paciente depois de descobrir como diminuir a retenção de líquido

Como diminuir a retenção de líquido? Veja 7 passos ideais!

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O inchaço é um incômodo muito comum para a maioria das mulheres, especialmente nos períodos em que há grandes desequilíbrios hormonais, como período pré-menstrual ou gestacional. O motivo disso é que a influência dos hormônios tende a alterar o calibre dos vasos sanguíneos, urgindo a necessidade de saber como diminuir a retenção de líquido. 

Em algumas situações o desconforto pode ser amenizado com a adoção de medidas simples, como é o caso de alimentação equilibrada e saudável, atividades físicas e drenagem linfática. Mas, alguns casos estão associados a problemas maiores, devendo ser investigados por um especialista.

Sendo assim, confira como diminuir a retenção de líquido:

O que é retenção de líquido?

Popularmente conhecido como inchaço ou edema, a retenção de líquido é uma condição caracterizada pelo acúmulo de líquido nas regiões do corpo. Geralmente, é possível visualizá-la ainda mais em áreas como pernas, pés, abdômen e rosto. 

Grande parte das vezes, o seu surgimento não está associado à doenças mais graves, como doenças renais, cardíacas ou hepáticas. No entanto, acaba sendo responsável por provocar uma oscilação de peso, fazendo com que muitas mulheres pensem que engordaram. 

Mas, na verdade, o que acontece mesmo é um aumento de volume no local afetado, que passa a impressão de ganho de peso. Esse problema pode estar acompanhado de dor corporal ou estresse, urgindo a necessidade de saber como diminuir a retenção de líquido.  

mulher com inchaço tentando descobrir como diminuir a retenção de líquido

Causas da retenção de líquido

Existem inúmeros fatores responsáveis pela retenção de líquido e por essa razão a condição deve ser avaliada de acordo com as particularidades de cada paciente. De modo geral, é evidente que o fator de maior destaque corresponde ao extravasamento e acumulação de fluidos nos tecidos.  

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Entre as principais causas da retenção de líquido, destacam-se:

  • Falta de água;
  • Excesso de sódio;
  • Excesso de interação com a gravidade (passar períodos prolongados na mesma posição);
  • Sedentarismo;
  • Quantidade irregular de proteínas no sangue;
  • Deficiência de alguns nutrientes (vitamina B6, magnésio e potássio).

Sintomas da retenção de líquido

Como você pôde perceber, o edema é nada mais nada menos do que o excesso de líquido entre as células do organismo. Na maioria das vezes, as pessoas acabam confundindo esse problema com um ganho de peso. Portanto, é essencial saber distinguir ambas as situações por meio da visualização dos sintomas.

Pensando nisso, é recomendado prestar atenção nos seguintes sinais:

  • Inchaço de uma ou mais regiões do corpo;
  • Sensação de peso;
  • Redução do volume de urina produzido e liberado diariamente; 
  • Pele brilhosa;
  • Marca de roupas ou acessórios. 

Uma boa dica é colocar uma leve pressão com o dedo sob a área afetada pelo inchaço. Caso fique marcada, a probabilidade da pessoa estar passando por um quadro de retenção de líquido é muito grande. 

mulher depois de saber como diminuir a retenção de líquido

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Afinal, como diminuir a retenção de líquido?

Comumente notamos a presença de inchaço em determinadas áreas de nosso corpo e nos perguntamos como diminuir a retenção de líquido, visando acabar com o desagrado o mais rápido possível. 

A boa notícia é que existem diversas formas de combater esse problema, basta conversar com um profissional de saúde e verificar qual medida se encaixa melhor na sua situação. Em suma, todas as alternativas costumam entregar resultados benéficos.

Neste momento, confira como diminuir a retenção de líquido.

1. Invista em massagens corporais

Uma das melhores dicas para como diminuir a retenção de líquido consiste na realização de massagens corporais, especialmente a drenagem linfática. A drenagem é feita por meio de movimentos delicados e suaves com o objetivo de estimular a circulação da linfa, líquido que ronda o corpo e impede que o sangue seja acometido por impurezas. 

Dessa forma, esse fluido é transportado pelo sistema linfático, funcionando através de uma filtragem do organismo. Com esse trabalho, há como retirar o excesso de líquido do corpo, posicionando-o para a circulação sanguínea e prevenindo o surgimento de novos problemas. Assim que retorna para o fluxo de sangue, o líquido é filtrado pelos rins e eliminado durante a micção. 

Da mesma forma, a massagem modeladora trabalha de modo a estimular a extração do líquido acumulado no corpo, além de ser responsável pela remoção de gordura localizada e toxinas em excesso. Ou seja, ela funciona como um processo de desintoxicação. 

Por sua vez, a mesoterapia atua por meio de pequenas injeções intradérmicas que também fazem a drenagem linfática e a microcirculação. De todo modo, um especialista é capaz de indicar a técnica mais ideal para cada pessoa. 

2. Use meias de compressão 

Se você enfrenta problemas de inchaço frequentemente, é muito provável que já esteja familiarizado com as meias de compressão. O motivo disso é que o uso dessas meias ajuda na diminuição do desconforto, visto que conseguem entregar melhorias significativas para a circulação do sangue. 

Consequentemente, acaba sendo a resposta para como diminuir a retenção de líquido nas pernas. Além do mais, a utilização possui um efeito de drenagem linfática, promovendo resultados ainda mais otimizados. 

3. Pratique exercícios físicos

A prática de exercícios físicos é vantajosa para vários âmbitos de nossas vidas, principalmente se feita de maneira regular. As atividades promovem uma contração muscular que auxilia no bom funcionamento da circulação do sangue.

Sem contar que, a transpiração provocada pelo esforço físico atua na redução do acúmulo de líquidos. Para otimizar ainda mais esses efeitos, recomenda-se adotar uma dieta equilibrada e balanceada.

4. Se hidrate

Um corpo hidratado tende a se manter longe do surgimento do inchaço. Portanto, um dos conselhos mais valiosos é investir na hidratação. Bebendo a quantidade de água adequada torna-se possível ficar livre do incômodo por bastante tempo. Além do mais, dessa maneira você também estará prevenindo a manifestação de outros problemas. 

Esse cuidado é responsável por desintoxicar o corpo através da micção, garantindo o funcionamento ideal dos rins. Sendo assim, é muito importante se atentar a esse fator. O mínimo a se tomar é 2,1 litros de água por dia. 

5. Adquira uma alimentação saudável e equilibrada

Existem alimentos e bebidas que auxiliam na eliminação do líquido em excesso do organismo. Em primeiro lugar, recomenda-se evitar o consumo exagerado de sódio, gorduras e açúcares.

Lembrando que, não é necessário cortar completamente essas refeições do seu dia a dia. Mas, é importante praticar a mudança de hábitos e adotar um estilo de vida mais saudável. Dessa forma, há como visualizar melhorias significativas em um curto espaço de tempo. 

Aconselha-se inserir frutas, verduras, leguminosas e oleaginosas nas refeições diárias, levando em consideração que tais alimentos exercem atividades antioxidantes e desintoxicantes. 

Alguns exemplos disso são: abacate, pepino, cenoura, alface, beterraba, espinafre, feijão, laranja, mamão e aveia. No caso de chás, é indicado tomar chá verde, cavalinha, salsa, hibisco e gengibre.    

 6. Repousar 

O repouso é fundamental quando há presença de edema nos pés e nas pernas. Nessas situações, é possível elevar os membros e apoiá-los em almofadas. A partir desse cuidado, o indivíduo consegue obter o equilíbrio hídrico. 

Se você é uma pessoa que fica na mesma posição por períodos prolongados, essa dica é ainda mais essencial. Volta e meia, é vantajoso dividir o seu tempo com a prática de exercícios físicos. 

7. Diminuir o consumo de bebidas alcóolicas 

A atividade diurética do álcool faz com que o corpo fique desidratado. Portanto, a partir do momento em que o corpo percebe que está enfrentando uma desidratação, ele começa a reter líquidos. Então, aconselha-se evitar essa prática durante o dia a dia.

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