mulher com estrias na barriga

Estrias na barriga: por que surgem e como tratá-las?

Ouça este artigo
avaliação gratuita

As estrias na barriga se tratam de uma disfunção estética que aparece no corpo de uma mulher devido ao estiramento de pele, que acontece principalmente durante o período gestacional. Isso acaba influenciando no emocional das gestantes, fazendo com que percam a confiança na aparência e tenham baixa autoestima.

Mas, apesar da procura por procedimentos estéticos que possam solucionar o problema, recomenda-se conversar com um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tipo de tratamento. Dessa forma, é possível assegurar a saúde do feto e garantir que os resultados sejam eficazes, visando entregar mais amor próprio e segurança.

Neste momento, veja o que são estrias na barriga, por que surgem e quais são os tratamentos disponíveis para retirá-las:

O que são estrias? 

As estrias são o resultado de uma inflamação que acontece na derme (camada mais intermediária da pele), que gera o rompimento das fibras de colágeno e elastina. Por esse motivo, ela costuma surgir em regiões que são mais suscetíveis à distensão da pele, como braços, mamas, nádegas, coxas e barriga. 

Geralmente, ela aparece com a tonalidade vermelha, mostrando que acabou de ser formada. O motivo da coloração avermelhada é que o seu surgimento é acompanhado de uma grande densidade de fluxo sanguíneo na região afetada, que demonstra o processo de inflamação. 

Enquanto isso, as estrias roxas ainda estão enfrentando essa inflamação, porém ainda não passaram pelo processo de cicatrização. Por fim, as estrias brancas são aquelas que já envelheceram e viraram cicatrizes, portanto acaba sendo mais difícil de serem tratadas. 

À vista disso, é indicado iniciar os tratamentos para estrias na barriga o mais rápido possível. Quanto mais cedo a disfunção estética for tratada, maiores serão as chances de obter sucesso nos cuidados. Por isso, não vale a pena esperar para que a marquinha se torne esbranquiçada, já que isso significa que seu desaparecimento será mais complicado. 

mulher apontando para estrias na barriga

avaliação gratuita

Por que as estrias na barriga surgem?

É fato que o período gestacional traz várias mudanças na vida de uma mulher, tanto no sentido físico quanto no sentido emocional. Nessa etapa, a autoestima da gestante fica bastante balançada, tendo em vista que as estrias na barriga começam a surgir. 

Quando isso acontece, a disfunção estética recebe o nome de estrias gravídicas ou gestacionais. A razão para essa manifestação corresponde às mudanças hormonais que ocorrem no corpo da mulher, que resulta em um aumento de peso. Na maior parte das vezes, esse fator pode ser observado a partir do terceiro trimestre. No entanto, não é possível estabelecer um período exato. 

Além disso, é importante ressaltar que o aparecimento das estrias na barriga em gestantes não é uma regra. Em alguns casos, essa manifestação é influenciada por fatores hereditários. Também há a possibilidade da mulher fazer menos cuidados com a pele durante a gravidez ou possuir uma idade mais jovem, já que mulheres mais novas tendem a ter mais estrias. 

Pode fazer tatuagem para cobrir estrias na barriga?

Em razão da autoestima baixa e falta de confiança, muitas mulheres recorrem a clínicas de estéticas para procurarem procedimentos que tratem suas imperfeições. Por isso, é muito comum que perguntem a respeito de tatuagem para disfarçar estrias na barriga, que nada mais é do que um tipo de camuflagem. 

No entanto, é importante deixar claro que nenhuma gestante deve se submeter a procedimentos estéticos, tendo em vista que são métodos contraindicados. Portanto, buscar a ajuda de um profissional de saúde antes de fazer tatuagem feminina na barriga para esconder estrias e qualquer outro tipo de técnica é fundamental. Dessa forma, é possível evitar maiores complicações. 

Essa é uma forma de priorizar a saúde do feto e da mãe. No futuro, é possível conversar com um especialista para saber quais são as opções de tratamento no momento. 

Quais são os tratamentos para estrias na barriga na gravidez?

Os tratamentos para estrias varia de pessoa para pessoa. Por esse motivo, é recomendado avaliar quais foram os fatores responsáveis pelo seu surgimento, tendo em vista que isso também influencia na possibilidade de realizar procedimentos estéticos ou não. 

Afinal, mulheres grávidas não podem passar por esse tipo de tratamento para evitar complicações durante o período gestacional. Caso esse seja o caso, é recomendado esperar um tempo até que um profissional de saúde permita a adoção de novos cuidados.

Neste momento, veja quais são as técnicas recomendadas para retirar as estrias na barriga durante a gravidez. 

Uso de cremes e óleos 

Muitas mulheres se perguntam o que passar na barriga para evitar estrias na gravidez, visto que esse tipo de tratamento é o mais viável, já que não é capaz de promover danos ao bebê. 

Sendo assim, é indicado usufruir dos benefícios de cremes e óleos que podem ser usados por mulheres grávidas no dia a dia sem provocar riscos. Mas, para que essa utilização realmente faça efeito, a mulher também precisa adotar um estilo de vida mais saudável, controlando o peso de forma regular. 

Drenagem linfática 

A drenagem linfática é um tratamento estético recomendado para as mulheres que possuem estrias na barriga, especialmente para aquelas que estão passando pelo período gestacional. Esse procedimento é capaz de diminuir a presença de inchaço, sendo responsável pela distensão da pele. 

Ele também é uma boa opção para quem também quer ter outros benefícios, como é o caso da diminuição do inchaço nas pernas e nos pés. No entanto, os profissionais de saúde aconselham que a drenagem seja feita apenas depois do terceiro mês de gravidez. 

Inclusive, é preciso que a técnica seja feita por um especialista e equipe médica responsável e capacitada. Afinal, caso as pessoas façam a massagem de forma incorreta, é possível que haja riscos irreversíveis, como um parto prematuro. 

Existem, ainda, mulheres que pensam em optar pela laserterapia. De fato, o laser não tem a capacidade de causar danos ao feto. Mas, os feixes de luz não devem ser aplicados na região da barriga ou em regiões próximas. É por esse motivo que o tratamento costuma ser considerado seguro. Mas, é possível que as gestantes façam para retirar as estrias na barriga e acabam adquirindo manchas. 

tratamento para estrias na barriga depois da gravidez

Estrias na barriga antes e depois da gravidez

Como você viu, a assistência de um profissional de saúde é fundamental para a retirada de estrias na barriga de uma forma segura, levando em consideração que esse cuidado ajuda a prevenir maiores complicações. 

De todo modo, o mais recomendado é que a gestante espere um determinado espaço de tempo para fazer tratamentos estéticos. Depois da autorização médica, é indicado realizar os seguintes questionamentos para o especialista:

  • É possível fazer o tratamento amamentando?
  • O tratamento vai me causar desconfortos?
  • Os efeitos são permanentes? 
  • O procedimento vai me deixar com cicatrizes? 
  • Quais são as reações adversas?
  • Preciso adotar algum tipo de cuidado depois da realização da técnica?

Logo, também é aconselhado pensar nas suas perspectivas do futuro. Por exemplo, aconselha-se se certificar que não quer ter outros filhos futuramente, levando em consideração que outra gravidez pode influenciar no surgimento de novas estrias na barriga. 

Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!

Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!

avaliação gratuita

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *