argila no cabelo

Argila no cabelo: conheça os benefícios e dicas essenciais!

Ouça este artigo
avaliação gratuita

O uso de argila já é bem popular se tratando de cuidados com a pele, principalmente com a pele do rosto.

No entanto, vale ter em mente que o uso da argila também é capaz de proporcionar uma série de benefícios aos fios de cabelo.

Logo, fizemos este artigo para te mostrar quais os efeitos que o uso da argila no cabelo pode proporcionar:

Argila no cabelo, quais os benefícios?

Os benefícios que a argila pode proporcionar no cabelo está diretamente ligado aos seus componentes naturais e que possuem propriedades anti-inflamatórias, desintoxicante, cicatrizantes, hidratante e nutritiva. Também atua promovendo o equilíbrio do ph do couro cabeludo, repondo nutrientes perdidos e promovendo o crescimento.

Por conta disso, os benefícios da argila vão variar quanto ao seu tipo, que por sua vez, está atrelado a sua coloração. Mas, desde já, vale ressaltar que no geral a argila é capaz de beneficiar toda a extensão do fio, desde sua raiz até às pontas.

A argila tem em sua composição minerais como ferro, potássio, magnésio, cálcio, enxofre, zinco, cobalto e silicatos. Por conta disso, este mineral é um potente agente no tratamento de fios danificados, seja por procedimentos químicos ou por fatores externos, como a exposição excessiva ao sol.

Além disso, cabelos muito oleosos, seborreicos ou que apresentem muitas crostas de dermatite seborreica ou psoríase estão entre as principais indicações do uso da argila no cabelo.

Quais são os tipos de argila e as suas propriedades?

avaliação gratuita

Separamos aqui quais são os principais tipos de argila existentes e quais são suas principais propriedades específicas:

Argila branca

A argila branca é o tipo de argila mais suave e que é indicada para todos os tipos de fios. Atua regulando a oleosidade, promovendo a hidratação e auxiliando no tratamento de fios porosos e danificados.

Logo, a argila branca é a escolha ideal para quem possui procedimentos químicos em excesso no cabelo, recuperando cabelos que estão fracos e promovendo um crescimento saudável.

argila verde no cabelo

Argila verde

O uso da argila verde é o mais indicado para quem sofre com o excesso de oleosidade dos fios. Ela também se destaca por agir na desintoxicação do couro cabeludo, eliminando a sujeira do couro cabeludo, reduzindo a caspa, seborreia e a descamação.

Dessa forma, a argila verde se destaca por uma verdadeira limpeza natural que ela promove. Os benefícios que ela é capaz de promover estão associados a seus componentes, uma vez que é rica em magnésio, manganês, silício e vários oligoelementos.

Argila preta

A argila preta, por sua vez, é rica em componentes como silício, alumínio e titânio, atuando ativando a circulação no couro cabeludo, também atuando com sua função adstringente e no tratamento da queda capilar (alopecia androgenética), em especial a associada ao avanço da idade.

A argila preta atua protegendo os fios, evitando a quebra recorrente dos fios por meio de um efeito de blindagem e promovendo a renovação. Para quem possui madeixas mais escuras, essa argila proporciona um intenso banho de brilho.

como usar argila no cabelo

Argila vermelha

A argila vermelha é composta por uma grande quantidade de ferro e cobre, também sendo uma opção super suave.

Atua na limpeza do couro cabeludo, promovendo fios mais hidratados e brilhantes. Também é a indicação em casos em que há queda de cabelo, já que o mineral atua limpando o couro cabeludo e desintoxicando a pele profundamente.

A argila vermelha é muito indicada para ruivas, já que atuam iluminando esse tipo de madeixa, prorrogando a tonalidade e ajudando na hidratação e vitalidade. Além disso, a argila no cabelo ajuda na promoção da limpeza e desintoxicação do couro cabeludo.

Argila amarela

A argila amarela é rica em silício, atuando na limpeza profunda do couro cabeludo, absorvendo as toxinas encontradas e ajudando na remoção das células mortas.

A argila amarela é uma ótima opção para a realização do detox capilar.

Argila azul

A argila azul é uma das argilas mais recomendadas para revitalizar o couro cabeludo, já que atua na restauração do brilho de cabelos ressecados ou por aqueles que passaram por algum processo de coloração.

Também atua desintoxicando o couro cabeludo de células mortas e resíduos de poluição.

Argila roxa

É o tipo mais raro de argila, sendo mais indicada para promover benefícios para a pele. Dessa forma, é mais usada em casos de correção de manchas amareladas próximas à raiz do cabelo loiro, não sendo a opção saudável, uma vez que o ideal é que a argila seja aplicada apenas no couro cabeludo.

Para quem tem madeixas loiras, essa argila pode auxiliar na redução do efeito de amarelamento dos fios. Contudo, é necessário ter cuidado em sua aplicação e verificar se ela é realmente a melhor opção.

Argila rosa

Ajuda na hidratação e desintoxicação do couro cabeludo, sendo a recomendação para casos de queda excessiva dos cabelos e casos de alopecias.

Argila cinza

Por fim, a argila cinza é a melhor indicação para pessoas que estão sofrendo com problemas de queda de cabelo. Atua no tratamento do couro cabeludo por meio de sua atuação anti-inflamatória, estimulando a circulação sanguínea e o crescimento de novos fios.

como passar argila no cabelo

Como aplicar corretamente a argila no cabelo?

Logo após escolher a melhor argila no cabelo para você, é importante saber como fazer a aplicação correta no cabelo.

Com isso, siga os seguintes passos para que os seus fios sejam devidamente beneficiados:

  • A melhor forma de usar argila no cabelo é aplicá-la diretamente no couro cabeludo, evitando os fios. Recomenda-se que a aplicação seja feita com o cabelo úmido, abrindo as mechas como se fosse pintar o cabelo e passando a argila no couro cabeludo com a ajuda de um pincel.
  • É possível utilizar a argila pura, mas muitas pessoas preferem misturá-la com shampoo na proporção meio a meio. Se o cabelo for oleoso, é recomendado usar metade de argila e metade de shampoo para deixar os fios mais estruturados. Após a remoção da argila, é indicado aplicar um condicionador. Para cabelos muito secos, é melhor utilizar a argila juntamente com um creme ou máscara capilar que possa ser aplicada no couro cabeludo.
  • Após a aplicação, a argila deve permanecer no cabelo por cerca de 20 minutos e, em seguida, enxaguar com água morna, evitando atritar os fios.

Além da argila em pó, existem diversos produtos capilares que contêm esse mineral em sua composição.

É possível combinar o uso da argila com óleos vegetais e essenciais específicos para cada tipo de cabelo e objetivo desejado.

O vinagre de maçã é um aditivo comum nos tratamentos com argila, pois apresenta uma boa sinergia entre os dois. Pode ser utilizado em substituição à água, especialmente para tratar caspa e seborreia, ou para aumentar o brilho. O vinagre de maçã também ajuda a diminuir o pH da argila.

LEIA TAMBÉM: Saiba como usar argila no rosto corretamente!

Qual a frequência indicada para o uso da argila no cabelo?

A frequência de uso da argila no cabelo pode variar, sendo recomendada a aplicação a cada quinze dias ou três semanas, dependendo do estado e das necessidades do couro cabeludo de cada pessoa, assim como do tipo de argila utilizada.

Recomenda-se fazer uma máscara de argila no cabelo a cada 15 dias para obter os melhores resultados e garantir o uso seguro deste produto. É possível adicionar óleos vegetais e óleos essenciais adequados ao tipo de cabelo e objetivo desejado. O cabelo pode ser lavado apenas após a remoção da argila, bastando umedecer previamente para facilitar a aplicação.

Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!

Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!

avaliação gratuita

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *