Procurando por retenção de líquido sintomas? Essa condição é responsável por atrapalhar severamente a qualidade de vida e bem-estar de diversas pessoas, especialmente das mulheres.
Na maioria das vezes, o inchaço desencadeado pelo problema acaba sendo acompanhado de alguns desconfortos, como dores no corpo, incômodo intestinal e estresse. Por esse motivo, é aconselhado procurar um especialista para descobrir a verdadeira causa do edema, assim como para realizar tratamentos benéficos.
Veja mais aqui o que é retenção de líquido, o que causa, sintomas, diagnóstico e tratamentos:
O que é retenção de líquido?
Basicamente, a retenção de líquido é o nome que se dá para o inchaço ou edema. Essa condição faz com que haja um acúmulo de líquido nos tecidos ou órgãos. Grande parte das vezes, essa condição é muito fácil de ser vista, sendo inclusive palpável.
Dependendo da situação, o inchaço pode aparecer de forma repentina ou durar um determinado período de tempo. Além do mais, é possível que ele acometa uma ou mais regiões do corpo.
Em muitos casos, o seu surgimento não é notado. Para entender melhor essa questão, aqui vão alguns exemplos: as pessoas que se mantêm em repouso por um grande espaço de tempo, tendem a apresentar a retenção de líquido nos glúteos, nas partes íntimas e na parte de trás das coxas. Enquanto isso, deitar-se de um lado faz com que a condição surja apenas de um lado da mama.
O que causa retenção de líquido?
Como você viu, o principal fator responsável pela retenção de líquido é o acúmulo de fluido entre as células do corpo. Frequentemente esse fator acomete as mulheres, especialmente durante a menopausa e o período pré-menstrual. Nesse caso, o inchaço é provocado por causa de alterações hormonais que acontecem durante esses períodos.
Portanto, grande parte das pacientes confundem esse surgimento com o ganho de peso, passando a achar que engordaram. Mas, isso é um pensamento totalmente errôneo. O que acontece é o aumento do volume do corpo em razão do edema.
Existem, ainda, outras causas para a manifestação dessa elevação de volume. Entre eles, podemos destacar:
- Oscilações de pressão sanguínea e problemas de circulação;
- Consumo de uma quantidade indevida de proteínas e sais;
- Sedentarismo;
- Alterações hormonais;
- Uso de medicamentos;
- Atividade da força gravitacional.
É válido ressaltar também que as pessoas que ficam muito tempo numa mesma posição tendem a apresentar maiores chances de desenvolver o problema. Portanto, é aconselhável tirar um determinado período para realizar movimentações.
Por exemplo, os indivíduos que trabalham o dia inteiro sentados em uma cadeira de escritório costumam notar a presença do inchaço no final do dia. Essa manifestação é muito comum em mulheres secretárias.
Retenção de líquido sintomas, quais são?
Os sintomas de retenção de líquido podem ser notados de uma maneira muito simples, tendo em vista que são bastante visíveis em razão do aumento do volume corporal. Neste momento, confira quais são os principais sinais da existência do problema.
Inchaço
O principal sintoma da retenção de líquido é nada mais nada menos do que o inchaço. Geralmente, esse sinal acomete partes do corpo como tornozelos, pés ou abdômen. Em alguns casos, essa condição se dissemina por inúmeras regiões corporais, o que acaba causando um incômodo muito maior.
No entanto, é importante lembrar que nem todo edema é consequente dessa retenção. Portanto, indica-se que a paciente verifique se as roupas ajustadas de maneira adequada estão provocando marcas na pele. Caso a resposta seja sim, é possível que as peças tenham ficado apertadas.
Fora isso, uma boa dica é tocar o edema com o dedo, suavemente. Se o local afetado ficar marcado, há muitas chances de estar realmente passando por um acúmulo de líquido.
Dores corporais
Entre os sintomas da retenção de líquido, também estão incluídos as dores corporais. Esse tipo de dor é desencadeado por causa de uma grande rigidez que a retenção de líquido acarreta. Nesses casos, além de se preocupar com a aparência, pode ser o momento de dar mais atenção para o estado geral de saúde.
Desconforto intestinal
Grande parte das vezes, a retenção de líquidos é responsável por causar um inchaço muito visível no abdômen. Por isso, muitas vezes é possível observar a presença dessa condição junto com sintomas de dor de barriga, incômodos ou ruídos.
Esse fator é bastante comum quando a causa para o problema é a alimentação inadequada. Sendo assim, basta aplicar uma mudança saudável de hábitos que o problema pode ser resolvido.
Estresse
Em consequência dos sintomas de retenção de líquido citados anteriormente, o problema acaba sendo capaz de causar alterações emocionais, como é o caso do estresse. Esse sintoma pode ser visto durante a menstruação ou menopausa.
Como diagnosticar a retenção de líquido?
O diagnóstico da retenção de líquido é feito por meio da avaliação médica que tem como base o quadro clínico do paciente. Em algumas situações, é preciso fazer exames hormonais, cardiológicos e vasculares.
Mas, também é possível que o profissional de saúde solicite procedimentos como exames de sangue para dosagem de sais e proteínas. De qualquer forma, o mais importante é não negligenciar o tratamento devido.
Depois que a verdadeira causa da retenção de líquido é descoberta, o especialista se propõe a definir as melhores alternativas a serem seguidas.
Qual o melhor tratamento para retenção de líquido?
Antes de tudo, é necessário ressaltar que existem diversos tratamentos para a retenção de líquido, levando em consideração que a condição pode ser decorrente de vários fatores. Contudo, uma das alternativas mais recomendadas por profissionais de saúde é a drenagem linfática.
Essa técnica é feita de um jeito muito específico por profissionais que possuem bastante conhecimento e experiência na solução. Portanto, ele se prontifica a realizar os movimentos de um modo minucioso, delicado e cheio de ritmo. O padrão é seguido de acordo com o trajeto do sistema linfático superficial.
Como falamos ao longo do artigo, a alimentação tem uma influência muito grande quando se trata do bem-estar. Quando efetuada de modo incorreto, tende a acarretar uma gama de sintomas nocivos, inclusive o inchaço abdominal.
Por esse motivo, a drenagem linfática pode ser combinada com uma dieta equilibrada e balanceada. Sendo assim, recomenda-se que os pacientes invistam nos seguintes alimentos e bebidas:
- Amêndoas, castanhas e nozes;
- Água e água de coco;
- Chás (hortelã, salsa, cidreira, cavalinha e hibisco);
- Suco de limão;
- Melão, abacaxi, maracujá, maçã e melancia;
- Chuchu, pepino, repolho, agrião, salsão, brócolis, berinjela, aipo e alface.
Além do mais, é fundamental manter-se longe de determinados componentes existentes nas refeições. Por exemplo, o sal contém uma grande porção de sódio. Por isso, é indicado investir no uso de temperos naturais.
Dessa maneira, além de evitar o edema e melhorar a aparência, há como cuidar melhor do estado geral de saúde. Por último e não menos importante, aconselha-se conversar com um especialista para saber quais procedimentos podem ajudar nesse processo. Entre os mecanismos mais indicados para a retenção de líquido, podemos citar a massagem modeladora e a mesoterapia.
Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!
Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!
Deixe um Comentário