drenagem linfática o que é

Drenagem linfática o que é? Saiba tudo sobre o procedimento!

Ouça este artigo
avaliação gratuita

A drenagem linfática é um método de massagem que estimula o sistema linfático, fazendo-o trabalhar de maneira mais rápida, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos.

Este modelo de massagem foi desenvolvido no início do século passado, por um terapeuta dinamarquês e sua esposa, e ao longo do tempo foi se popularizando e aprimorado.

Existe um líquido dentro dos vasos dos linfonodos, que se chamam linfas. Esse líquido é caracterizado por ser incolor, contém substâncias inorgânicas e orgânicas, toxinas e resíduos. Além de ser também, um líquido viscoso.

Onde encontrar os linfonodos?

Os linfonodos se encontram em vários lugares do corpo, eles são uma parte essencial do sistema imunológico.

A função deles é ajudar o corpo a reconhecer e lutar contra infecções, microrganismos e outras substâncias desconhecidas pelo corpo.

E é para esses linfonodos que a linfa é direcionada para a filtração.

Existem algumas áreas em que os linfonodos podem ser sentidos facilmente, somente apalpando.

  • Virilha
  • Axila
  • Pescoço (existe uma cadeia de linfonodos de cada lado do pescoço)
  • Abaixo da mandíbula e do queixo
  • Atrás das orelhas
  • Na parte posterior da cabeça

Qual a função da drenagem linfática?

A drenagem linfática tem como função apressar o processo de deslocar os líquidos que se acumulam entre as células e os resíduos da metabolização, encaminhando eles para os vasos capilares e através de movimentos estratégicos, os líquidos são direcionados para sua eliminação do corpo.

avaliação gratuita

Essa modalidade de massagem tem outros benefícios, como estimular a regeneração dos tecidos, melhorando o sistema imunológico, além de ser tranquilizante, relaxante, combate a gordura localizada, diminui as celulites e estimula a ação anti-inflamatória do organismo.

Quando feita de forma manual, a drenagem linfática é realizada a partir de círculos com o polegar e com as mãos, combinando entre movimentos e pressão.

Já quando é feita por aparelhos, a massagem é feita através de um computador, utilizando um sistema que infla e desinfla, como se fosse uma bolsa, com as mesmas funções da drenagem manual, que é melhorar o estado das linfas.

drenagem linfática manual

Quais são os benefícios da drenagem linfática?

  • Combate o inchaço e a retenção de líquidos;
  • Diminui a formação de celulites;
  • Eliminação de substâncias tóxicas ao corpo;
  • Auxilia no processo de cicatrização e acelera a recuperação após cirurgias;
  • Melhora toda a circulação sanguínea, tanto a venosa e quanto a linfática;
  • Melhora a oxigenação do corpo.

Com qual frequência de tempo devo realizar a drenagem linfática?

Como já citado anteriormente, a drenagem linfática tem como função estimular a linfa, aumentando sua produtividade  e acelerando o processo de retirada de líquidos do corpo, acabando com a retenção, por meio de técnicas que imitam a forma fisiológica.

Sendo assim, para garantir resultados efetivos, a drenagem deve ser feita com o máximo de frequência possível, podendo ser realizada diariamente ou pelo menos três vezes na semana.

A drenagem é altamente indicada para casos de pré e pós-operatório.

A drenagem basicamente não faz efeito, se for realizada somente uma vez por mês, pois como ela é uma forma de estimular a linfa, se não realizada com frequência, a retenção de líquidos retorna.

Como saber se a massagem está sendo realizada corretamente?

A drenagem é uma massagem suave, se a pessoa está sentindo dor ou ficou com algum hematoma, é porque não está sendo feita corretamente.

A drenagem é realizada com movimentos específicos e a quantidade de pressão é específica. Ou seja, se há hematomas, é porque algum vasinho sanguíneo foi rompido.

Essa modalidade se diferencia dos outros métodos de massagem, principalmente da clássica, por não causar a vasodilatação da artéria superficial e por usufruir de pressões manuais suaves e lentas.

Sendo assim, massagem e drenagem são coisas completamente diferentes. Justamente por isso a drenagem não deve causar dor e hematomas. 

Quais são as indicações e contraindicações da drenagem linfática?

A drenagem é indicada em casos de tecidos com edemas, circulação sanguínea de retorno em comprometimento, edemas na gestação, na tpm (tensão pré-menstrual), no período pré e pós cirúrgico de cirurgias como a plástica e lipoaspiração, diminui celulites, cicatrizes hipertrófica e queloide, entre outras indicações.

Já entre as contraindicações estão pessoas com infecções, porque as células infectadas podem cair no sistema linfático e se espalhar com facilidade pelo corpo.

Pessoas com insuficiência cardíaca, hipertensão e trombose também não devem realizar o procedimento.

Indivíduos que estejam em processo de quimioterapia, pois existe também a possibilidade das células cancerígenas serem percebidos pelos linfonodos e aumentam a possibilidade de metástase em outros órgãos do corpo.

E quais os principais resultados da drenagem linfática?

Os resultados já são percebidos assim que acaba a sessão de drenagem, com a diminuição do inchaço perceptível.

Para a diminuição de celulites, por exemplo, precisa da combinação de outros fatores como a melhora da alimentação, pois a drenagem não é um método de emagrecimento, é uma forma de diminuição da retenção de líquidos.

Dependendo do grau de tamanho da celulite, a melhora aparente só virá através de procedimentos mais invasivos, ainda assim, a drenagem será uma grande aliada para a diminuição da inflamação.

Para otimizar os resultados da drenagem linfática, você precisa alinhar outros hábitos na vida, como:

Atividades físicas

Ter pelo menos 30 minutos de atividades físicas por dia, já ajuda para um melhor funcionamento do organismo.

É importante a pessoa encontrar uma atividade que considere prazerosa, para incluir na rotina e manter, pois a atividade física além de ser essencial, ajuda na oxigenação e nos resultados da drenagem.

Alimentação equilibrada

A retenção de líquido acontece por causa do alto consumo de açúcar, sódio e gordura, com pouca ingestão de água.

Por isso é indicado que a pessoa alie a drenagem, com uma alimentação rica em fibras, proteínas de qualidade, tempero natural, alimentos naturais e com a menor quantidade possível de alimentos industrializados.

Aumentar a quantidade de líquido ingerido por dia

Aumentar a quantidade de líquidos bons ingeridos por dia, pois assim a retenção irá diminuir naturalmente. Pois sem a ingestão de líquidos, os resultados da drenagem linfática ficam comprometidos.

LEIA TAMBÉM: Drenagem linfática antes e depois: conheça os benefícios!

drenagem linfática automática

Drenagem linfática, qual o valor?

O preço da drenagem linfática é bastante variável, tendendo a alternar quanto o profissional responsável e a clínica escolhida. A faixa de custo costuma variar entre R$ 140 (cento e quarenta reais) a R$200 (duzentos reais) por sessão.

Aqui na Hamonir, você pode se beneficiar da drenagem linfática por um preço acessível.

Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso!

A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!

Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!

avaliação gratuita

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *