mulher com manchas de espinhas

Manchas de espinhas: saiba 5 formas de solucionar o problema

Ouça este artigo
avaliação gratuita

As manchas de espinhas são um incômodo e tanto para quem tem a pele acneica, e por esse motivo é crucial saber como removê-las. Mas, não se engane! Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o jeito certo não é espremer a acne. O melhor caminho a ser seguido é optar por tratamentos indicados por profissionais.

Entre os tratamentos a serem seguidos, destacam-se o peeling, a luz intensa pulsada, o microagulhamento, a radiofrequência e o laser. Contudo, é necessário saber qual procedimento atende o seu tipo de pele, visando adquirir um número maior de vantagens. 

Confira mais aqui o que são manchas de espinhas, como identificá-las e como tirá-las do rosto:

O que são manchas de espinhas?

Quando as temidas espinhas surgem no rosto, muitas pessoas acreditam que ao espremê-las o problema será resolvido. Mas, na verdade, esse tipo de atitude apenas piora a lesão, dando ainda mais visibilidade para as marquinhas desagradáveis. Ao espremer a acne, a pessoa acaba agravando o quadro de inflamação, interferindo no processo de cicatrização. 

Mas afinal, como as manchas de espinhas surgem? O motivo do aparecimento desse malefício é que o processo inflamatório é capaz de ativar a produção de melanina. Em consequência, há uma estimulação da manifestação de marcas na pele. 

No entanto, é extremamente importante trabalhar na prevenção da manifestação desse malefício, começando pela aplicação do filtro solar. Dessa forma, torna-se possível combater os sinais nocivos do processo de envelhecimento. 

Depois que a inflamação é reduzida, ocorre uma etapa natural na pele, que é a formação de casquinhas. Por mais que seja tentador, não é recomendado retirá-las. Afinal, elas servem como uma barreira protetora para a região, portanto previne a ação nociva de microrganismos e impurezas, impedindo que o processo inflamatório se eleve. Com esses cuidados, é possível que a pessoa tenha menos marcas indesejáveis na região facial.  

Como identificar manchas de espinhas?

É possível que as manchas de espinhas apareçam na pele de formas distintas, porém é fato que elas irão surgir após a pessoa passar por um processo de inflamação. Logo, acontece uma pigmentação pós-inflamatória. 

avaliação gratuita

Dessa maneira, as marcas podem ser arroxeadas, avermelhadas ou amarronzadas. No entanto, as cicatrizes também podem ser diferentes, formando pontinhos de escura ou buracos no rosto. Nesses casos, há uma maior profundidade.  

mulher espremendo espinhas

O que influencia no surgimento de manchas de espinhas?

Por mais que muitas pessoas ainda não saibam, existem alguns fatores que podem influenciar no surgimento de manchas de espinhas, sendo eles:

Cor da pele: o aparecimento das manchas de espinhas é ainda mais frequente nas peles de tonalidade escura, tendo em vista que são mais suscetíveis a oleosidade;

Local da espinha: quando a espinha está situada em locais que possuem uma maior tendência a formação de manchas, como rosto e pescoço, é possível que a pessoa tenha uma maior quantidade de marcas na região facial; 

Remoção inadequada da espinha: ao tentar espremer a espinha sem a ajuda dos tratamentos adequados, é possível que haja um processo de hiperpigmentação da pele, responsável pela formação de manchas de espinhas; 

Exposição solar: esse agressor externo é capaz de aumentar as chances de surgimento de manchas de espinhas, especialmente nas peles que possuem mais oleosidade, elevando o processo inflamatório; 

Falta de cuidado com a pele: a rotina de skincare é fundamental, portanto, ao negligenciar esse cuidado, a pele torna-se mais propensa ao acúmulo de células mortas, o que causa a obstrução dos poros e desencadeamento do processo inflamatório. 

Quais são os melhores produtos para tirar manchas de espinhas?

Como você já deve imaginar, uma das principais medidas para tirar manchas de espinhas do rosto consiste em trabalhar na manutenção da saúde da pele. Esse tipo de cuidado faz com que uma pessoa consiga notar rapidamente uma diminuição de marquinhas indesejáveis e também de cicatrizes. 

Portanto, uma boa dica é investir na aplicação de produtos como ácido hialurônico, visto que são capazes de hidratar a face de forma adequada. Outra dica para quem busca uma maior suavidade é usar o ácido kójico, que também tem a capacidade de despigmentar a pele de uma forma ligeira. 

O ácido retinóico estimula a produção de colágeno, fazendo com que o rosto fique mais uniformizado e luminoso, perdendo os sinais de envelhecimento que antes prejudicavam a aparência. 

Por último e não menos importante, o ácido glicólico possui a capacidade de renovar as células através da esfoliação. Consequentemente, há uma descamação que deixa a região do rosto reconstruída. 

mulher fazendo tratamento para manchas de espinhas

Como tirar manchas de espinhas rapidamente? 

Se você deseja saber o que é bom para manchas de espinhas, é importante ter em mente que os procedimentos estéticos são capazes de promover melhorias significativas de uma maneira mais rápida.

No entanto, é necessário que eles sejam feitos depois de uma avaliação precisa e adequada, visando adquirir resultados benéficos e ligeiros. Confira quais os possíveis tratamentos:

  • Peeling
  • Luz intensa pulsada
  • Microagulhamento
  • Radiofrequência
  • Laser

1. Peeling

O peeling é um procedimento estético que funciona como um tipo de clareador de manchas de espinhas. Além de tudo, ele consegue amenizar a aparência das cicatrizes. Rapidamente, esse método proporciona a renovação das células de modo contínuo, o que regenera os tecidos rapidamente. O aumento da produção das fibras de colágeno e elastina, deixando a pele mais nova à medida em que as sessões são feitas. 

2. Luz intensa pulsada

Enquanto isso, a luz intensa pulsada é um tratamento que atua na derme de uma maneira benéfica, sem afetar a epiderme, que é a camada mais superficial da pele. Elas atuam nas glândulas sebáceas vermelhas, que sofrem com uma inflamação ou infecção. Em algumas vezes, as pústulas podem contar com a presença de secreção purulenta (pus).

O feixe da luz intensa pulsada é capaz de destruir as bactérias que são responsáveis pelo processo inflamatório, de modo a cicatrizar as lesões de uma maneira mais rápida. Contudo, é preciso deixar claro que esse tipo de tratamento precisa ser usado no meio de uma terapia combinada, já que não funciona isoladamente. Em consequência, as manchas de espinhas são diminuídas de uma forma mais rápida.

3. Microagulhamento

Já o microagulhamento pode ser usado isoladamente e ainda por cima é capaz de auxiliar no processo de cicatrização da acne. Esse procedimento estético consegue estimular a formação de fibras de colágeno e elastina, reduzindo as manchas de espinhas. Existem profissionais de saúde que indicam a realização combinada com o PRP (plasma rico em plaquetas) e peeling.

4. Radiofrequência

A radiofrequência é um procedimento estético que também tem a capacidade de tratar cicatrizes formadas pela acne, de maneira a diminuir as manchas de espinhas. Ela apresenta uma melhoria significativa na redução de vermelhidão e pus. É possível otimizar ainda mais os resultados desse tratamento com o laser e o microagulhamento. 

5. Laser

Por último e não menos importante, o tratamento com o laser também é bastante utilizado, de maneira a otimizar os efeitos obtidos com medicamentos tópicos e orais. Tanto que, as pessoas conseguem visualizar melhorias significativas em um curto espaço de tempo, diminuindo a inflamação. 

Existe a possibilidade de usar o laser ablativo ou não ablativo para tratar as manchas de espinhas. No primeiro caso, o objetivo é remover a superfície da pele, fazendo com que um tipo de crosta seja formado. Já na última situação o intuito do tratamento é atuar na profundidade da pele, de modo a estimular as fibras de colágeno e elastina. 

Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!

Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!

avaliação gratuita

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *