Você sabe o que causa retenção de líquido? Muitas pessoas enfrentam esse problema diariamente e acabam pensando que estão ganhando peso. Na verdade, o que modifica o volume corporal é a presença de um edema, o famoso inchaço.
Existem inúmeros fatores responsáveis por essa manifestação, portanto é preciso saber como identificá-los. Sendo assim, é aconselhado prestar mais atenção nos hábitos do dia a dia.
Confira mais aqui o que causa retenção de líquido e como tratá-la:
O que é retenção de líquido?
Grande parte das vezes, as mulheres observam um repentino aumento do volume corporal e pensam que ganharam peso, o que acarreta uma sensação de desespero e vontade de emagrecer. Mas, é comum que elas estejam enfrentando somente uma retenção de líquido.
Normalmente, isso é ainda mais frequente durante o período pré-menstrual. Contudo, também é possível observar a predominância desse sintoma durante a segunda fase do ciclo menstrual. Nessa etapa, há uma grande atividade do hormônio progesterona, o que desencadeia flacidez na parede venosa, afetando a drenagem.
Em suma, o que acontece é um desequilíbrio de controle da movimentação de água entre os vasos sanguíneos e os tecidos no organismo. Em consequência, gera-se um excesso de líquido responsável pelo inchaço, facilmente confundido com gordura localizada.
Afinal, o que causa retenção de líquido?
Se você está se perguntando o que causa retenção de líquido, é importante levar em consideração que a condição está diretamente ligada com o acúmulo de água entre as células do corpo.
Todos estão propícios a enfrentar esse problema, mas as mulheres abrangem uma maior predominância. Nessa situação, o edema é provocado em razão de mudanças hormonais presentes no público feminino.
Entre os outros fatores responsáveis por essa manifestação, destacam-se:
- Mudanças de pressão sanguínea e irregularidades na circulação;
- Ingestão inadequada de proteínas e sais;
- Sedentarismo;
- Desequilíbrio hormonal;
- Uso de medicamentos;
- Ação da força gravitacional.
É possível observar a verdadeira causa da retenção de líquido por meio da visualização do local afetado. Geralmente, a maioria das queixas levadas aos consultórios médicos ocorrem por causa de períodos prolongados na mesma posição. Por exemplo, as pessoas que passam muito tempo sentadas tendem a apresentar edema nos membros inferiores no fim do dia.
Sintomas de retenção de líquido
É possível verificar se você está enfrentando uma retenção de líquido somente ao olhar se há presença de inchaço em determinadas áreas corporais, como é o caso de pernas, rosto ou mãos.
Quando isso acontece, há uma maior dificuldade para roupas e acessórios ficarem ajustados no corpo. Esse é um dos empecilhos para a autoconfiança da mulher e com isso inúmeras inseguranças começam a vir à tona.
À vista disso, é necessário prestar atenção nos seguintes sintomas da retenção de líquido:
- Inchaço;
- Desconforto no abdômen;
- Aumento do peso;
- Rigidez e dores corporais;
- Diminuição da quantidade de urina produzida e liberada;
- Falta de ar;
- Formigamento nas mãos, braços, pernas e pés;
- Dor no peito;
- Sensação de perna pesada.
O que fazer para melhorar a retenção de líquido?
Depois de descobrir o que causa retenção de líquido e quais os sintomas, é necessário partir para os cuidados ideais. As medidas de tratamento variam de acordo com o fator responsável por essa manifestação e indicação de um profissional de saúde.
No entanto, a maioria dos mecanismos conseguem contribuir para a melhora de todos os tipos de quadro. A seguir, confira mais sobre como diminuir a retenção de líquido:
1. Elevação dos membros
A elevação das pernas é capaz de beneficiar a circulação do sangue e reduzir a retenção de líquido. Portanto, os profissionais de saúde costumam recomendar que essa atividade seja feita no final de cada dia durante quinze minutos. Dessa forma, o líquido situado no tecido retoma para o vaso a fim de ser encaminhado para os rins e excretado pela micção.
As pessoas que trabalham sentadas devem tirar um espaço de tempo para movimentar-se. É aconselhado que isso seja feito a cada duas horas, visando movimentar as panturrilhas com atividades de extensão e flexão dos pés.
2. Prática de exercícios físicos
A prática de exercícios físicos é um dos melhores caminhos para diminuir a retenção de líquido do corpo, tendo em vista que é muito eficiente para o bom funcionamento da circulação do sangue, atuando através da contração dos músculos.
A partir da adoção desse hábito, é possível adquirir uma melhor absorção de nutrientes, funcionando como um tipo de desintoxicação. Assim, há como diminuir os níveis de glicose no sangue.
3. Alimentação equilibrada
Quando se trata de retenção de líquido, a alimentação equilibrada apresenta bastante influência. Por essa razão, é recomendado priorizar a ingestão de frutas e legumes que contêm um alto teor de água e potássio. Além do mais, aconselha-se evitar utilizar produtos industrializados, que possuem uma vasta concentração de sódio.
4.Redução do sal
A partir do momento em que o organismo encontra um pequeno nível de líquido por conta do consumo exagerado de sódio, ele começa a atuar com uma barreira de proteção, fechando as portas para reter o líquido que acha importante para a manutenção do equilíbrio.
O sal está diretamente relacionado com a água corporal para trazer harmonia aos líquidos intra e extracelulares. Então, se a ingestão for grande, maior será a retenção de líquidos.
5. Hidratação hídrica
Quando nós não ingerimos a quantidade de água suficiente, há um maior excesso de fluidos no organismo. Mas, quando mantemos a hidratação hídrica, é possível combater esse inchaço de maneira a trabalhar na desintoxicação corporal e maior equilíbrio.
Beber no mínimo dois litros de água por dia também ajuda no bom funcionamento dos rins, trazendo boas condições de saúde como um todo.
6. Uso de meias de compressão
Enquanto isso, o uso de meias de compressão também é uma enorme vantagem para mulheres que sofrem com a manifestação do inchaço. A maioria dos profissionais de saúde recomendam utilizá-la durante a prática de exercícios físicos, visando elevar a performance.
A sua utilização também ajuda a reduzir a sensação de cansaço, de modo a estimular a circulação do sangue nas pernas. Sendo assim, vale a pena inseri-la na rotina.
7. Drenagem linfática
A drenagem linfática atua de modo a executar um tipo de massagem mecânica cujo objetivo é combater os líquidos e toxinas que afetam as medidas corporais. Ela conta com movimentações rítmicas e suaves.
Depois da realização desse procedimento, a mulher ainda pode notar uma melhoria significativa nos quadros de celulite. Fora isso, há uma maior nutrição celular e facilidade de cicatrização.
8. Massagem modeladora
A massagem modeladora contribui para a redução de medidas, o que é capaz de aumentar a confiança de diversas mulheres que sofrem com a retenção de líquido. Em consequência, também é possível observar uma amenização do aspecto casca de laranja da pele.
Grande parte dos pacientes relatam um grande benefício da melhoria da oxigenação dos tecidos. Normalmente, tudo isso é conquistado por meio do estímulo do sistema linfático. Com a realização dessa técnica, também há como ver a diminuição da tensão muscular, de forma a promover maior sensação de bem-estar.
Para os pacientes que desejam perder uma determinada quantidade de gordura localizada, a massagem modeladora pode ser vantajosa, à vista de que reorganiza as camadas de gordura. Assim, um melhor contorno corporal é conquistado.
Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!
Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!
Deixe um Comentário