o que causa estrias na adolescência

O que causa estrias na adolescência? Cuidados e tratamentos

Ouça este artigo
avaliação gratuita

Entender o que causa estrias na adolescência é crucial para evitar esse tipo de acontecimento, principalmente por se tratar de adolescentes.

É nesta fase da vida que ocorre o desenvolvimento humano, período propício ao estresse e ao desencadeamento de transtornos emocionais e de comportamento. Contudo, não há motivo para desespero, pois o tratamento para estrias é amplamente eficaz.

Saiba aqui o que causa estrias na adolescência e como acabar com o problema:

É normal ter estrias na adolescência?

Nos adolescentes, a prevalência de estrias relatada varia de 6% a 86% do público, acometendo regiões como glúteos, coxas, joelhos, seios, abdômen, parte inferior e superior das costas e braços superiores. Portanto, percebemos que é normal ter estrias na adolescência. 

A manifestação ocorre especialmente em indivíduos do sexo masculino, sendo encontradas em áreas como as nádegas, parte inferior das costas e joelhos. As mulheres também são afetadas, principalmente nas nádegas, mamas, coxas e panturrilhas.

Inclusive, as linhas podem ser ainda mais visualizadas em pessoas saudáveis e de peso considerado ideal durante a puberdade, em relação com o estirão de crescimento na adolescência. 

Nessa idade (12 a 18 anos), as marcas possuem um ótimo prognóstico em comparação a outros casos de estrias, e tornam-se menos evidentes com o passar dos anos.

O que causa estrias na adolescência?

As estrias na adolescência nada mais nada menos é do que uma reação inflamatória inicial que rompe o colágeno e as fibras elásticas, assim como os outros tipos de estrias. Sendo assim, ocorre uma regeneração das fibras colágenas e elásticas no caminho imposto por forças mecânicas.

avaliação gratuita

Em vista disso, podemos afirmar com clareza três principais fatores responsáveis pelo desenvolvimento de estrias nessa fase da vida:

  • Alongamento mecânico da pele;
  • Alterações hormonais;
  • Transtorno estrutural inato da pele.

LEIA TAMBÉM: O que causa estrias? Saiba como evitar o incômodo

Dicas

É normal que os jovens se preocupem com as causas de estrias na adolescência, porém existem algumas recomendações capazes de prevenir tais malefícios. 

Pensando nisso, separamos as principais dicas para que os adolescentes possam evitar o surgimento de estrias. Veja aqui:

  • Aplicar hidratante após o banho, dando preferência para aqueles que possuem colágeno e vitamina E;
  • Fazer massagens corporais com o auxílio do creme hidratante;
  • Além da hidratação física, manter o corpo nutrido com a ingestão de pelo menos 2 L de água por dia;
  • Fugir das oscilações de peso.

Como acabar com estrias na adolescência?

Afinal, como tirar estrias na adolescência? É possível? 

Justamente pelo fato de que as estrias na adolescência são consideradas mais fáceis de tratar, existem maiores números de agentes ou procedimentos capazes de reagir eficazmente a este dano. 

Às vezes, somente o uso de um creme hidratante — conheça os tipos de pele, para adquirir um específico —  é o suficiente, não só para evitar o seu surgimento, mas como também para amenizar aquelas que já nasceram, impedindo que se tornem brancas. Ou seja, somente ele isolodamente consegue resolver o malefício.

Há agentes terapêuticos tópicos que aparecem com mais frequência no tratamento para estrias, como é o caso da tretinoína e do ácido retinóico.

Eles são usados com a finalidade de atuar principalmente em casos iniciais, estimulando os fibroblastos para aumentar os níveis de colágeno nos tecidos. 

Além disso, as substâncias também são capazes de reduzir estrias envelhecidas, no entanto, são suscetíveis a reações adversas, como eritema transitório e descamação. 

Biomédicos também enxergam o ácido hialurônico e a trofolastina como dois poderosos efeitos na remoção de linhas. O ácido eleva a resistência à tração às forças mecânicas, e a centella asiática auxilia no funcionamento dos fibroblastos, e é antagonista do efeito glicocorticoide. 

Já o ácido glicólico e o ácido tricloroacético faz a disseminação de fibroblastos e por isso, aumenta os níveis de colágeno, igualmente ao ácido ascórbico, que também melhora a produção. 

Os tratamentos caseiros, como a manteiga de cacau e os óleos (azeite, amêndoa, coco, biológico), os quais não poderíamos deixar de citar, hidratam a pele por meio da hidratação cutânea. Além de que, realizam um estilo de massagem, que relaxa a área afetada, trazendo um efeito suave para a região. 

Por fim, os tratamentos estéticos para estrias visam subir a concentração de colágeno dérmico e ação fibroblástica, para proporcionar uma maior firmeza e sustentação do tecido.

Este tipo de mecanismo procura diminuir a vascularização da lesão, o enrugamento e a aspereza do tecido cutâneo, enquanto também busca disfarçar a aparência de estrias brancas. 

Logo, a elasticidade, a circulação sanguínea e a proliferação celular, voltam a funcionar normalmente através das propriedades anti-inflamatórias contidas nos procedimentos. 

Os tratamentos estéticos são considerados uma das melhores entregas de resultados para este empecilho, portanto, com certeza você já ouviu falar pelo menos de algum deles, no caso, da radiofrequência, dos lasers e luz pulsada, e da microdermoabrasão. 

Os tratamentos de radiofrequência multipolar, por exemplo, podem ser otimizados com a ação da tretinoína, e o laser fracionado pode ser uma opção de tratamento alternativo, tais questões dependerão da decisão do profissional responsável pelo caso e do objetivo do paciente.

Como acabar com estrias causadas por oscilação de peso?

Inúmeros profissionais de saúde recomendam evitar a oscilação de peso para acabar com as estrias na adolescência. Devido ao rápido crescimento e a disfunção hormonal que acontece neste período é normal que os adolescentes estejam suscetíveis ao ganho de massa gordurosa. 

Portanto, para bater a meta e se manter sempre no peso ideal, especialistas indicam subir à balança duas vezes por semana, reduzir o consumo de alimentos gordurosos e frituras, realizar exercícios físicos e interromper o exagero de comilança, especialmente em festas, férias e viagens, se for o caso. 

Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!

Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você

avaliação gratuita

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *