vasinhos na perna

Vasinhos na perna: saiba as suas causas e como eliminar

Os vasinhos na perna são uma das principais causas das insatisfações relatadas nos consultórios de estética.

Conheça quais são as principais causas dos vasinhos na perna e como é feito o tratamento:

O que são vasinhos na perna?

Os vasinhos, também chamados de telangiectasias ou  “aranhas vasculares” podem comprometer a estética corporal, mas principalmente nas pernas.

São dilatações de pequenos vasos sanguíneos, que podem assumir coloração avermelhada ou arroxeada. Esses vasos se encontram na derme, camada mais superficial da pele, podendo atingir o diâmetro máximo de 1 mm.

A estimativa é que 8 em cada 10 mulheres sofrem com vasinhos nas pernas, mas esse problema também é capaz de atingir homens.

Ao contrário das varizes, veias dilatadas e curvilíneas que se desenvolvem embaixo da pele, os vasinhos não possuem como edemas, sensação de peso ou cansaço.

Algumas mulheres tendem a relatar ardência no local das telangiectasias, principalmente no período pré-menstrual. Na presença desse tipo de sintomas, é importante consultar o médico vascular, já que pode ser um sinal de que a saúde vascular está comprometida.

vasinho na perna

Quais são as causas dos vasinhos?

O aparecimento dos vasinhos pode ser causado por uma série de motivações e fatores de risco. Conheça quais são:

  • Gestação – as veias se sobrecarregam pelo aumento do volume de sangue no corpo;
  • Histórico familiar;
  • Ingestão de bebidas alcóolicas;
  • Idade avançada – perda de elasticidade das veias;
  • Excesso de peso – aumento da pressão das veias das pernas;
  • Excesso de tempo sentado ou em pé – uma vez que as veias trabalham mais para bombear o sangue para o coração;
  • Sexo feminino – os hormônios femininos tendem a relaxar as veias;
  • Uso de pílula anticoncepcional, de anel vaginal ou outro hormônio.

Vale considerar que os vasinhos tendem a ser mais perceptíveis em pessoas de pele clara, enquanto tons de pele mais escuros tendem a sofrer menos com o impacto estético das telangiectasias.

Como prevenir o aparecimento dos vasinhos?

A prevenção do aparecimento dos vasinhos pode ser feita pela mudança de hábitos na rotina, optando por hábitos mais saudáveis.

Entre os cuidados que devem ser considerados na ação preventiva estão:

  • Manter uma alimentação saudável e nutritiva;
  • Evitar bebidas alcoólicas;
  • Evitar fumar;
  • Manter o peso ideal;
  • Praticar exercícios físicos regularmente;
  • Evitar ficar muito tempo na mesma posição;
  • Uso de meias de compressão;
  • Uso de apoio para os pés para quem trabalha muito tempo sentado;
  • Buscar ficar um pouco com as pernas levantadas por alguns minutos para alívio.

Vale considerar que veias e varizes de maior calibre devem ser acompanhadas por um médico vascular, cirurgião vascular ou angiologista para que o tratamento seja feito com base na causa principal do problema.

O diagnóstico das telangiectasias, por sua vez, também é feito pelo médico angiologista. A identificação é feita por meio de um exame clínico que irá avaliar as condições de saúde do paciente. O especialista também irá avaliar se há a presença de sintomas como inchaço.

Normalmente, vasos pequenos não exigem exames de imagem, mas são as particularidades do caso que poderão fazer com que a investigação seja feita de forma mais profunda.

Por fim, vale considerar que a prevenção é a melhor forma de manter as pernas lisinhas e uniformes, já que o tratamento não é capaz de fazer com que os vasos não apareçam de novo.

TRATAMENTO DE VASINHOS

Como tratar os vasinhos na perna?

Os vasinhos na perna, por conta do incômodo e desconforto que são capazes de proporcionar, acabam por ser uma das principais reclamações nas clínicas de estética.

Conheça quais são as principais abordagens que podem ser recomendadas para esse problema:

Escleroterapia

Também conhecido como aplicação de vasinhos, é a técnica utilizada para secar as telangiectasias.

Para que seja percebido os benefícios é feita a injeção de uma substância específica no % local, chamada esclerosante, que pode ser glicose ou polidocanol (espuma), que uma vez no corpo atua redirecionando a circulação sanguínea, melhorando o aspecto da pele e fazendo com que as linhas indesejadas desapareçam.

O líquido injetado irá atuar interrompendo o fluxo sanguíneo por meio da irritação e inflamação do vasinho.

Por conta das injeções, o procedimento tende a ser minimamente invasivo, podendo causar um pouco de desconforto durante a aplicação, o que varia de paciente a paciente.

Em comparação, a aplicação de polidocanol tende a proporcionar uma experiência menos dolorosa, enquanto a feita com glicose, tende a ter menos riscos de alergia e manchas (hiperpigmentação).

Tratamento com laser

A remoção dos vasinhos na perna também pode ser feita por meio de uma abordagem com laser.

O laser, por sua vez, é um equipamento capaz de emitir um feixe de luz em contato com os glóbulos vermelhos do sangue, fazendo com que os vasos queimem e desapareçam pela exposição ao calor.

Contudo, vale considerar que não é todo o tipo de laser que é capaz de tratar os vasinhos, e além da escolha do laser, é necessário optar por um profissional capacitado para que não haja complicações pelo procedimento. Entre os principais tipos de laser a serem utilizados, pode-se destacar o laser transdérmico.

No entanto, vale considerar que o resultado satisfatório só será alcançado após várias sessões, sendo o número estipulado pelo especialista. Caso a aplicação seja feita de forma incorreta, entre os riscos que podem ser percebidos estão manchas, cicatrizes, queimaduras graves, bolhas e feridas, que podem trazer danos definitivos à pele.

Tratamento com laser e escleroterapia

O tratamento dos vasinhos na perna também podem ser feitos pelo uso de um laser transdérmico. É a abordagem mais indicada para o tratamento dos vasinhos nas pernas, mas também pode ser feita em outras regiões do corpo.

O uso do laser transdérmico é usado em combinação ao procedimento de escleroterapia, já que por meio do VeinViewer (aparelho de realidade aumentada), os vasinhos podem ser melhor identificados, ajudando no sucesso da eliminação

Por meio desse tipo de tratamento as aplicações são feitas com mais segurança, eliminando as veias nutridoras que colaboram para com os vasinhos nas pernas. Ambos os tratamentos causam irritação no interior do vaso, que inflama e desaparece em um curto período de tempo.

vasinhos nas pernas

Qual o preço do tratamento de vasinhos nas pernas?

O valor do tratamento de vasinhos varia quanto ao procedimento, clínica e profissional escolhido. Além disso, o preço também pode variar quanto a extensão da área a ser tratada, localização, quanto às tecnologias usadas e quanto às sessões necessárias.

Em média, o valor do procedimento de aplicação de vasinhos fica entre R$200 (duzentos reais) a R$350 (trezentos e cinquenta reais) cada sessão.

Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!

Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *