colágeno benefícios

Colágeno benefícios, dúvidas e qual sua importância

Ouça este artigo
avaliação gratuita

O colágeno é uma proteína extremamente importante para o corpo. É por sua existência que as células se mantêm unidas e firmes, ele também é essencial para a fundação de tecidos como ligamentos e cartilagens, que estão presentes nas articulações por exemplo. 

Por isso, essa proteína tão querida e desejada, ajuda a dar firmeza, sustentação, resistência e elasticidade para a pele, que auxilia na prevenção do envelhecimento. Retardando processos como rugas, linhas de expressão, protege as articulações e também atua como uma das barreiras intestinais.

O colágeno previne o desgaste dos ossos, sendo um dos componentes principais para a construção da cartilagem, que é um tecido que proporciona o deslizamento dos ossos, sem atrito.

Acontece que ao longo da vida, o corpo vai diminuindo a produção de colágeno, para ocorrer o processo natural de envelhecimento do corpo humano, porém, algumas pessoas têm esse processo de diminuição acelerado, iniciando mais cedo do que deveria.

Alguns fatores estão relacionados a esse processo de acelerado da diminuição de produção de colágeno, como a radiação ultravioleta, as questões climáticas e ambientais como poluição, sedentarismo, má alimentação, uso de cigarros, genética, entre outros. Por isso, muita gente precisa realizar a suplementação da proteína, pois a sua ausência afeta vários âmbitos da qualidade de vida do indivíduo, não somente a questão estética.

colágeno em pó

Quais os tipos de colágeno?

Existem dezenove tipos de colágenos, que atuam em diferentes áreas do corpo e desempenham diferentes funções. Porém, existem 4 que são os mais conhecidos e mais suplementados. São eles:

Colágeno tipo 1 – É o mais comum de todos os colágenos, é encontrado em locais como tendões, ossos, na pele, na córnea e na derme. Ele é o responsável pela formação de feixes e fibras de colágeno nos tecidos, promovendo uma resistência maior, reduzindo as linhas de expressão e retardando o surgimento das rugas. Esse colágeno é indicado para cuidar dos cabelos, pele e unhas.

avaliação gratuita

Colágeno tipo 2 – Esse é encontrado em regiões onde se encontra mais pressão, na cartilagem hialina e elástica, por exemplo, nos olhos e discos intervertebrais. Este colágeno é indicado para proteger as articulações.

Colágeno tipo 3 – O colágeno tipo três é encontrado em músculos intestinais, do coração, do útero, do fígado e dos pulmões. Ele é responsável por construir fibras reticulares.

Colágeno tipo 4 – Por fim, esse tipo de colágeno atua na filtração e sustentação. Sendo assim, ela é encontrada nos rins, por exemplo.

Quais os benefícios do colágeno?

O colágeno é essencial para a sustentação e constituição do nosso corpo. Os benefícios do colágeno são inúmeros, podemos escolher alguns para citar:

  • Prevenção do desgaste nas cartilagens;
  • Aumenta a elasticidade e firmeza da pele;
  • Melhoria da integridade dos ossos;
  • Auxilia na estruturação dos vasos sanguíneos;
  • Previne contra flacidez e úlcera gástrica.

Quando realizar a reposição do colágeno?

O metabolismo humano começa a reduzir sua produção de colágeno a partir dos 30 anos de idade, então iniciar a suplementação com essa faixa etária, não fará mal. Pessoas que não consomem colágeno em uma quantidade adequada para o corpo, precisa buscar ajuda profissional para descobrir se necessita de suplementação nessa parte também.

Colágeno hidrolisado, o que é?

No momento, encontra-se com bastante frequência no mercado esse modelo de colágeno. O colágeno hidrolisado conta com mais ou menos 20 tipos de sais minerais, vitaminas e aminoácidos, em sua grande parte a vitamina C. Esse modelo é em pó.

Na fabricação, os produtores conseguem deixar a proteína em um tamanho muito pequeno, que é o ideal para que o corpo consiga absorvê-lo com mais facilidade e rapidamente. Então, por causa disso, acontece um processo semelhante ao natural: o colágeno se junta com a água, formando a proteína completa e começa a se estruturar juntamente aos tecidos.

Como preservar a produção?

Além de conseguir preservar a produção de colágeno através da alimentação, existem outras formas, como por exemplo, é com cosméticos que tem como composição ingredientes que estimulam a produção do colágeno, coisa que pode ser extremamente valioso para a sua pele.

Existem outros ativos que auxiliam na síntese do colágeno na pele, como por exemplo, o ácido glicoico, a niacinamida, a vitamina E, o ácido hialurônico (que ajuda a preservar a integridade das fibras de colágeno) e o zinco.

Existem também,  muitos procedimentos estéticos, que podem contribuir no estímulo da produção de colágeno. Para isso, se deve consultar um especialista.

colageno com o tempo

Procedimentos que estimulam a produção de colágeno

Atualmente é possível realizar a reposição de colágeno na pele através de tratamentos estimuladores dessa proteína. Associando a bons hábitos como já citamos anteriormente, esses procedimentos são podem promover resultados significativos e satisfatórios.

Entretanto, cabe ressaltar que esses procedimentos estéticos devem ser recomendados por algum especialista, assim como a ingestão de uma suplementação de colágeno. Precisa-se lembrar sempre que a diminuição dos sinais do envelhecimento não é definitiva, necessitando de novas sessões no futuro.

Conheça algumas técnicas capazes de estimular e aumentar a produção do colágeno:

  1. Sculptra (éconhecido por ser um bioestimulador de colágeno);
  2. Radiesse, estimula o colágeno utilizando gel com microesferas de hidroxiapatita de cálcio de maneira injetável;
  3. Ellansé, é um composto com substâncias, que atuam como um preenchedor na face, agindo de forma parecida com o ácido hialurônico;
  4. Peeling químico;
  5. Laser de CO2 fracionado;
  6. Radiofrequência;
  7. Microagulhamento.

Lembrando que a realização de qualquer um desses tratamentos necessita de conciliação com uma vida saudável que inclua uma boa alimentação e exercícios físicos, considerando que a perda do colágeno não está relacionado somente ao envelhecimento ou genética, mas também uma alimentação ruim, pouca hidratação, exposição ao sol sem a proteção adequada, estresses do dia-a-dia e ao consumo excessivo de de álcool ou cigarro.

LEIA TAMBÉM: O que é bioestimulador de colágeno? Descubra os segredos!

Quais alimentos possuem colágeno?

Alimentos como limão, laranja, abacaxi, caju, nozes, feijão preto, algas, aveias, entre outros são ricos em aminoácidos, vitamina C, zinco e silício. Essas substâncias aumentam a capacidade de absorção de colágeno e auxiliam para o aumento de sua produção. 

O frango também é rico em colágeno, principalmente seus pés, que possuem bastante cartilagens. O ovo também é um grande aliado para a produção de colágeno.

Onde encontrar algum dos procedimentos citados?

Aqui na Hamonir, você pode se beneficiar de todos os procedimentos citados aqui, esses tratamentos são capazes de aumentar e estimular o colágeno na pele.

Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!

Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!avaliação gratuita

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *