espremer cravos

Espremer cravos faz mal? Veja se pode ser prejudicial!

Ouça este artigo
avaliação gratuita

A atitude de espremer cravos no rosto é extremamente prejudicial para a saúde da pele e muitas pessoas nem sequer imaginam. Quando isso acontece, o cravo evolui para uma espinha inflamada e acaba gerando manchas na região facial.

Se você é uma pessoa que tem essa mania, veja aqui quais procedimentos estéticos podem ser benéficos para essa situação

Espremer cravos faz mal?

Espremer cravos é um hábito que a maioria das pessoas adotam há muito tempo, mesmo sem perceber que estão fazendo algo de errado. É por esse motivo que os dermatologistas recomendam realizar limpezas de pele em clínicas de estéticas em vez de espremer os cravos por conta própria. 

O motivo disso é que a atitude de lesionar esses incômodos que atormentam o rosto acaba sendo extremamente nocivo. Ao fazer isso, a pessoa acaba fazendo com que o sebo e as bactérias se afundam no poro, o que acaba gerando um processo inflamatório e consequentemente a espinha. 

Sem contar que, esse tipo de atitude também provoca manchas. E para piorar, espremer cravos torna a pele mais suscetível a enfrentar infecções, que podem não ter nenhum tipo de complicação ou até mesmo danos abrasivos. Então, sim, esse tipo de ação faz mal e não deve ser exercida. 

Afinal, o que são cravos?

A estrutura que abriga a raiz do pelo e a glândula sebácea (glândula responsável pela produção de sebo) se chama folículos sebáceos e é situada na parte interna da pele. Depois que o sebo é produzido, ele é liberado na pele para trabalhar na sua hidratação, lubrificação e formação de uma barreira cutânea (barreira de proteção que mantém a integridade da pele. 

A partir do momento em que o folículo piloso se abre, chamamos de poros dilatados, que aumentam a sua dilatação em virtude do acúmulo de impurezas na região cutânea, como restos de maquiagens e poluições, por exemplo. Por esse motivo, obviamente uma pele que enfrenta mais oleosidade sofrerá com uma maior quantidade de cravos, já que isso contribui para o entupimento dos poros. 

mulher pensando em como espremer cravos corretamente

avaliação gratuita

Como espremer cravos corretamente?

Assim como falamos logo no início do artigo, não é recomendado espremer os cravos por conta própria, levando em consideração que isso pode ser extremamente prejudicial tanto para a saúde da pele quanto para a sua aparência. 

Embora muitas pessoas pensem que isso seja a solução, o ideal é procurar por uma ajuda profissional em uma clínica de estética. Cumprindo o primeiro passo de não lesionar ainda mais a acne, o ideal é buscar pela retirada completa do cravinho que está incomodando a sua região facial. 

Depois de consultar um especialista e começar a realizar as sessões, ele irá determinar qual periodicidade é melhor para você. Por exemplo, uma pessoa que possui uma maior quantidade de cravos e outras impurezas na pele precisa de um tratamento mais potente, enquanto outras podem realizar as sessões em um intervalo maior. 

De todo modo, os resultados são bastante satisfatórios e fazem com que o rosto fique rejuvenescido, saudável e higienizado. Acima de tudo, a pele passa a ficar uniforme. Para otimizar ainda mais esses efeitos, é possível optar pelo uso de ácidos, como é o caso de ácido salicílico e glicólico.

Além de impedir que os poros se obstruem, eles também evitam que o paciente tenha que passar por esse desagrado várias vezes. Em consequência, a oleosidade também é diminuída, caso o tratamento siga o tratamento adequadamente. 

Embora muitos pacientes se perguntem se tem como amolecer cravos para espremer, não há alternativa melhor do que procurar uma clínica de estética bem-avaliada e eficiente. Até porque, somente o ato de espremer cravos em casa não impede que novos sejam formados no futuro. Portanto, a hidratação da pele com produtos específicos indicados por um especialista experiente é fundamental. 

Como evitar o surgimento de cravos?  

Se você é uma pessoa que sempre gostou de espremer cravos, é fundamental ter em mente que essa não é a alternativa mais eficaz para tratar a pele acneica. Mas, isso não significa que a prática de skincare em casa não está liberada. Pelo contrário, ela deve ser adotada e seguida corretamente. 

Entre os principais cuidados a serem adotados, destacam-se:

  • Utilizar produtos específicos para a pele oleosa ou para o seu tipo de pele;
  • Utilizar protetor solar com toque seco diariamente;
  • Não se esquecer de hidratar a pele durante o dia e noite;
  • Retirar a maquiagem antes de dormir;
  • Adotar uma dieta equilibrada e manter o sono regulado. 

mulher tentando parar de espremer cravos

Quais procedimentos evitam o surgimento de cravos? 

Já que o ato de espremer cravos não é a alternativa ideal para evitar o surgimento para evitar o surgimento da acne, os profissionais de estética podem recomendar procedimentos estéticos que apresentam bastante eficácia e efeitos positivos.

Por essa razão, o recomendado é pedir a opinião desses especialistas para saber qual tratamento mais se adequa a sua situação. Afinal, a maioria das pessoas podem ter a mania de espremer cravos, mas isso não significa que cada pessoa possui um tipo de agravamento diferente. 

Neste momento, veja quais são os procedimentos estéticos que mais evitam a acne. 

Microagulhamento

Também chamada de terapia de indução de colágeno e dermaroller, o microagulhamento é um método que conta com o auxílio de microagulhas. O objetivo desse tratamento é promover uma perfuração na pele que irá atuar de forma benéfica para a saúde cutânea. 

Por mais que seja um pouco invasivo, o microagulhamento cria um tipo de inflamação que estimula as fibras de colágeno e elastina a exercerem os seus respectivos papéis, promovendo melhorias significativas para a pele. 

Portanto, a atitude de espremer cravos deve ficar para trás. Desse modo, é possível obter diversos tipos de benefícios, como é o caso de diminuição de manchas que acometem a região facial, até mesmo por causa da exposição solar. 

De modo geral, há como afirmar que esse procedimento não é apenas indicado para pessoas que estão acostumadas a espremer cravos, como também para aquelas que querem se livrar dos efeitos do processo de envelhecimento. 

Peeling superficial

Assim como o próprio nome já indica, o peeling superficial é um procedimento estético que atua na camada mais superficial da pele, a epiderme. Depois da aplicação, é normal que a pele comece a se descamar com a ação dos ácidos utilizados, de maneira a estimular e formar novas fibras de colágeno e elastina. 

Não há como negar que esse tratamento é um ótimo aliado de quem tem a mania de espremer cravos, à vista de que evita a manifestação tanto de cravos quanto de espinhas. Ele também consegue diminuir as cicatrizes de acne, o que é um grande benefício. 

Laser 

O laser é um tipo de tratamento estético que é capaz de atuar contra as bactérias que podem invadir a pele. Por isso, ele pode ser usado para evitar processos inflamatórios. Sem contar que, ele também faz com que a produção de sebo seja menor, sendo extremamente vantajoso para quem quer parar de espremer cravos e não consegue por mania.

Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!

Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!

avaliação gratuita

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *