A radiofrequência é um dos procedimentos estéticos capazes de trazer uma série de benefícios, tanto para a face, quanto para o corpo.
Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre essa técnica, como funciona, para que serve, contraindicações e suas vantagens:
O que é Radiofrequência?
A radiofrequência é um tipo de tratamento de estética corporal e facial que utiliza a temperatura no combate à flacidez, isso por meio da contração do colágeno no rosto e/ou corpo. Dessa forma, atua favorecendo a produção de fibras de colágeno e elastina, dando uma maior sustentação e firmeza à pele.
Por meio da radiofrequência, os pacientes também são beneficiados pelo combate a rugas, linhas de expressão, gordura localizada, celulite e a amenização de manchas e cicatrizes.
Os resultados da radiofrequência podem ser percebidos já nos primeiros dias após a sessão e trazer melhoras a autoestima do paciente. É um procedimento seguro e que pode ter efeitos satisfatórios e duradouros.
O procedimento pode ser feito por um profissional técnico em estética, esteticista, fisioterapeuta ou cosmetólogo especializados.
Como funciona a radiofrequência?
Primeiramente, o profissional capacitado irá realizar a passagem de um gel específico sobre a área que irá receber o tratamento.
Para que sejam adquiridos os seus benefícios, é utilizado um aparelho que eleva a temperatura da pele para até 41ºC, sendo capaz de reprimir o colágeno do organismo e favorecer a produção de novas fibras. Pela ação desse aparelho, há uma sequência de reações fisiológicas. O equipamento é deslizado pela área tratada com movimentos circulares.
Uma vez que há o aquecimento da derme, as suas células de gordura tendem a ser eliminadas do corpo, fazendo com que seja possível perceber os seus resultados de forma gradativa já após a primeira sessão. Há a conversão de energia eletromagnética em efeito térmico no tecido biológico.
Logo após a passagem do equipamento na pele, o gel é removido e a região é limpa pelo profissional responsável pelo procedimento.
As sessões de radiofrequência possuem uma duração média de 30 segundos e são capazes de promover resultados em um curto período. Além disso, o tratamento é indolor e o paciente pode retomar as suas atividades cotidianas logo após a sessão.
Dessa forma, assim como o aquecimento das fibras elásticas e de colágeno, por conseguinte, esse processo estimula a ativação dos fibroblastos, células que estão por trás da produção do colágeno e elastina.
A radiofrequência também pode ser fracionada, que é quando o tratamento utiliza um aparelho aquecedor que não desliza sobre a pele, sendo emitidos pequenos jatos, como lasers em partes delimitadas do rosto. É a técnica mais indicada para a eliminação de rugas e linhas de expressão no rosto.
Para um melhor resultado, as sessões de radiofrequência podem ser associadas a um aparelho de ultrassom de vacuoterapia ou corrente russa, dependendo da percepção do paciente e do especialista.
O procedimento pode ser feito em qualquer estação do ano e não há necessidade de recuperação. É normal que a região fique avermelhada no momento da aplicação, mas o aquecimento é suportável e após o procedimento a pele naturalmente vai voltando a sua coloração natural.
Qual o número de sessões necessárias?
O número de sessões a serem feitas no tratamento irá depender do resultado almejado pelo paciente e das reações de seu organismo nas primeiras sessões. Normalmente, independente do número de sessões, o indicado é que as sessões sejam feitas 1x por semana, podendo ser mais, de acordo com o objetivo, ou de 15 em 15 dias.
A quantidade de consultas pode variar de acordo com a região que é feita:
Radiofrequência no rosto: Diante do tratamento de linhas de expressão, elas podem desaparecer já com a primeira sessão. Quanto às rugas mais fundas, o procedimento tende a adquirir um melhor resultado após a 5ª sessão. Quanto à radiofrequência fracionada deve durar cerca de 3 sessões.
Radiofrequência no corpo: Tem como principal objetivo eliminar gordura localizada e tratar celulite. Seu número de sessões irá depender do grau da situação, que será observada pelo esteticista. O número tende a ficar de 7 a 10 sessões.
Radiofrequência, quais os seus benefícios?
Como dito, a radiofrequência pode proporcionar uma série de benefícios para a aparência, e assim, para a autoestima, tendo como foco a renovação de sua firmeza. Entre as suas principais indicações estão:
- Tratamento da flacidez;
- Rejuvenescimento da pele – mais tonificada e harmônica;
- Combate a rugas, celulite e estrias;
- Diminuição de rugas;
- Restauração de colágeno e elastina;
- Reorganização das fibras de colágeno e elastina;
- Melhora da hidratação da pele;
- Aumento da oxigenação;
- Aceleração e eliminação de toxinas;
- Combate a estrias atróficas (qualquer estágio) e fibroses;
- Suavização de cicatrizes;
- Eliminação de toxinas;
- Ajuda na oxigenação;
- Melhora da microcirculação;
- Combate a gordura localizada na barriga, braços, flancos, culote e papada;
- Queima de gordura local;
- Redução da celulite – pelo aumento da vascularização sanguínea para o estímulo da drenagem linfática;
- Estética íntima – para o efeito de preenchimento dos lábios vulvares;
- Melhora a circulação sanguínea e linfática.
Contudo, é importante que haja a percepção e assim a indicação do especialista, que irá apresentar e guiar o paciente de acordo com o planejamento do procedimento.
Quais são as contraindicações? Possíveis riscos?
A radiofrequência é um procedimento seguro, contudo, assim como demais abordagens estéticas, possui algumas contraindicações, são elas:
- Gestantes;
- Pessoas com hipertensão;
- Pessoas que possuam alterações associadas ao aumento da produção de colágeno – como queloide;
- Pessoas com pele íntegra que possuem sinais de infecção ou inflamações locais.
Os riscos da radiofrequência, por sua vez, estão relacionados ao aquecimento necessário que pode levar a incidência de queimaduras durante o mau uso do equipamento e a sobreposição dos 41ºC estipulados. Logo, opte sempre por um profissional experiente.
O uso do equipamento feito em movimentos circulares previne o sobreaquecimento de certa região. Para evitar desapontamentos ao final do procedimento, cabe o profissional alinhar expectativas do paciente antes e ao longo do processo.
Quanto custa a Radiofrequência?
O valor desse procedimento é bastante variável, já que irá considerar a região e as necessidades do paciente, além do nível de sensibilidade da pele e do número de sessões que irão ser realizadas. O preço também tende a se diversificar quanto a localização, profissional e clínica escolhida.
Logo, cada caso é um caso, mas o valor da sessão de radiofrequência alterna entre R$ 140 (cento e quarenta reais) e R$ 350 (trezentos e cinquenta reais).
Aqui na Hamonir, você realiza o seu procedimento estético dos sonhos por um preço bem acessível!
Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!
Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!
Deixe um Comentário