microagulhamento antes e depois

Microagulhamento antes e depois: conheça suas vantagens

Ouça este artigo
avaliação gratuita

Você sabe os efeitos do microagulhamento e seu antes e depois?

O microagulhamento é um procedimento muito conhecido fora das clínicas de estética, por conta dos benefícios que é capaz de proporcionar.

Conheça aqui que benefícios são esses e como funciona a técnica por trás deles:

O que é microagulhamento?

O microagulhamento, também chamado de também chamado de Indução Percutânea de Colágeno por Agulhas (IPCA®), é um procedimento estético minimamente invasivo, seguro e rápido que pode ser feito por um dermatologista, biomédico e cirurgião plástico capacitado.

Assim como o próprio nome da técnica remete, para a sua realização são feitas microperfurações na pele, o que faz com que algumas pessoas fiquem com o pé atrás para se submeterem ao procedimento.

Contudo, a técnica é bem tranquila e tende a ser indolor, já que as agulhas utilizadas tendem a ser pequenas e finas, sendo confeccionadas em aço cirúrgico ou titânio.

microagulhamento

Quando o microagulhamento é indicado?

O procedimento é indicado em várias situações, graças ao efeito de renovação celular estimulado. Entre as possíveis indicações do procedimento pode-se citar:

avaliação gratuita
  • Diminuição da aparência de poros dilatados;
  • Tratamento e amenização de manchas na pele;
  • Estímulo da produção de colágeno e elastina;
  • Suavização de cicatrizes de acne – pelo estímulo do colágeno e angiogênese;
  • Tratamento e suavização de rugas;
  • Tratamento da flacidez;
  • Tratamento da calvície;
  • Tratamento do melasma;
  • Tratamento de estrias;
  • Restituição da firmeza e elasticidade da pele,
  • Reposição de viço;
  • Melhora da textura da pele;
  • Melhora da absorção de medicamentos e ativos utilizados após o uso das agulhas (microagulhamento com drug delivery).

Dessa forma, é possível que haja o rejuvenescimento facial, melhorando a aparência e a textura da pele, e assim, a autoestima do paciente.

Para esse benefício, o procedimento pode ser feito em várias regiões, como: rosto, pescoço, colo, braços, mãos, seios, abdômen e coxas.

Como funciona o microagulhamento?

Para ter o seu efeito, o microagulhamento pode ser feito por dois tipos de abordagem, podendo ser feita a passagem de um rolo com inúmeras microagulhas (dermaroller) ou utilizando uma caneta específica com microagulhas (dermapen).

A metodologia vai depender da opção do profissional responsável. Vale ressaltar que antes de se submeter ao procedimento o paciente deve passar por uma avaliação feita pelo especialista, que irá identificar se há mesmo a necessidade do procedimento, ou se outra abordagem será mais indicada.

Uma vez que a sessão do procedimento seja mais indicada, primeiramente o profissional irá fazer a limpeza da região a ser tratada, evitando casos de infecção. Em seguida, pode-se haver o uso de um anestésico tópico, especialmente em pessoas mais sensíveis, fazendo com que a técnica não cause incômodo algum.

No caso do dermaroller, as agulhas são passadas na pele em movimentos de vai e vem por toda a região, sendo necessário cerca de 10 a 15 passadas para que se possibilite um efeito satisfatório. Pela dermapen, são feitas pequenas incisões pela extensão, sendo capaz de proporcionar o mesmo resultado final positivo.

No microagulhamento, é possível que sejam utilizados diferentes tipos de agulhas, que divergem quanto aos objetivos, podendo ter de 0,25 a 3 mm, com até 0,8 mm.

De 0,2 a 0,3 mm, são indicadas para aumentar o viço da pele e potencializar a ação de ativos introduzidos após a inserções. E acima, para o tratamento de cicatrizes de acne e rugas. Para que se tenha início as microperfurações, as agulhas devem estar estéreis, seguindo as recomendações da Anvisa.

Pelas inserções das agulhas é normal que haja sangria, contudo, esse sintoma é benéfico, uma vez que ajuda na cicatrização. Assim sendo, o profissional aproveita o sangue para espalhá-lo na área, fazendo com que se possibilite a formação de um novo tecido após a sessão. Isso é possível graças às substâncias presentes no tecido conjuntivo, chamados fatores de crescimento dérmico, que atuam nutrindo a pele.

A sangria resultante do microagulhamento acaba por motivar o medo da sessão, popularizando ainda o nome popular “terapia do vampiro”. Contudo, tenha em mente que o processo é bem tranquilo e praticamente indolor.

LEIA TAMBÉM: Microagulhamento capilar: o que é, antes e depois e valor

antes e depois microagulhamento

Microagulhamento antes e depois

O microagulhamento, como dito, é capaz de proporcionar uma série de benefícios a pele. Assim sendo, após a técnica, o paciente pode perceber uma pele mais suave, uniforme, jovem e bonita.

Com a aparência renovada, o paciente é beneficiado também com a renovação da autoestima, com a restauração da autoconfiança, bem-estar e qualidade de vida.

Os benefícios do microagulhamento podem ser percebidos de forma quase imediata, já que os microfuros feitos se fecham imediatamente, cessando o sangramento.

Após a sessão, é possível perceber a descamação da pele na região, quando utilizadas agulhas maiores, mas, se diferenciando do peeling de cristal, o efeito não é profundo, não havendo a formação de crostas.

Quando utilizadas agulhas pequenas, as vantagens da técnica costumam a proporcionar um resultado final mais satisfatório depois de 4 sessões, devendo-se respeitar um intervalo de 30 dias entre elas para que haja a recuperação da pele. No caso das agulhas maiores, o especialista pode indicar que sejam feitas apenas 2 sessões.

Considerando que pela técnica há o estímulo da produção de colágeno, para a maior percepção dos benefícios o ideal é aguardar 3 meses.

Microagulhamento antes e depois, quais os cuidados necessários?

Com a realização do microagulhamento, o paciente deve se atentar às orientações e aos cuidados passados pelo dermatologista para que se recupere tranquilamente, evitando ainda complicações no futuro.

Entre os cuidados que devem ser tomados no pós-procedimento estão:

  • Evitar o uso de maquiagem e protetor solar nas 24h seguintes;
  • Evitar utilizar produtos dermocosméticos por 24h – com exceção daqueles passados pelo médico;
  • Iniciar a aplicação diária do filtro solar apenas no dia seguinte;
  • Evitar a exposição ao sol por no mínimo 45 dias – sob o risco de manchas na pele;
  • Uso de água termal e produtos cicatrizantes para ajudar a recuperação da pele.

Vale ter em mente, que tão importante quanto os cuidados pós microagulhamento, na recuperação, é a preparação da pele para receber o processo, uma vez que esse irá a sensibilizar.

Entre as medidas a serem adotadas estão:

  • Evitar a exposição solar nos dias próximos a sessão – uma vez que a pele não deve estar bronzeada;
  • Cuidado para não lesionar a pele;
  • Utilizar corretamente os produtos indicados pelo profissional responsável, como antioxidantes e clareadores para tons de pele mais escuros – que devem começar a serem usados 30 dias antes da data do microagulhamento;
  • Interromper o uso de ácidos na pele por 72 a 48 h antes do procedimento.

Riscos e contraindicações

Ainda na avaliação, o profissional responsável deverá considerar as possíveis contraindicações, evitando prejuízos futuros à saúde:

  • Diabetes mal controlados;
  • Problemas de circulação;
  • Câncer de pele na região ou proximidades;
  • Infecção local;
  • Psoríase;
  • Herpes ativa;
  • Uso de anticoagulantes e isotretinoína nos 6 meses anteriores.

Uma vez feito em condições inadequadas, o microagulhamento pode proporcionar riscos à saúde, como acne, cicatrizes hipertróficas, hiperpigmentação pós-inflamatória, queloide, edema e infecções.

microagulhamento antes e depois 1 sessão

Microagulhamento, qual o valor?

O preço do procedimento de microagulhamento é bastante variável, tendendo a alternar quanto ao profissional responsável, clínica escolhida e é proporcional a quantidade de sessões realizadas. O investimento para o procedimento fica a partir de R$370 (trezentos e setenta reais) por sessão.

Aqui na Hamonir, você pode se beneficiar do procedimento de microagulhamento por um preço acessível e que cabe no seu bolso.

Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!

Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!

avaliação gratuita

2 Comentários

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *