mulher tomando remédio para retenção de liquido

Remédio para retenção de líquido: confira 7 alternativas!

Ouça este artigo
avaliação gratuita

O remédio para retenção de líquido é ideal para as pessoas que estão enfrentando a presença de inchaço no corpo. Esse problema é capaz de afetar drasticamente a autoestima, principalmente de mulheres.

Por esse motivo, urge a necessidade de buscar alternativas para solucioná-lo. Em algumas situações, apenas a ingestão de chás é capaz de amenizar consideravelmente os desconfortos.

Confira mais aqui qual o melhor remédio para retenção de líquido e conheça mais sobre a condição:

O que é retenção de líquido? 

A retenção de líquido é nada mais nada menos do que a manifestação do edema em uma ou mais partes do corpo. O termo médico para esse surgimento é inchaço. O incômodo provoca um acúmulo de líquido nos tecidos ou órgãos. 

De modo geral, as principais regiões do corpo consistem em abdômen, pernas, mãos e pés. Por causa de um aumento de volume corporal, as pessoas acabam pensando que engordarem. No entanto, o que acontece mesmo é o excesso de líquido. Algumas situações podem ter relação com problemas de saúde, devendo ser investigadas. 

O que causa retenção de líquido? 

Existem diversos fatores responsáveis pelo surgimento da retenção de líquido, sendo o público feminino o mais afetado por eles. O motivo disso é que as mulheres enfrentam constantemente alterações hormonais, especialmente em períodos como menopausa ou período menstrual. 

Existem, ainda, algumas causas que podem levar à manifestação do problema, como é o caso de pressão alta, problemas de circulação, consumo inadequado de proteínas e sais, sedentarismo, administração de remédios específicos e força gravitacional.

Os indivíduos que passam muito tempo em pé ou sentados também são mais propensos a desenvolver a condição, urgindo a necessidade de conversar com um profissional de saúde a respeito de remédio para retenção de líquido. 

avaliação gratuita

mulher com sintomas de retenção de líquido

Quais são os sintomas de retenção de líquido? 

Alguns sintomas de retenção de líquido podem estar associados a problemas de saúde, portanto devem ser avaliados por um clínico geral. De modo geral, é possível perceber que está enfrentando o problema a partir dos seguintes sinais:

  • Inchaço;
  • Marcas no corpo por causa de roupas ou acessórios;
  • Estresse; 
  • Dores no corpo;
  • Sensação de ganho de peso; 
  • Mudanças na produção e liberação de urina durante o dia;
  • Pele brilhosa;
  • Desconforto abdominal;
  • Falta de ar;
  • Formigamento nas mãos, braços, pernas e pés;
  • Dor no peito. 

Qual chá tomar para retenção de líquido? 

O chá também é uma excelente opção de remédio para retenção de líquido, e ainda por cima é natural. Portanto, é possível fazê-lo no conforto de sua própria casa de uma maneira muito prática e fácil. A seguir, confira quais são as melhores alternativas a serem adotadas. 

Chá de hibisco 

O chá de hibisco é um bom remédio para retenção de líquido, feito de maneira natural e eficaz. A planta é responsável por elevar a produção de urina durante o dia, fazendo com que o corpo elimine uma grande quantidade de água retida. 

Para fazê-lo, é preciso conter duas colheres de sopa de hibisco fresco e um litro de água fervente. Diante disso, basta adicionar o ingrediente na água e deixar descansar por dez minutos. Ao finalizar, basta coar e usufruir dos efeitos benéficos. 

Chá de cavalinha 

Além de atividade diurética, o chá de cavalinha também apresenta uma ação antioxidante. Essa atividade auxilia na neutralização dos radicais livres e funciona como uma barreira protetora das células do corpo, assegurando-a contra o estresse oxidativo. 

As pessoas que desejarem optar por esse remédio para retenção de líquido precisam ter apenas uma colher de chá de cavalinha e 250 ml de água fervente. O modo de preparo é bastante simples, levando em consideração que só é preciso inserir o ingrediente na água e deixar descansar por dez minutos. Depois, é só coar e aproveitar as vantagens. 

Chá de dente-de-leão 

Chá de dente-de-leão é um ótimo remédio para retenção de líquido visto que consegue elevar a produção de urina e diminuir o inchaço. Essa planta também possui uma grande quantidade de potássio, de modo a atuar de forma benéfica nos rins. 

Os ingredientes consistem em 15 g de folhas e raízes de dente-de-leão e 250 ml de água fervente. Logo, é necessário colocar os ingredientes na água e manter em repouso por dez minutos. Após coar, o chá pode ser bebido durante duas a três vezes por dia. 

Chá verde 

Por sua vez, o chá verde contém uma vasta quantidade de cafeína, a qual é uma substância responsável por exercer uma atividade diurética. À vista disso, é recomendado ingerir até três xícaras de chá por dia para aproveitar os efeitos de maneira correta, de maneira a retirar o acúmulo de líquido no organismo. 

Os ingredientes necessários são uma colher de sopa de folhas de chá verde e uma xícara de água fervente. Para preparar, é preciso inserir as folhas numa xícara e em seguida colocar a água, deixando repousar por três a cinco minutos. É indicado não passar desse período, tendo em vista que o sabor pode ficar amargo, atrapalhando o remédio para retenção de líquido. 

mulher tomando remédio para retenção de líquido

LEIA TAMBÉM: O que é bom para retenção de líquido? Confira 6 dicas!

Qual o melhor remédio para retenção de líquido? 

Se você está se perguntando qual o melhor remédio para retenção de líquido, tenha em mente que não é indicado tomar os medicamentos sem a prescrição de um profissional de saúde. A administração incorreta pode ser responsável por provocar severas reações adversas.

Além do mais, é importante se lembrar que esse problema pode pertencer a doenças mais graves, urgindo a necessidade de busca por assistência médica o mais rápido possível. Neste momento, saiba quais são os principais remédios utilizados. 

1. Hidroclorotiazida 

A hidroclorotiazida é o remédio para retenção de líquido mais usado pela maioria das pessoas. Geralmente, a sua recomendação é feita pelo profissional de saúde quando o paciente apresenta insuficiência cardíaca congestiva, cirrose hepática ou disfunções renais. 

Há, ainda, a possibilidade de indicá-lo em casos de inchaço por terapia hormonal ou hipertensão. Basicamente, a sua dosagem oscila de acordo com o problema de saúde que está provocando o edema. 

2. Acetazolamida 

A acetazolamida é um remédio para retenção de líquido eficiente para redução do incômodo proveniente de insuficiência cardíaca. Além do mais, também pode ser provocado pela utilização de determinadas medicações.

3. Espironolactona 

A espironolactona é uma ótima opção diurética para casos em que há uma grande presença de retenção de líquido na região abdominal. Esse sintoma pode estar associado a cirrose hepática, disfunções renais e insuficiência cardíaca. 

Esse diurético é capaz de poupar potássio, impedindo que o mineral seja expelido durante a micção. Por essa razão, a sua administração deve ser feita com cautela visando evitar a hipercalemia.  

4. Bumetanida 

A bumetanida é excelente para proporcionar a diurese. Essa atividade elimina o líquido pelo organismo por meio da micção, diminuindo a retenção hídrica. Ela é indicada para situações de retenção de líquido decorrentes de doenças cardíacas, renais e hepáticas.

5. Furosemida

A furosemida é um remédio para retenção de líquido que exerce atividade diurética e costuma ser indicada para indivíduos cujo coração não consegue bombear da forma que deveria. Ou seja, é recomendada para pacientes que possuem insuficiência cardíaca. 

Contudo, é possível que o remédio seja prescrito para aquelas pessoas que enfrentam outros problemas de saúde relacionados ao excesso de líquidos no corpo, como é o caso de doenças renais ou hepáticas.  

6. Amilorida 

Enquanto isso, a amilorida corresponde a um remédio para retenção de líquido com efeito diurético que poupa potássio, podendo ser usado para amenizar quadros de edema que contém relação com disfunções renais ou hepáticas, bem como insuficiência cardíaca.

7. Clortalidona

Por sua vez, a clortalidona é prescrita quando a retenção de líquido está relacionada com a insuficiência venosa crônica. No entanto, em algumas situações pode ser indicada para excesso de líquidos na região abdominal por conta da cirrose hepática ou inchaço proveniente das disfunções renais. 

Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!

Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!

avaliação gratuita

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *