uso de colágeno para autocuidado

Para que serve o colágeno? Veja 7 benefícios para aproveitar

Ouça este artigo
avaliação gratuita

Afinal, para que serve o colágeno? Essa é uma das perguntas mais comuns em relação à proteína. Os benefícios proteicos são tantos que ficamos até perdidos. Mas, é importante não esquecer de nenhum benefício.

Essa proteína é responsável por diminuir rugas e linhas de expressão, estimular o crescimento do cabelo, fortalecer as unhas, aumentar a massa muscular e prevenir doenças.

Confira mais aqui para que serve o colágeno e conheça um pouco mais sobre ele:

O que é colágeno?

O colágeno é uma proteína produzida pelo próprio organismo que entrega diversos benefícios para o corpo. Ela também pode ser encontrada em alguns alimentos, como é o caso da carne e gelatina. Por essa razão, é comumente usada como um suplemento alimentar.

Alguns produtos cosméticos também se aproveitam da vantagem dessa proteína. O motivo de tamanha versatilidade é nada mais nada menos do que a capacidade oferecida em oferecer firmeza e sustentação à pele. Consequentemente, uma melhor elasticidade é adquirida. 

Muitas pessoas possuem dúvida sobre para que serve o colágeno, mas não há nenhum segredo nisso. Ele trabalha na manutenção da firmeza e união celular, o que evita o surgimento de diversas disfunções estéticas que costumam ser adquiridas durante o processo de envelhecimento. 

Estamos falando de estrias, rugas, linhas de expressão e flacidez. Além disso, também cuida da sustentação das unhas e cabelos. Contudo, os seus benefícios também podem ser aproveitados para cuidar da saúde de uma forma geral.

A razão pela qual atua na preservação da vida saudável é a sua atuação na formação de tendões, cartilagens e ligamentos que situam-se nas articulações. Isso evita que haja um grande atrito nos ossos que seria capaz de gerar uma degeneração. 

avaliação gratuita

mulher pensando para que serve o colágeno

Afinal, para que serve o colágeno?

Muitas pessoas se perguntam para que serve o colágeno, tendo em vista que comumente vemos a proteína sendo utilizada em diversas situações diferentes. Por exemplo, ao mesmo tempo que pode ser usada para fortalecer os ossos, também é utilizada para estimular o crescimento de fios de cabelo saudáveis.

Por isso, separamos uma lista de utilidades que essa proteína consegue entregar. 

1. Diminui os sinais do processo de envelhecimento

Tendo em vista que o processo de envelhecimento é capaz de diminuir a quantidade de colágeno do organismo, é necessário considerar a utilização dessa proteína. Com o consumo, torna-se possível adquirir melhorias significativas na pele, especialmente na região facial. 

Essa reposição proteica é ainda mais recomendada a partir dos 30 anos, levando em consideração que as rugas e linhas de expressão começam a aparecer nesta idade. Com esse cuidado, homens e mulheres apresentam mudanças vantajosas na aparência.

2. Trata a osteoartrite

Para entender essa capacidade, é necessário entender do que se trata a doença. A osteoartrite é responsável por desencadear processos inflamatórios, edema e desconfortos nas articulações, fazendo com que haja uma degeneração da cartilagem, formada principalmente pelo colágeno.  

À vista de que a cartilagem é responsável pelo revestimento ósseo, há um maior amortecimento que impede o contato entre os ossos. Um dos fatores que influenciam no surgimento dessa intercorrência é a diminuição do número de colágeno produzido. 

Normalmente, esse declínio ocorre em razão do processo de envelhecimento. Por essa razão, uma boa dica é investir em suplementos de colágeno. Com isso, as inflamações das articulações são diminuídas. 

3. Trabalha no fortalecimento dos ossos

É quase impossível esquecer o fortalecimento dos ossos quando questionamos para que serve o colágeno. Afinal, essa proteína é fundamental para a sustentação óssea. Com isso, há uma maior prevenção do envelhecimento e desgaste precoce. 

Com o tempo o número proteico é reduzido, o que aumenta a fragilidade local e coloca o paciente em risco, levando em consideração que aumenta as chances de passar por fraturas. Esse processo também dificulta a cicatrização. 

Por essa razão, uma boa dica é aumentar a firmeza e densidade óssea por meio de suplementos de colágeno. Assim, também evita a manifestação de osteoporose ou osteopenia. 

4. Eleva a massa muscular

Por mais que muitos indivíduos ainda não saibam, o colágeno também serve para manutenção do fortalecimento muscular. A partir da ingestão suplementar, funciona de maneira a entregar mais firmeza. 

Isso eleva a quantidade de massa, de modo a entregar a síntese proteica muscular, como é o caso da creatina. Por esse motivo, muitos amantes de esportes desejam usufruir dessa alternativa. 

5. Evita problemas cardiovasculares 

Levando em consideração que o colágeno está incluído na estrutura das artérias, é possível compreender como ele é responsável por proporcionar uma melhor elasticidade dos vasos sanguíneos. Assim, o transporte do sangue do coração para as outras partes do corpo é facilitado. 

A partir do momento em que essa proteína está em falta, as artérias acabam ficando mais enfraquecidas, o que eleva as chances do paciente ter aterosclerose. Essa condição é uma das principais causas para o estreitamento das artérias.

Dessa maneira, maiores são as chances de passar por um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC). O uso de suplementos é benéfico para estabilizar a saúde cardiovascular. Com isso, diminui-se as chances de manifestação de diversas doenças. Também é importante ressaltar que essa utilização atua na elevação dos níveis de HDL, o colesterol bom. 

6. Fortalece as unhas

Se você é uma pessoa que gosta de cuidar das unhas, pode tirar proveito desse benefício do colágeno. Nesse caso, a proteína trabalha para manter a estabilidade da estrutura. Ou seja, ela atua na formação da queratina, que é o componente de maior relevância.

Por isso, é essencial para unhas quebradiças, descamadas e danificadas. As pessoas que enfrentam esse problema e não sabem o que fazer podem investir nesse tipo de tratamento. 

7. Deixa as madeixas mais bonitas 

Por fim, ao responder para que serve o colágeno, também é importante não se esquecer do cuidado com as madeixas. A proteína ajuda no crescimento de fios mais saudáveis, entregando sustentação e elasticidade. Com isso, faz com que as mechas fiquem mais flexíveis. 

Consequentemente, a aparência fica mais jovial, o que acarreta uma melhoria significativa na autoestima. Com o uso, é formada uma película que funciona como uma segurança para a fibra capilar. Ou seja, faz com que o cabelo não sofra danos pela exposição solar ou outros agressores externos.  

Qual o melhor tipo de colágeno?

Com a grande procura pelo colágeno, é comum encontrarmos a proteína sendo vendida de maneira pronta, especialmente em farmácias ou lojas de produtos naturais. Ou seja, é muito fácil achá-lo.

Em razão de seus inúmeros benefícios, muitos indivíduos querem comprá-lo logo de cara. No entanto, é importante verificar se o colágeno é hidrolisado. Dessa forma, é possível obter uma maior absorção e digestão de proteínas. 

Além do mais, torna-se crucial compreender que essa ingestão não é suficiente. Também é necessário investir em uma alimentação saudável e equilibrada. 

Entre os principais alimentos a serem consumidos de maneira benéfica, destacam-se:

  • Feijão;
  • Lentilha;
  • Clara de ovo;
  • Brócolis;
  • Frango;
  • Cenoura;
  • Alho;
  • Laranja;
  • Acerola;
  • Limão;
  • Abacaxi;
  • Semente de linhaça;
  • Castanha de caju.

mulher depois de tomar colágeno

Quem deve tomar colágeno?

Agora que você já sabe para que serve o colágeno, é importante entender quais são as indicações do seu uso. Em suma, a proteína é ainda mais recomendada para pessoas acima de 30 anos, tendo em vista que é nessa idade que o organismo apresenta um declínio na estimulação e produção proteica.

Nessa etapa, o processo de envelhecimento começa a se manifestar. E assim inicia-se a formação de rugas e linhas de expressão. Mas, se você sofre com queda capilar, unhas quebradiças ou doenças músculoesqueléticas e cardiovasculares, é válido conversar com um profissional de saúde para saber se o suplemento é uma boa ideia para a sua condição. 

É bom tomar colágeno todos os dias?

Por mais que o uso do colágeno seja contínuo, é necessário tomar cuidado com a sua administração em grande quantidade. Em algumas situações, a proteína é capaz de causar alergia alimentar.

À vista disso, o mais indicado é conversar com um profissional de saúde qualificado e experiente a respeito da utilização para evitar maiores problemas. Com isso, você adquire um uso personalizado e seguro. 

Qual o efeito do colágeno no corpo?

Depois que você descobriu para que serve o colágeno, com certeza ficou mais fácil entender o motivo de seu consumo ser tão requisitado. Cada vez mais observamos pessoas procurando por esse suplemento, alegando que os efeitos são bastante positivos.

De modo geral, os resultados costumam ser vistos de uma maneira rápida. Para quem já possui uma dieta balanceada e equilibrada, as diferenças significativas podem ser visualizadas em um espaço de tempo ainda menor. Normalmente, é preciso aguardar um período de dois meses para agraciar as vantagens. 

Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!

Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!

avaliação gratuita

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *