plástico também são contraindicados.
Considerando a composição rica em nutrientes da argila, a mistura pode ser feita com água pura ou água termal, ou misturando a argila a hidrolatos, soro fisiológico, chás e/ou óleos essenciais ou vegetais
- Aplicação na pele
A aplicação na pele pode ser feita com uma espátula ou um pincel, evitando o contato direto das mãos no pote da máscara e assim que haja a contaminação. Além disso, o uso do instrumento permite que a mistura seja misturada corretamente sobre a superfície da pele.
No rosto, deve-se evitar passar a máscara de argila sobre os lábios e pálpebras, uma vez que são locais que não produzem uma quantidade de oleosidade excessiva. Pessoas que possuem acnes e cravos no maxilar podem aumentar a misturinha para passar no local.
Passe a máscara em uma camada fina, que já é capaz de proporcionar os benefícios buscados.
- Tempo de ação
É importante seguir o tempo necessário de ação escrito na embalagem do produto, mas normalmente é o tempo que demora para as bordas da argila se endurecerem, cerca de 10 a 30 minutos.
- Remoção
Com o passar do tempo determinado, a remoção da máscara pode ser feita por meio do enxágue, ou, com o auxílio de um algodão umedecido com água tônica.
O recomendado é que seja utilizada água corrente em temperatura ambiente, uma vez que a água quente estimula a oleosidade da pele. Em seguida, é só realizar a secagem suave do produto com uma toalha de algodão macia.
- Hidratação
A argila possui ação adstringente, desse modo, é importante finalizar a skincare com a passagem de um produto hidratante, também previamente indicado pelo dermatologista.
Vale ressaltar que a pele oleosa também deve ser hidratada, não havendo uma exceção. Por meio do uso do hidratante se busca a proteção da pele, podendo ser usados produtos que fazem o fechamento dos poros, antiacne e/ou antiolesidade.
- Siga as recomendações
Para que sejam alcançados os benefícios estipulados, a argila verde pode ser usada até 3 vezes por semana. Sendo que pessoas que possuem muito sebo na pele, tendo a sensação de pele brilhando, que tenham poros aparentes, acnes e cravos muito inflamados pode fazer a aplicação da máscara de 2 em 2 dias, dependendo da condição da pele no momento. Um clima muito quente, por exemplo, agrava a oleosidade da pele.
Uso da argila verde no cabelo
A aplicação da argila verde no cabelo, para que atinja bons resultados também deve ser feita seguindo um passo a passo. Vale considerar desde o primeiro momento que a aplicação deve ser feita diretamente no couro cabeludo, ao contrário do que muitos pensam, tratando o cabelo do jeito certo.
Passo 1: coloque 4 colheres de sopa de argila seca em um recipiente de vidro ou cerâmica.
Passo 2: Adicione água filtrada até que assuma a cremosidade almejada, por meio de uma mistura homogênea nem muito firme e nem muito mole.
Passo 3: Faça a lavagem dos fios com um shampoo neutro.
Passo 4: Com o cabelo úmido, abra as mechas de forma semelhante ao realizado para pintar o cabelo.
Passo 5: Faça a aplicação da argila verde apenas no couro cabeludo, com o auxílio de um pincel de cabelo. Em caso de fios normais a secos, a argila pode ser misturada com um pouco de creme neutro e pincelada de forma cuidadosa no couro cabeludo.
Passo 6: Deixe o produto agir por 20 minutos.
Passo 7: Após o tempo, enxágue o couro cabeludo com água morna, massageando levemente a região, sem esfregar e estabelecer atrito com os fios. Aguarde até que a argila amoleça e saia por completo.
Passo 8: Lave e condicione o cabelo como de costume.
Recomendações: o indicado é que a aplicação da argila seja feita a cada 2 semanas, ou de 15 em 15 dias, uma vez que a passagem excessiva pode provocar o ressecamento dos fios. De qualquer forma, é importante sempre se atentar às orientações presentes na embalagem da argila, não fazendo de forma alguma a aplicação no dia ou no dia seguinte.
Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso.
A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos.
Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!
Deixe um Comentário