microagulhamento no rosto

Microagulhamento no rosto: saiba tudo sobre o procedimento

O microagulhamento no rosto é um dos procedimentos estéticos mais temidos das clínicas de estética, considerando a sua técnica minimamente invasiva.

Contudo, o tratamento é seguro quando feito sobre as condições ideais e por um profissional capacitado.

Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre o procedimento aqui, como funciona, quais são as suas indicações, benefícios, contraindicações e preço:

O que é o microagulhamento no rosto?

O microagulhamento no rosto é um procedimento estético capaz de trazer uma série de benefícios para a pele do rosto.

Contudo, muitas pessoas temem a técnica por conta da utilização de diversas agulhas para a perfuração da pele. Por fim, vale ressaltar que a técnica é segura podendo ser feita tranquilamente e de forma indolor diante das indicações.

Como dito, são vários os benefícios do microagulhamento, entre eles o estímulo da vasodilatação, o aumento da permeação de ativos e o estímulo a produção de colágeno na pele, reduzindo sinais de envelhecimento, como flacidez e rugas. Dessa forma, há a promoção de uma pele mais suave, macia e saudável.

O equipamento com microagulhas de aço cirúrgico (dermaroller) deve está registrado pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

O procedimento de microagulhamento no rosto pode ser feito tanto por um esteticista, fisioterapeuta ou por um dermatologista qualificado.

microagulhamento rosto

Como funciona o microagulhamento no rosto?

É importante que antes da sessão ser marcada, o paciente seja submetido a uma avaliação com o especialista, para que seja definida assim, a melhor técnica a ser utilizada, além de ser feito o planejamento do processo.

No dia, antes de se dá início a sessão, primeiramente o profissional irá realizar a aplicação de anestesia na região da pele que será tratada, para que não haja desconforto algum durante a técnica.

O procedimento se baseia em microperfurações que causam uma leve inflamação na pele. A aplicação das agulhas pelo dermaroller, o aparelho específico do procedimento, favorecem a formação de novos vasos sanguíneos (angiogênese), fazendo com que a região tratada seja capaz de receber uma maior quantidade de nutrientes e oxigênio.

Podem ser utilizados rolos ou equipamentos automáticos, dependendo da necessidade do paciente. As agulhas a serem utilizadas tendem a ser mais finas do que um fio de cabelo, o que também favorece o fato da técnica não causar dores ao paciente.

O rolo ou o aparelho tendem a realizar movimentos em quatro direções diferentes, vertical, horizontal, diagonal esquerda e diagonal direita.

O resultado final e os seus benefícios são adquiridos pela regeneração da pele, fazendo com que haja o tratamento de imperfeições e fazendo com que a pele fique mais bonita e saudável.

Os benefícios do microagulhamento podem ser percebidos com cerca de três meses, período estabelecido para que haja o amadurecimento do colágeno.

A sessão de microagulhamento tende a durar de 30 minutos a uma hora, sendo necessário um intervalo de um mês entre cada uma das sessões para a recuperação da pele.

Quais são as indicações e benefícios da técnica?

As indicações e benefícios do microagulhamento estão baseadas justamente no efeito inflamatório causado na pele, que por sua vez ativa o processo de cicatrização da pele, estimulando a produção de colágeno, elastina e os fatores de crescimento.

Entre os principais objetivos e vantagens:

  • Combate as rugas;
  • Tratamento da flacidez;
  • Clareamento das manchas na pele;
  • Redução de rugas de expressão;
  • Melhora da absorção de produtos de pele;
  • Restauração cicatrizes;
  • Tratamento do melasma;
  • Eliminação das cicatrizes causadas pela acne;
  • Redução dos poros dilatados na face;
  • Promoção de rejuvenescimento da pele;
  • Diminuição de linhas de expressão – principalmente as ao redor dos olhos.

Fora do rosto, a técnica pode ainda tratar estrias e problemas de queda capilar (calvície).

Para que haja a potencialização dos benefícios adquiridos com a técnica, o paciente pode ser encaminhado a uma sessão de Drug delivery, que corresponde a um procedimento em que se rompe a barreira superficial da pele para a melhor penetração de ativos e assim, a melhor percepção de seus benefícios.

Além disso, o procedimento pode ser indicado diante do tratamento da alopecia, que é uma doença caracterizada pela rápida e espontânea perda de cabelos do couro cabeludo ou de outra determinada região do corpo.

Casos mais complexos e que envolvem problemas em estágios mais avançados, como cicatrizes de acne, cicatrizes antigas e estrias vermelhas, a técnica passa a exigir uma agulha maior, com 1,2 ou 2,5 mm.

Contudo, vale considerar que a espessura da agulha a ser utilizada influencia no profissional a realizar o procedimento. Quando o procedimento utilizar de agulhas acima de 0,5 mm, o profissional mais capacitado será um fisioterapeuta ou um esteticista, enquanto as agulhas de 3 mm só podem ser utilizadas pelo dermatologista.

Quanto tempo dura o tratamento?

O processo da técnica de microagulhamento no rosto é bem tranquilo. Cada sessão de microagulhamento facial na região do rosto dura cerca de 30 minutos, sem contar o tempo de espera para que haja o efeito da anestesia, o que pode fazer com que ela totalize uma hora e meia.

O tempo do tratamento pode variar quanto a espessura utilizada na agulha. Em agulhas menores, o processo pode ser finalizado em quatro sessões, sendo indicada a realização de uma a cada 30 dias para que a pele possa se recuperar.

Em casos de melasma o tempo de recuperação da pele pode ser um pouco menor.

Diante da utilização de agulhas maiores, apenas com duas sessões já se é possível obter os resultados almejados, podendo variar quanto aos objetivos e as particularidades da pele.

Em quanto tempo os resultados serão perceptíveis?

Os resultados obtidos com a técnica de microagulhamento no rosto serão perceptíveis com cerca de dois a três meses, graças ao amadurecimento do novo colágeno.

Contudo, vale ressaltar que depois de duas ou quatro sessões, o paciente já pode perceber uma melhora significante na pele, de cerca de 80%.

Assim como a quantidade indicada de sessões, a duração do efeito adquirido com o procedimento irá depender do que está sendo tratado.

Com o tempo, a percepção das melhorias conquistadas pelo microagulhamento pode diminuir, podendo haver a necessidade de retoque por uma nova sessão do procedimento.

No entanto, a necessidade de refazer o procedimento irá depender da reação de cada organismo, além do processo de envelhecimento natural capaz de comprometer a produção de colágeno. Dessa forma, a manutenção será feita buscando o rejuvenescimento da pele.

Quais são as contraindicações?

Mesmo se tratando de uma técnica minimamente invasiva, o microagulhamento possui poucas contraindicações, que não devem ser ignoradas.

Entre as contraindicações do procedimento estão:

  • Pacientes que fazem o uso de anticoagulantes – como aspirina ou heparina;
  • Pele muito acneicas e com espinhas e cravos ativos;
  • Histórico de alergias a pomadas anestésicas locais;
  • Alergia ao metal;
  • Diabetes mellitus não controlada;
  • Infecção por herpes labial;
  • Câncer de pele;
  • Pessoa passando por um tratamento por quimioterapia e radioterapia;
  • Doenças autoimunes – com a artrite reumatoide;
  • Doença vascular;
  • Distúrbio hemorrágico;
  • Infecções cutâneas;
  • Cicatrizes com queloide.

Para evitar complicações, é importante considerar a realização do procedimento por um profissional capacitado, além da utilização de materiais estéreis e descartáveis. Não se submeta ao procedimento sem antes de ser avaliado e ouvir as considerações de um médico dermatologista.

microagulhamento no rosto antes e depois

Microagulhamento no rosto antes e depois, quais os cuidados?

Para obter um melhor resultado final após o microagulhamento no rosto, pode ser necessária a adesão de resultados antes e depois da sessão.

Antes da sessão do microagulhamento, é necessário que a pele esteja sendo devidamente preparada, isso cerca de 30 dias antes da aplicação. Para isso o profissional pode indicar que haja o uso de produtos home care.

Os cuidados com a pele (skincare) devem estar presentes diariamente e contar com a limpeza, tonificação, hidratação e proteção solar. Cosméticos hidratantes podem ser associados com fatores de crescimento, ativos clareadores, vitamina C, produtos indicados ao biotipo e fototipo de pele. 

Ainda envolvendo os cuidados antes do rosto receber a aplicação de agulhas, é importante que o paciente evite o uso de qualquer tipo de ácido na pele entre 72 e 48 horas antes de se submeter ao procedimento.

No consultório, também podem ser tomados alguns cuidados, como a realização de uma limpeza de pele profunda, hidratação profunda e revitalização da pele pelo uso de ativos fundamentais de acordo com as necessidades da pele.

Só assim o microagulhamento poderá ser feito em segurança. O especialista poderá fazer o uso de produtos que otimizem  o resultado, logo depois da sessão.

Após o procedimento, o profissional irá orientar que o paciente evite o uso de maquiagem e do protetor solar nas 24 horas seguintes.

Além disso, deve-se evitar a exposição ao sol por cerca de 30 a 45 dias, já que a pele se encontra sensível. Dentro do tempo previsto pelo especialista, os cuidados devem ser feitos pelo uso do filtro solar e pelo uso de creme cicatrizantes.

Em geral, fazer uma boa ingestão de água é essencial para que a pele se mantenha saudável, além de melhorar ainda mais o seu aspecto estético.

Deve-se saber que depois de fazer a técnica, o paciente pode observar alguns sintomas leves e que desaparecem com o tempo, tais como vermelhidão, descamação, ardência, inchaço, sensibilidade ao frio, calor e aos raios solares. O uso de água termal pode ser indicado para a promoção de alívio e recuperação rápida.

Quanto custa o microagulhamento no rosto?

O valor do microagulhamento no rosto é bastante variável; variando quanto ao profissional e a clínica escolhida, além do número de sessões a ser feito.

Aqui na Hamonir, você pode se beneficiar do procedimento de microagulhamento por um preço acessível e que cabe no seu bolso, sendo a partir de 12x de R$24,17 sem juros no Cartão.

Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!

Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *