skincare

Skincare: saiba tudo sobre os cuidados com o rosto

A skincare, os cuidados com a pele, está cada vez mais falada na internet. Contudo, com tanta informação na internet e com a variedade de produtos com essa finalidade, é normal ficar confuso (a) diante de tanto conteúdo.

Veja aqui tudo o que você precisa saber e ter para começar a cuidar da sua pele como ela merece e de acordo com as suas necessidades:

O que é skincare?

Skincare é um termo em inglês que significa cuidados com a pele e está associado ao conjunto de medidas que devem ser tomadas diariamente não só para a aparência da pele, mas também para um melhor aspecto e saúde. Ao contrário do que muitos pensam, suas medidas não se restringem a somente peles oleosas e acneicas.

É por meio de uma skincare de qualidade que é possível se beneficiar de uma pele mais bonita, saudável, hidratada, macia, luminosa e mais jovem, já que os cuidados com a pele também nutrem e são capazes de adiar ou amenizar os sinais de envelhecimento.

Contudo, para que todos esses resultados sejam percebidos, a pele deve aceitar bem os produtos utilizados, que por sua vez, devem considerar as particularidades de cada pele, seja ela normal, mista ou oleosa. Os tipos de pele definem o seu nível de sensibilidade e se ela tem maior pretensão ao surgimento da acne.

Outra característica da skincare que deve ser considerada é que ela deve ser feita várias vezes ao dia, tendo um kit de produto adequado para manhã e noite, e à tarde para situações específicas, dependendo da análise do dermatologista.

para que serve skincare

Porque ter uma skincare é importante? Para que serve?

É muito importante ter uma rotina de cuidados com a pele, já que a longo prazo possuem um impacto muito grande e positivo em seu aspecto e aparência, e justamente por estar associado à sua saúde.

Uma vez que a pele é considerada o maior órgão do corpo humano, ela requer uma tenção especial, pois é a “barreira protetora” do organismo e de demais órgãos. A pele é formada de 3 camadas: epiderme, derme e hipoderme (subcutânea). São as células da epiderme e derme, e da secreção de suor e sebo que é formado esse bloqueio permeável e capaz de absorver substâncias, sejam boas ou ruins.

É importante que essas substâncias sejam boas para que haja uma reação positiva, evitando complicações como a acne, que tendem a abalar a autoestima e a qualidade de vida. Em casos mais raros, a falta de cuidado com a pele pode resultar em complicações graves, como o câncer de pele.

Quem já está doente, seja em casa ou no hospital, esse órgão também precisa de cuidados, uma vez que a ação protetora da pele também é contra a ação de agentes externos, toxinas, perda de líquidos, bactérias e demais microrganismos nocivos, raios ultravioletas (radiação UV) e poluição.

Por fim, é essencial que os cuidados sejam adotados o quanto antes e prevaleçam até o final da vida, considerando ainda que crianças e idosos tendem a ter a pele mais sensível e mais absorvível. É a melhor maneira de se proteger de manchas, irritações, envelhecimento precoce e doenças.

Quais são os tipos de pele?

A pele pode ser dividida em 4 tipos, são eles:

Normal: A pele normal é aquela que possui características balanceadas, apresentando uma textura saudável, sem brilho, poros pequenos ou quase não perceptíveis, pouco oleosa ou muito ressecada.

Seca: Pode ser identificada por possuir uma aparência mais esticada, mais rugosa e opaca. Além disso, possui tendência a sofrer com excesso de perda de água, possui poros de pouca visibilidade, não possui brilho e é mais sensível a sintomas como descamação ou vermelhidão.

Oleosa: Possui poros dilatados e visíveis, é muito brilhosa pela alta produção de sebo, mais espessa e como maior pretensão a formação de acne, cravos e espinhas.

Mista: Pele com oleosidade presente na zona T do rosto, formada pela testa, nariz e queixo, e sendo seca nas bochechas. Como o próprio nome indica, é a combinação desses dois tipos de pele.

Além do tipo de pele, a pele também irá se submeter às particularidades do estado da pele, como é o caso de condições como a desidratação. Logo, enquanto o tipo é uma característica permanente, o estado se trata de algo temporário e que leva em consideração as alterações do tempo, alimentação e até mesmo a falta de cuidados.

Assim sendo, vale ressaltar a importância dos bons hábitos para que sejam bem refletidos na pele.

como fazer skincare caseiro

Afinal, como fazer um skincare caseiro correto?

Para que haja uma skincare adequada com a sua pele, primeiramente, é necessário recorrer a um dermatologista de confiança. É esse profissional que irá fazer a avaliação e identificar o seu tipo de pele, possíveis feridas e alergias, para assim montar o passo a passo, e recomendado dermocosméticos, que são os produtos específicos para este fim.

Pelo intermédio do profissional, a skincare ideal pode ser feita pelos seguintes passos:

Limpeza de pele

Assim como a limpeza de pele completa feita na clínica, é muito importante que haja a limpeza diária da pele, para que haja assim a remoção de impurezas e restos de produtos e/ou maquiagem, de células mortas, da poluição acumulada ao longo do dia, além do controle da oleosidade

É pela limpeza do rosto que se possibilita então a regeneração celular e favorece a ação dos produtos e ingredientes ativos que serão usados em sequência para os benefícios buscados.

Para que haja o ato, pode-se ser usado um leite de limpeza, água micelar ou um gel de limpeza, dependendo da indicação do especialista quanto ao seu tipo de pele. Também pode ser usado um sabonete líquido suave e hidratante para a função.

O recomendado é que a limpeza seja feita duas vezes ao dia, de manhã e à noite. É por meio dessa fase que a pele está preparada para receber as demais.

Tonificação

Muitas pessoas pulam essa fase por não saberem de sua importância.

O tônico é uma a indicação para a remoção dos restos das impurezas que ainda forma deixadas na cútis do rosto. Dessa forma, será um complemento a limpeza.

A aplicação do produto também possui outras vantagens como a redução do tamanho dos poros, colaborando para a melhor absorção seguinte dos dermocosméticos, em sua melhor respiração e ainda ajudando no equilíbrio do pH.

Concluindo, o tônico irá renovar a camada protetora, e é uma fase obrigatória para a remoção de maquiagem, já que envolve um maior número de camadas a serem atingidas.

Esfoliação

A esfoliação também é muito importante e ajudará na remoção de células mortas e assim na renovação celular e atuará na desobstrução dos poros.

O dermatologista irá fazer a indicação do melhor esfoliante para a sua pele, podendo ele ser usado 2 vezes por semana, ou todos os dias, por meio de um produto mais suave e de partículas menores que não agridem a pele.

Além dos esfoliantes físicos, que possuem microesferas em sua composição, há ainda os esfoliantes químicos, com alfa hidroxiácidos, tal como o ácido láctico e o ácido glicólico, que também podem ter uso diário.

Sérum

O sérum é um produto de skincare que passou a ser mais reconhecido recentemente e que proporciona uma grande diferença quando aderido a rotina.

Possui componentes ativos mais concentrados em comparação aos cremes, fazendo com que se tenha uma melhor penetração na pele e um tratamento mais eficiente. Além disso, possui ainda ação antioxidante, hidratante, anti-envelhecimento ou anti-manchas. Por possuir várias indicações, durante a escolha deve-se levar em conta quais são as necessidades principais.

Creme de olhos

A região dos olhos é a mais sensível da face, portanto, requer cuidados especiais.

Para isso, deve-se priorizar um creme de textura fina, de mais fácil absorção, para que a sua hidratação, proteção, além da prevenção de sinais do envelhecimento, da formação de bolsas e olheiras.

A sua aplicação deve ser feita de manhã e à noite, sobre a região óssea do contorno dos olhos, isso com movimentos suaves para não machucar.

Creme hidratante

Logo após, pode haver a passagem do creme hidratante em toda a região para que seja feita a função completa.

Além de hidratar, o creme também irá nutrir e proteger a pele de agressões externas, como poluição. O indicado é que durante o seu uso matutino, que em sua composição tenha filtro solar, que protege dos raios solares e raios UV, ou que o filtro solar seja passado em seguida.

O creme específico pode ser aplicado no rosto, pescoço e colo, evitando a região dos olhos anteriormente hidratada.

Protetor solar

Por fim, para finalizar com chave de ouro os cuidados, o protetor solar não deve ser esquecido.

É por meio da fotoproteção que se protege a pele dos raios solares e da luz azul liberada pela tela de celulares e computadores, a radiação ultravioleta (UV).

Por meio dessa função vários benefícios podem ser percebidos como o combate ao envelhecimento precoce, a oleosidade excessiva, ressecamento, manchas, pintas, sardas, rugas e até mesmo atuando contra o câncer de pele.

Para a proteção, o indicado é que o filtro tenha um amplo espectro e de um FPS de no mínimo 30, especialmente acima de 50. Além disso, demais recomendações envolvem a presença de cor para uma ainda maior camada protetora.

O protetor solar deve ser aplicado todos os dias, sem exceção, mesmo em dias nublados e naqueles em que você não irá sair de casa. O produto deve ser reaplicado durante o dia diante de um maior tempo de exposição solar, do contato com a água e da transpiração excessiva.

limpeza de pele

Limpeza de pele na Clínica Hamonir

Além dos cuidados diários feitos em casa, para a manutenção de uma pele bonita e saudável é importante que a limpeza de pele completa seja feita por um especialista.

A limpeza completa pode ser feita em qualquer tipo de pele, devendo ser feita de 2 em 2 meses em peles normais e secas, e ao menos 1 vez no mês em peles mistas e oleosas, principalmente em caso de cravos e comedões.

Entre os principais objetivos do procedimento estão a remoção de impurezas, células mortas, do milium da pele (pequenos caroços brancos) e dos cravos. As espinhas tendem a não ser removidas para evitar a inflamação da pele e suas complicações, como cicatrizes.

Aqui na Hamonir, você tem acesso aos benefícios da limpeza profunda por um preço acessível e que cabe no seu bolso, sendo 12x de R$12,50 sem juros no Cartão.

Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!

Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *