corrente russa

Corrente russa: o que é, como funciona e benefícios

A corrente russa é um procedimento estético capaz de trazer benefícios não só para a aparência, mas também para a saúde.

Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre a corrente russa, como funciona, para que serve, benefícios e contraindicações:

O que é corrente russa?

A corrente russa, eletroestimulação russa ou eletroestimulação, é uma técnica utilizada não só na estética corporal e facial, mas também na fisioterapia.

A técnica se baseia na estimulação de ondas elétricas de alta frequência. É realizada por meio de um equipamento de estímulos elétricos de baixa e média frequência que acabam por provocar uma contração muscular em planos profundos do local de sua aplicação.

Por meio da contração da musculatura, se estimula a circulação sanguínea, reduzindo assim a flacidez, celulites e melhorando o tônus muscular, seja das pernas, braços, glúteos, barriga, etc.

A técnica pode ser feita no corpo ou rosto, sendo um tratamento terapêutico em alguns casos específicos.

O nome corrente russo, apesar de sugestivo, é devido ao seu surgimento na Rússia na década de 80. Os profissionais que podem fazer o procedimento são médicos dermatologistas ou fisioterapeutas devidamente capacitados.

Entre as áreas mais comuns da aplicação estão abdômen, glúteos, área interna das coxas, membros superiores, no rosto, pescoço e membros inferiores.

para que serve corrente russa

Para que serve a corrente russa?

Como dito, a corrente russa pode ter várias indicações, devido às vantagens que é capaz de proporcionar.

Na estética, a corrente russa é indicada para potencializar os abdominais e fortalecer os glúteos e pernas.

Além disso, graças a contração muscular, o procedimento é capaz de ajudar no aumento da força e resistência, sendo uma boa indicação para atletas melhorarem o rendimento. Na fisioterapia, a abordagem ainda pode ser utilizada no tratamento de pessoas que sofreram um AVC, com atrofia muscular ou paraplegia e não conseguem contrair os músculos efetivamente.

Por fim, a eletroestimulação ajuda na recuperação do tônus muscular com o auxílio de um aparelho de eletroterapia. Para que o procedimento possa combater a celulite nos glúteos e pernas, ou ajudar na perda de gordura localizada, a indicação é que esteja associado a atividades físicas periódicas e a uma dieta saudável e balanceada.

Como funciona?

Na corrente russa, é utilizado um aparelho específico para o procedimento, com placas de silicone e eletrodos, sobre a pele antes preparada com gel condutor. Para a realização segura do procedimento são acopladas cintas de elástico na região a ser tratada, que é estimulada e acaba por emitir impulsos elétricos, levando a contração muscular.

Dessa forma, os eletrodos do aparelho são posicionados sobre os músculos, havendo um estímulo similar ao que é enviado ao cérebro para que os músculos contraiam, havendo uma contração involuntária.

Buscando potencializar o efeito, o profissional responsável pode pedir que o paciente contraia o músculo ao mesmo tempo, sempre que houver estímulo.

A corrente de média frequência utilizada é alternada de 2.500 Hz em sessões de 5 a 20 minutos, não havendo risco de choque elétrico. Contudo, é normal que sentir dores em diferentes níveis, de acordo com a intensidade da corrente.

O profissional deve se preocupar em não sobrepor músculos agonistas ou antagonistas ao mesmo tempo.

Quando realizada em casos de reabilitações, podem ser necessárias sessões diárias do tratamento, com duração de 10 a 15 minutos.

Quais são os benefícios?

São vários os benefícios que a técnica é capaz de proporcionar, alternando quanto a área em que é feita e quanto ao seu objetivo principal. Entre as suas principais vantagens estão:

  •   Fortalecimento do abdômen;
  •   Definição da musculatura;
  •   Combate a flacidez muscular e celulite;
  •   Combate a atrofia muscular;
  •   Melhora do tônus muscular;
  •   Recuperação do tônus muscular pós-parto e pós-emagrecimento, e antes e depois da lipoaspiração;
  •   Melhora da circulação sanguínea – aumento do fluxo sanguíneo;
  •   Aporte de enzimas e nutrientes na corrente sanguínea;
  •   Liberação de ácidos graxos livres;
  •   Quebra de depósitos de gordura localizada;
  •   Diminuição de líquidos retidos;
  •   Melhora da resistência e níveis de desempenho;
  •   Redução dos espasmos musculares e edemas;
  •   Tratamento de hipertrofia;
  •   Remodelação muscular;
  •   Maior tonicidade muscular no pescoço;
  •   Ajuda no relaxamento muscular após treinos mais intensos;
  •   Melhora da cicatrização

Além disso, demais benefícios do procedimento é que ele é indolor e tende a trazer resultados satisfatórios com o tempo. Por fim, há um corpo ou rosto mais tonificado e modelado. Em comparação com a atividade física, 10 minutos de eletroestimulação russa se comparam a 400 abdominais feitos de forma correta, mostrando a sua eficácia.

Corrente russa e emagrecimento

A corrente russa, mesmo considerando todos os seus benefícios, não tem os seus efeitos igualados ou até mesmo superiores a um estilo de vida saudável e com a prática de atividades físicas ativas. Logo, a sua realização não deve substituir a prática de exercícios físicos.

O real efeito da corrente russa, se feita nas condições corretas, com a contração em meio aos estímulos elétricos, consegue atrair ainda mais fibras musculares.

Logo, sozinha a técnica não é capaz de levar ao emagrecimento, devendo ser coadjuvante ao tratamento com exercícios físicos regulares e uma alimentação correta. Uma vez que a corrente atua na camada muscular, irá reduzir a flacidez, mas não será capaz de agir na camada de gordura para tal efeito.

Quantas são as sessões necessárias?

O número de sessões vai variar de acordo com a necessidade, com o objetivo e quanto ao condicionamento do paciente. Os hábitos ainda são levados em conta, já que uma pessoa com vida ativa pode precisar de um menor número de sessões do que pessoas sedentárias.

No início, o indicado é que o paciente realize cerca de 10 sessões com intervalo mínimo de 48h entre as sessões para que seja percebido um resultado positivo ao final. Os efeitos e seus benefícios, por sua vez, podem ser percebidos a partir da terceira ou quarta sessão.

Cada sessão dura em média 30 minutos, e dependendo da área a tratar, o intervalo entre uma sessão e outra pode ser de apenas 2 dias.

Quais são as contraindicações?

Como qualquer procedimento estético, a corrente russa também possui as suas contraindicações. São elas:

  •   Gestantes;
  •   Lactantes;
  •   Pessoas com varizes;
  •   Casos de trombose;
  •   Doenças circulatórias;
  •   Doenças cardiovasculares.
  •   Pessoas com marcapasso;
  •   Epilepsia;
  •   Próteses metálicas;
  •   Hipertensão ou hipotensão fora de controle;
  •   Diabetes;
  •   Problemas hepáticos e renais;
  •   Pessoas com doenças pulmonares.

corrente russa antes e depois

Corrente russa, antes e depois

Após a realização da corrente russa, vale considerar que o seu aparelho emite correntes elétricas por eletrodos, dessa forma, atinge as camadas mais profundas da pele, atuando diretamente na gordura.

O seu processo de recuperação tende a ser rápido e tranquilo, permitindo que o paciente não precise restringir certas ações de seu dia-a-dia. Contudo, é normal que sejam sentidas dores musculares leves e moderadas, não havendo risco de danos à pele.

Sessões de manutenção podem ser necessárias para a duração dos benefícios da técnica. Ao final, há a renovação da autoestima pela percepção de uma aparência mais saudável e de uma pele de maior sustentação.

Quanto custa a corrente russa?

O preço da corrente russa tende a ser bastante variável, considerando a área a ser tratada, a indicação do procedimento, profissional, quanto a clínica e a sua localização.

Além disso, quando o procedimento é associado a outra técnica, o preço tende a encarecer.

O preço médio da eletroestimulação tende a ficar por volta de R$ 70,00 (setenta reais).

Aqui na Hamonir, você realiza o seu procedimento estético dos sonhos por um preço bem acessível!

Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!

Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *