o que é peeling químico

O que é peeling químico? Saiba para que serve

Você sabe o que é peeling químico?

O peeling é um tipo de procedimento que promove a descamação da pele e assim a renovação celular e outros benefícios. A técnica pode ser feita tanto em métodos físicos quanto utilizando a aplicação de ácidos na pele, como ocorre no peeling químico.

Saiba o que você precisa saber antes de se submeter a técnica, como funciona, tipos, quais são as suas indicações, benefícios, cuidados, contraindicações e quanto custa:

O que é peeling químico?

O peeling químico é um dos tratamentos de estética facial indicados para o rejuvenescimento da pele.

Por meio de sua abordagem utilizando substâncias químicas selecionadas, é possível que haja uma ação profunda capaz de tratar sinais do envelhecimento e manchas que acabam prejudicando a autoestima.

Assim sendo, há a melhora do tecido da pele, não só de sua aparência, mas também de seu aspecto. O procedimento feito com ácidos brandos, uma vez que aplicado na pele, leva a descamação, acelerando o processo de renovação celular.

A técnica deve ser feita por um profissional capacitado, seja ele um dermatologista, cirurgião plástico, ou um esteticista, que por sua vez é pode fazer peeling com até 20% de concentração de ácido.

Por conta de seus benefícios, o peeling químico é indicado para pessoas de 20 e 30 anos, que tendem a ter rugas, linhas de expressão e manchas menos graves. Pode ser feito não só no rosto, mas também no dorso das mãos e pescoço.

A avaliação para que haja a indicação deve ser feita por um dermatologista, que pode encaminhar a pessoa a um tratamento com laser diante a danos mais profundos.

peeling químico

Como funciona o peeling químico?

O procedimento não é complexo, contudo deve ser feito por um especialista em um ambiente qualificado, em uma clínica de estética ou centro cirúrgico. Considerando que se trata de um procedimento ambulatorial, o paciente pode ir para casa no mesmo dia.

Para iniciar a sessão do peeling químico, o especialista irá realizar uma limpeza completa na região a ser tratada. Feito isso, fará a aplicação de uma ou mais solução química branda em pequenas regiões.

Dessa forma, é feito um tipo de  “lesão” controlada, o que faz com que a pele se regenere e fique com uma aparência renovada. As substâncias utilizadas atuam estimulando colágeno e diminuindo rugas e linhas de expressão.

Assim sendo, para adquirir os seus benefícios, assim como o físico, o peeling químico vai atuar fazendo uma queimadura na superfície da pele e a sua esfoliação. Possui efeitos mais satisfatórios em pessoas de pele clara.

Quais são os tipos de peeling químico?

Esse tipo de peeling pode atingir diversas profundidades, dependendo da região, gravidade do caso e das necessidades identificadas.

São as variações do peeling:

Peeling químico superficial

É a técnica que atinge somente a camada mais superficial da pele (epiderme), de descamação mais fina, e que não possui muitos riscos em sua aplicação.

É a indicação ideal para quem possui pele ressecada, acne, manchas e rugas superficiais, como linhas de expressão e fotoenvelhecimento. Entre demais benefícios estão a prevenção de cravos e espinhas, regulação da produção de óleo, combate de poros dilatados e tratamento estrias avermelhadas (jovens).

Para esse efeito, entre as substâncias que podem ser utilizadas estão: ácido glicólico, ácido retinóico, ácido salicílico, solução de Jessner e pasta de resorcina.

Peeling químico médio

Nesse contexto, é feito o uso de ácidos capazes de fazerem a remoção da camada externa e média da pele.

Assim, o peeling é indicado no tratamento de acne e rugas mais profundas, além de ser a indicação para pele fotoenvelhecida, cicatrizes superficiais, queratoses actínicas, tonalidades desiguais da pele e certos casos de hiperpigmentação.

Peeling químico profundo

Com o peeling químico profundo, como o próprio nome indica, atinge uma camada mais profunda da pele, destruindo a epiderme e atingindo o nível da derme reticular. Por ser mais agressiva, essa abordagem é a que possui mais riscos de complicações.

É o peeling recomendado para regiões mais danificadas pelo sol e outras cicatrizes, como por traumas e acne. É a solução para pacientes que sofrem com envelhecimento severo e com alto grau de flacidez.

O peeling profundo, por conta de sua agressividade, deve ser feito sob anestesia. Sua realização resulta na grande descamação da pele, e assim na formação de crostas escuras e espessas, requerendo o uso de uma máscara.

Por conta de suas restrições, é indicado apenas no rosto, e requer que o paciente fique fora de circulação cerca de 7 a 10 dias.

peeling químico antes e depois

Peeling químico antes e depois, quais os benefícios?

Como visto, o peeling químico é capaz de proporcionar uma série de vantagens para a saúde da pele.

Entre os principais benefícios estão:

  • Suavização e tratamento de rugas e linhas de expressão;
  • Suavização de cicatrizes de acne;
  • Amenização de sinais por acidentes;
  • Renovação das camadas de pele;
  • Aumento da produção de colágeno;
  • Melhora da aparência e aspecto da pele;
  • Redução da oleosidade;
  • Amenização das manchas de idade ou sol;
  • Ganho de brilho da pele;
  • Prevenção de cravos e espinhas;
  • Pele mais saudável e uniforme.

Pela renovação celular, o peeling irá promover o crescimento de uma camada de pele mais lisa, elástica e de melhor viço.

O que é peeling químico, quais os cuidados?

É muito importante que o paciente siga as orientações passadas pelo profissional responsável, seja no preparatório ou em meio a recuperação do procedimento. 

Veja o que considerar no peeling químico antes e depois:

Cuidados no pré-peeling

  • Comece a preparação um mês antes da sessão – segundo as orientações médicas;
  • Evitar exposição ao sol e se bronzear um mês antes da sessão;
  • Não dê continuidade a procedimentos três dias antes da aplicação;
  • Evitar o uso de medicamentos a base de ácido acetilsalicílico ou fármacos para emagrecer em até 10 dias antes do peeling;
  • Evitar o uso de maquiagem, cremes ou protetor solar no dia do peeling;
  • Utilizar o tranquilizante prescrito pelo médico na noite anterior a sessão;

Cuidados no pós-peeling

  • Evitar a exposição aos raios solares e procurar proteger a pele por meio de óculos e chapéus;
  • Uso de produtos calmantes para amenizar a sensibilidade da pele;
  • Uso de cicatrizantes para acelerar a descamação;
  • Uso de água termal;
  • Evitar o uso de ácidos durante a cicatrização da pele;
  • Não fazer a remoção das casquinhas;
  • Uso regular de um protetor solar com um FPS alto e com coloração;
  • Evitar o uso de maquiagem em meio a cicatrização;
  • Fazer a lavagem do rosto com um sabonete ou loção facial com ativos hidratantes e calmantes.

A recomendação é que o peeling químico seja feito preferencialmente no inverno, evitando a exposição aos raios solares.

peeling quimico

Riscos e contraindicações

É muito importante que o peeling químico seja feito em suas condições ideais. Com isso, é necessário considerar os possíveis riscos e contraindicações.

Considerando que são utilizados ácidos na realização da técnica, entre os possíveis riscos estão alergias, hipersensibilidade e queimaduras. Sintomas como ardor, vermelhidão e irritação na pele são comuns e acompanham a sua descamação.

Por sua vez, a descamação pode durar de 7 a 10 dias, variando quanto ao tipo de peeling químico.  

Quanto às contraindicações estão: gestantes, lactantes, pessoas que amamentam, herpes ativo, infecção de vias aéreas superiores, imunodeficientes, acne ativa, diabetes insulino-dependente, queloides, esclerodermia (doença do colágeno) e certos problemas psicológicos.

Quanto custa um peeling químico?

O valor do peeling, assim como em demais tratamentos estéticos, é variável, isso considerando o seu tipo, profissional responsável e clínica escolhida.

Aqui na Hamonir, você pode se beneficiar de um peeling químico por um preço acessível e que cabe no seu bolso, sendo em 12x de R$12,50 sem juros no Cartão.

Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!

Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *