Vista de cima dos diferentes produtos cosméticos, incluindo argila verde

O que é argila? Veja os tipos e saiba como usar!

Ouça este artigo
avaliação gratuita

Você sabe o que é argila? Esta linha de tratamento cosmético está presente na rotina de skincare de muitas pessoas, mas ainda não se sabe muito a respeito de todos os seus benefícios. 

O seu uso pode ser extremamente benéfico para diminuir as disfunções estéticas adquiridas com o processo de envelhecimento, além de estimular as fibras de colágeno e elastina.

Confira mais aqui o que é argila, tipos e como usar:

O que é argila e para que serve?

Em suma, a argila é nada mais nada menos do que micropartículas de rochas sedimentares. Cada tipo possui um microelemento que permite que nosso organismo funcione de um jeito benéfico. Entre eles, podemos citar alumínio, ferro, magnésio, manganês, silício, sódio, potássio, cálcio, níquel, titânio, magnésio e lítio. 

Um dos principais modos de atuação que esses oligoelementos exercem é o combate aos radicais livres, servindo como uma espécie de barreira protetora da pele que estimula a produção das fibras de colágeno e elastina. 

Com seu efeito antioxidante, a pele adquire uma maior firmeza e sustentação visto que os sinais adquiridos com o processo de envelhecimento são amenizados, como é o caso de rugas e linhas de expressão. 

Fora os cuidados cosméticos, a argila vem sendo muito utilizada em itens que compõem a decoração da casa, deixando o lar com uma aparência sofisticada. Mas, não há como negar que seu papel em tratamentos estéticos vem transformando a aparência de diversas mulheres. 

Em consequência, a autoestima é elevada. Essa enorme vantagem aumentou a popularização da argila nesse ramo, passando a ser altamente procurada até mesmo pelo público masculino. 

avaliação gratuita

Atualmente, é comum encontrarmos homens e mulheres utilizando máscaras de argiloterapia que proporcionam o bom funcionamento da circulação sanguínea, promovendo mais vida para a pele.

Tipos de argila

Conheça aqui quais são os principais tipos de argila e seus benefícios:

  • Argila branca
  • Argila preta
  • Argila amarela
  • Argila verde
  • Argila vermelha
  • Argila rosa
  • Argila roxa

1. Branca

A argila branca é um dos tipos mais neutralizantes da argiloterapia, à vista de que possui uma ação antisséptica capaz de diminuir a inflamação. Um exemplo disso é sua atividade benéfica contra a acne, combatendo cravos e espinhas espalhados pela face.

Além do mais, também é capaz de atuar no processo de cicatrização, de maneira a clarear a pele. Da mesma forma, consegue retirar a oleosidade acumulada no rosto. Uma boa notícia é que as pessoas que usam esse tipo de argila não precisam se preocupar com o ressecamento.

2. Preta

Mesmo que muitas pessoas já saibam o que é argila, a maioria delas nem sequer se dá conta que ela pode ser encontrada na cor preta. Inclusive, ela é considerada o tipo mais nobre. 

O seu uso é capaz de atuar contra o estresse e inflamação da pele por meio do processo de regeneração. À medida que a circulação sanguínea é ativada, os sinais de envelhecimento são reduzidos. 

Entre os principais benefícios dessa variação, destacam-se: efeito antioxidante, iluminação da pele, nutrição e hidratação, estímulo da produção das fibras de sustentação, prevenção de manchas e redução da dilatação dos poros. 

3. Amarela

Também conhecida como argila dourada, a sua atuação conta com uma ótima ação adstringente, capaz de limpar as impurezas que habitam na pele, como se estivesse funcionando de maneira semelhante a um antioxidante. 

Quando a máscara age sob a estimulação de colágeno, começa a produzir um efeito de clareamento no rosto, deixando-o iluminado. Por essa razão, costuma ser bastante indicada para o rejuvenescimento. 

Mulher deitada em maca com máscara de argila verde no rosto

4. Verde

Enquanto isso, o uso da argila verde é essencial para quem tem muitos cravos e espinhas no rosto. Ela é capaz de limpar as impurezas e clarear as cicatrizes da acne. Com isso, o rosto fica com uma aparência mais limpa e iluminada. 

Além de que, a argiloterapia também reduz a área escurecida sob os olhos, mais conhecida como olheira. Essa disfunção estética passa uma impressão de cansaço, prejudicando a aparência de vários homens e mulheres.  

5. Vermelha

A argila vermelha é uma ótima linha de tratamento estético para quem precisa tratar a flacidez cutânea, tendo em vista que é capaz de levantar a pele, promovendo um efeito lifting. 

Ainda por cima, a máscara tem a capacidade de prevenir o surgimento dos sinais de envelhecimento, acelerando o metabolismo e estimulando a circulação sanguínea. No entanto, é importante ressaltar que sua utilização não é recomendada para peles sensíveis. 

6. Rosa

A argila rosa é uma mistura da branca com a vermelha. Isso faz com que ela tenha um aspecto mais suave, sendo indicada para peles mais sensíveis e delicadas. Ou seja, ela não exerce o mesmo estímulo que a vermelha, mas ainda consegue ser vantajosa. 

Ela limpa a pele de uma maneira profunda e por esse motivo pode ser usada como um esfoliante. Com sua ação relaxante, ajuda na redução da inflamação. 

Um dos seus principais diferenciais é que ela pode ser utilizada em tratamentos capilares, de modo a estimular a circulação do sangue do couro cabeludo. Dessa forma, a região consegue receber os nutrientes necessários para receber os folículos pilosos. 

7. Roxa

Por fim, a argila roxa não é tão conhecida quanto as outras. Nesse caso, o seu uso é direcionado para pessoas que possuem a pele cansada. Além disso, pode ser extremamente benéfica para quem sofre com a flacidez, proporcionando mais sustentação. 

A pele fica com um aspecto mais firme em razão de uma maior produção de colágeno e elastina. Essa máscara também é indicada para peles sensíveis, especialmente as que enfrentam processos alérgicos devido ao uso de outros produtos. 

Ilustração retratando mulher com máscara de argila branca no rosto

Afinal, como usar argila? 

Uma das maiores vantagens do uso da argila é que ela pode ser feita em casa. Portanto, é possível usufruir dos benefícios dessa linha de tratamento no conforto de seu próprio lar. 

Basicamente, é possível criar uma pasta homogênea inserindo o seu tipo preferido de argila com água mineral. Depois disso, basta aplicar e usufruir das principais vantagens.

Como usar argila no rosto

Antes de usar a argila no rosto, é necessário que a pele esteja higienizada de forma correta. Depois da limpeza, é possível aplicar a máscara no rosto com o auxílio de um pincel ou com as pontas dos dedos – com a mão limpa também, claro! Lembre-se que é preciso tomar cuidado com a pálpebra, a região abaixo dos olhos e os lábios. 

Após isso, resta esperar para que a pasta faça efeito durante 15 a 20 minutos. Geralmente, na própria embalagem do produto está escrito o tempo necessário de espera. O momento em que a argila está quase secando significa que está na hora de enxaguar com água fria.

Feito isso, uma ótima dica é finalizar essa sessão de autocuidado com o uso do seu creme hidratante preferido, além do filtro solar. 

Como usar argila no corpo

O modo de usar a argila no corpo funciona da mesma forma que a argiloterapia facial. Mas, é importante ressaltar que para ambas as formas a aplicação deve ser feita duas vezes na semana. 

Não é recomendado ultrapassar esse período, à vista de que ele atua como um tipo de esfoliação. Em quantidades exageradas, pode tornar-se agressiva para a pele, deixando-a ressecada e vermelha. 

Como usar argila no cabelo

Antes de tudo, é importante ressaltar que a argila deve ser aplicada diretamente no couro cabeludo com a ajuda de um pincel. Dessa forma, todos os fios poderão usufruir das vantagens da argiloterapia. 

Para isso, é preciso que o cabelo esteja úmido. Logo, basta abrir as mechas e fazer a aplicação. Uma dica importante é utilizar a máscara junto com shampoo ou algum creme capilar hidratante. Nesse caso, o uso deve ser feito a cada 15 dias. Em alguns períodos, o intervalo pode se estender por três semanas.  

Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!

Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!

avaliação gratuita

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *