mesoterapia

Conheça a mesoterapia e quais os benefícios que ela pode trazer

Ouça este artigo
avaliação gratuita

A mesoterapia é um dos novos destaques da estética e um dos segredos de uma pele lisinha e livre das gordurinhas localizadas.

Descubra aqui o que é a mesoterapia, como o procedimento funciona, quais são os seus benefícios, cuidados e contraindicações:

Mesoterapia, o que é?

A mesoterapia ou intradermoterapia é mais um dos tratamentos estéticos focados na melhora da estética corporal e autoestima.

Com resultados bastante satisfatórios, a mesoterapia é um tratamento minimamente invasivo que possui como principais objetivos o tratamento das incômodas gordurinhas localizadas e da celulite, podendo ainda ser utilizada no combate do envelhecimento e queda de cabelo.

Considerando os seus benefícios, entre locais que podem receber a técnica estão: rosto, papada, debaixo das axilas, braços, abdômen, flancos, culotes, etc.

O procedimento é rápido, podendo durar cerca de 30 minutos, devendo ser feito em consultório por um profissional capacitado, seja ele um dermatologista ou esteticista capacitado.

mesoterapia corporal

Como é feita a mesoterapia?

A mesoterapia não é um procedimento complexo, e para ter efeito, o profissional responsável irá fazer a aplicação de vitaminas, enzimas, minerais ou medicamentos específicos na área a ser tratada, considerando o objetivo do caso.

As injeções são feitas com agulhas finas que atingem a mesoderme, com profundidades de 3 a 8 mm para que sejam capazes de atingir os objetivos. Dessa forma, uma vez injetadas, as substâncias farmacológicas diluídas irão atuar estimulando o tecido da região.

avaliação gratuita

A aplicação de enzimas para gordura localizada é uma das mais realizadas, e para a sua realização a substância é aplicada nas células de gordura, fazendo com que a gordura seja mais fluída, e assim, mais fácil de ser removida naturalmente pelo organismo.

Após diluída, a gordura é reabsorvida pelo fígado, sendo metabolizada e eliminada, seja por meio das fezes, urina ou pelo uso de energia.

Para proporcionar uma experiência tranquila, antes de serem feitas as incisões das substâncias o especialista irá fazer a aplicação de um anestésico local. Dessa forma, a intradermoterapia é indolor, podendo ser sentidas apenas leves “picadinhas” em pessoas mais sensíveis.

Por ser minimamente invasivo, o pós-procedimento também não apresenta grandes preocupações, podendo o paciente voltar para casa já ao fim da sessão.

Quais são os principais benefícios da mesoterapia?

A massoterapia é capaz de proporcionar uma série de benefícios à estética corporal, graças ao efeito das substâncias usadas no organismo.

Conheça as vantagens da mesoterapia:

Redução das gorduras localizadas

As gorduras localizadas são umas das grandes queixas feitas nas clínicas de estética. Com a mesoterapia, o paciente consegue reduzir medidas da cintura e do quadril, remodelando o corpo.

Nesse contexto, é feita a injeção de medicamentos como Desoxicolato sódico e Fosfatidilcolina para tornar as gorduras mais permeáveis, que logo após são excretadas pelas glândulas. É uma alternativa ao processo invasivo da lipoaspiração tradicional.

Amenização das celulites

A celulite é outro incômodo que pode vir junto com o acúmulo de gordura e flacidez, também podendo ser tratada por meio da mesoterapia. Esses “furinhos” na pele podem

Para obter esse efeito, podem ser utilizados Hialuronidase e Colagenase, medicamentos que irão atuar na destruição de bandas de tecido fibrótico na pele e nos espaçamentos entre as células de gordura (adipócitos).

Componentes como o silício orgânico e a L-carnitina também são capazes de atuar sobre as toxinas de formação da celulite e diminuir o seu acúmulo. É usada a mesma abordagem usada no tratamento das gorduras localizadas.

Combate ao envelhecimento da pele

O envelhecimento da pele traz consigo o aparecimento de linhas de expressão e rugas e assim, trazendo insatisfações estéticas.

Por meio da intradermoterapia, o rejuvenescimento pode ser adquirido por meio da inserção de vitaminas como a A, C e E associadas ao ácido glicólico. Com o uso dessas soluções, é possível haver a esfoliação da pele, regulando a produção de novas células epiteliais e estimulando a produção de colágeno.

Assim sendo, por meio do colágeno é possível garantir uma pele mais uniforme e firme, tratando a flacidez da pele e aumentando a sua elasticidade. Para o tratamento da flacidez, a hidratação e a nutrição do local a ser tratado também são estimuladas.

Tratamento de manchas na pele

Ainda se tratando dos benefícios a aparência da pele, a mesoterapia atua suavização e eliminação de manchas, como o melasma.

A mesoterapia é um tratamento de manchas muito eficaz, considerando as necessidades e particularidades do caso. Para que haja o resultado, nas injeções são utilizadas diferentes mesclas com princípios ativos clareadores.

Tratamento capilar

A mesoterapia também pode ser usada para uma série de tratamentos capilares. Por meio da mesoterapia capilar, é possível solucionar problemas e patologias, como o excesso de oleosidade local, dermatite seborréica (caspa), alopecia areata e principalmente queda de cabelo.

Assim sendo, é feita a aplicação de medicamentos específicos no couro cabeludo, que também irá colaborar com o fortalecimento do bulbo, estimulando o crescimento dos fios ou atuando no aumento da resistência dos fios.

Deve-se ter em mente que em casos de calvície (alopecia capilar), o tratamento só será capaz de adiar a queda de cabelo, considerando que os cabelos não terão o seu crescimento normalizado depois do tratamento. Nesses casos, para uma abordagem mais eficaz, o ideal é recorrer a ajuda de um especialista capilar.

Eliminação de estrias

Pela intradermoterapia corporal, o paciente também é capaz de se beneficiar pelo combate às estrias, já que estão associadas ao ganho de flacidez da pele, que é retraída e se expande pelo ganho de peso.

Aqui, o especialista irá fazer a injeção de vitaminas e enzimas que atuam estimulando os fibroblastos, a produzirem colágeno e elastina.

O tratamento é muito indicado em casos de estrias brancas, que são as mais antigas. Para isso as substâncias medicamentosas são injetadas ao logo da extensão da estria, ativando a circulação local e estimulando a produção do colágeno e das fibras elásticas.

LEIA TAMBÉM: Enzimas emagrecedoras: como funciona e antes e depois?

Quanto tempo dura a mesoterapia? Quantas sessões são necessárias?

O tempo do tratamento da mesoterapia é variável, levando em conta o problema a ser tratado, o seu nível e a condição de saúde do paciente.

Dessa forma, considere os seguintes e objetivos e o número de sessões estipulados:

Gordura localizada: de 2 a 4 sessões com intervalos de 2 a 4 semanas;

Celulite: 3 a 4 sessões com intervalos de cerca de 1 mês;

Envelhecimento da pele: por volta de 4 sessões com intervalos de 2 a 3 semanas;

Manchas: de 5 a 10 sessões, 1 vez por semana ou a cada 15 dias de acordo com os resultados;

Queda de cabelo: 3 a 4 sessões com intervalos de 1 mês em casos de queda de cabelo moderada.

Estrias: de 8 a 12 sessões, de 1 vez a cada 15 dias.

Mesoterapia antes e depois, quais os cuidados necessários?

Mesmo se tratando de uma técnica tranquila e minimamente invasiva, assim como qualquer outro tratamento estético, a mesoterapia exige que alguns cuidados sejam tomados pelo paciente, seguindo as orientações do profissional responsável.

Antes da sessão, o paciente será orientado a manter a pele limpa, isentando a pele do uso de cosméticos. Além disso, entre os cuidados pré-procedimento, não é indicado o uso de produtos que atinjam a circulação sanguínea, ou ainda que acabem o deixando mais fluído, tal como o uso de medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico (Aspirina).

Mesmo que sejam simples, outras medidas devem ser adotadas, tais como o uso de protetor solar nas áreas aplicadas, evitando manchas e o aparecimento de possíveis hematomas (roxos), além de evitar se submeter a técnicas estéticas na região tratado por um período mínimo de 24h.

Já quanto aos cuidados necessários após a mesoterapia, irão buscar uma recuperação tranquila, isenta de complicações. Entre os cuidados que devem ser adotados no pós-procedimento pode-se citar:

  • Evitar a exposição ao sol e fazer o uso de protetor solar diariamente – evitando manchas na região do procedimento;
  • Uso de compressas geladas – amenizando possíveis dores e o desconforto, além de evitar a formação de hematomas;
  • Não praticar atividade física nas primeiras 48h seguintes a sessão;
  • Evitar por 48h o uso de cremes, buchas de banho e a realização de esfoliações e depilações;
  • Evitar contato direto da pele tratada com qualquer tipo de superfície por no mínimo 72h depois do procedimento;
  • Optar pelo uso de roupas limpas e feitas de algodão;
  • Evitar a realização de procedimentos que manipulem a região tratada pela mesoterapia;
  • Realização de uma drenagem intensa no local (vibrocell) – para que possam ser desmanchados os nódulos que possam ser decorrentes da mesoterapia;
  • Fazer o uso de bermudas compressivas de 7 a 10 dias em caso de tratamento para gordura.

Vale ressaltar que para quem deseja manter os resultados por mais tempo, evitando o acúmulo de gordura e adquirir a melhora da saúde por meio de bons hábitos, o ideal é manter as consultas regulares ao médico, que irá considerar o seu histórico e quadro de saúde para elaborar um plano personalizado.

Contraindicações

Além dos cuidados que devem ser tomados com a intradermoterapia, antes de realizar o procedimento deve-se atentar ainda com as contraindicações da técnica, são elas:

  • Gestantes;
  • Lactantes;
  • Pessoas que amamentam;
  • Doenças autoimunes ativas – como AIDS e lúpus;
  • Doenças de pele na região a ser tratada;
  • Doenças no fígado ou rins;
  • Pessoas alérgicas a substâncias a serem aplicadas pelo procedimento;
  • Pessoas de índice de massa corporal superior a 30 kg/m2;
  • Pacientes menores de 18 anos;
  • Pessoas que estejam passando por um tratamento com remédios anticoagulantes ou para problemas de coração;
  • Diante da necessidade de remédios para pessoas hipersensíveis.

mesoterapia capilar

Mesoterapia, quanto custa?

O valor de uma sessão de intradermoterapia vai variar de acordo com as necessidades e o resultado almejado de cada pessoa. O orçamento do procedimento pode ser determinado ainda na avaliação.

Em média, o valor de cada sessão pode ficar entre de R$ 200 (duzentos reais) a R$ 500 (quinhentos reais).

Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!

Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!

avaliação gratuita

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *