como abrir uma clínica de estética

Como abrir uma clínica de estética: um guia completo

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Você tem o sonho de abrir uma clínica de estética, mas não sabe como começar e qual o passo a passo necessário?

Buscando descomplicar essa dúvida, fizemos esse artigo completo contando com tudo o que você precisa levar em consideração em seu período de investimento:

Como abrir uma clínica de estética?

Com a valorização da estética cada vez mais recorrente, abrir uma clínica ou franquia de estética pode ter se tornado cada vez mais atraente e lucrativo.

O que não é um conceito errado, já que de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) o ano de 2020 o Setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos teve um crescimento de 5,8% mesmo diante do contexto da pandemia.

Assim sendo, o mercado da estética vem se mostrando e ganhando ainda mais espaço como um dos nichos mais prósperos, não só no Brasil, mas no mundo.

Assim como abrir qualquer tipo de negócio, abrir uma clínica de estética requer que se leve em conta alguns passos importantes e decisivos para a saúde de seu negócio. Entre esses principais fatores estão:

Plano de negócios

Antes de tudo, um bom empreendimento se baseia em um bom e completo plano de negócio, que definirá o seu posicionamento no mercado, e como será o seu crescimento dentro dele.

É por meio do plano de negócios que o empreendedor será capaz de ter uma melhor perspectiva do que será a empresa e em que contexto ela irá se inserir. Contudo, além desse planejamento geral, o plano de negócios também irá atuar regulando a questão financeira e de recursos humanos presente em seu desenvolvimento.

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Por conseguinte, o plano de negócio é primordial, uma vez que descreve os pontos essenciais para a concretização do empreendimento, são eles:

  •   Objetivo;
  •   Missão;
  •   Visão da empresa;
  •   Valores;
  •   Investimento inicial – investimentos de material, em equipamentos, pagamento de funcionários e maquinário;
  •   Formato jurídico e tributário;
  •   Local da sede;
  •   Tipo de público;
  •   Lista de concorrentes;
  •   Tipo de mercado;
  •   Descrição de produtos e seus fornecedores.

Mostrando que o plano de negócios é ainda mais complexo do que apenas um planejamento base, quando bem-feito ele também engloba o plano de marketing, operacional e financeiro.

Plano operacional

O plano operacional é a parte do plano de negócios responsável pela concretização da escolha dos objetivos e procedimentos os quais a empresa irá se firmar. Aqui, para a formalização dessas escolhas feitas pelos gestores, são usados documentos e metodologias, pautando a estruturação das instalações físicas, equipamentos e localização.

Dessa forma, é a parte mais detalhada do planejamento, em que os responsáveis da organização estipulam os objetivos que eles almejam que sejam concretizados.

Nessa etapa, o empresário realiza estimativas a respeito da capacidade de produção e do número de clientes que é capaz de atender mensalmente, traçando assim as tarefas de seus funcionários. A seleção de uma equipe qualificada também influenciará no sucesso da clínica.

Plano financeiro

O plano financeiro também é de suma importância, sendo uma das primeiras fases do plano de negócios. É por meio dessa fase que é possível colher informações que irão conter em documentos como estimativas de custos, capital de giro, receitas e despesas, fluxo de caixa e lucros.

Dessa forma, é pelo plano financeiro que é possível que se reconheça se a ideia do projeto é realmente lucrativo, qual o valor total a ser investido e como será feita a materialização de todo o plano.

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Marketing digital para clínicas de estética

Contratar uma empresa de marketing e/ou ter um plano de marketing para a clínica de estética é ideal para o seu crescimento de mercado, já que aqui serão feitas todas as estratégias de posicionamento e divulgação da marca.

Considerando a valorização e a potencialidade do mercado, com cada vez mais pessoas se interessando em empreender nessa área é importante saber se destacar com relação aos concorrentes.

Nesse contexto, não se limite apenas a redes sociais e busque ser bem abrangente, delimitando o seu público-alvo pela persona, buscando atender aos espaços em que ela esteja presente. Considere canais de mídia, campanhas de divulgação, de lançamento e optar por um atendimento ao cliente de qualidade, buscando otimizar sempre, atendendo as necessidades de seu cliente.

Muitas pessoas cometem o erro de apenas montar uma estratégia de marketing com base nas grandes mídias, mas existem ferramentas na internet além das redes sociais que podem ajudar no crescimento de sua marca, como Google Meu Negócio, Facebook Ads e SEO (Search Engine Optimization), que ajuda o seu site a se posicionar nas primeiras posições do google.

Caso algum desses fatores lhe gerem dúvida, é importante considerar que existem uma série de tipos de franquia de estética de sucesso pelo Brasil, como é o caso da Hamonir. Na Hamonir, nossos franqueados são favorecidos por uma rede de apoio de marketing, a nível nacional e local para o melhor desempenho e o lucro integral por uma marca relevante no mercado.

Documentação necessária

É também através de um bom planejamento que se percebe que para abrir uma clínica é necessário ter em mãos a documentação necessária. Entre os documentos que podem ser exigidos para a abertura do CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica e o funcionamento da empresa estão:

  •   Número do CNPJ;
  •   RG e CPF dos responsáveis;
  •   Comprovante de Residência;
  •   Folha espelho do IRPF;
  •   Cópia da ficha do Cadastro Nacional – modelos 1 e 2;
  •   IPTU do imóvel;
  •   Cópia do Contrato de locação ou Compra e Venda;
  •   Requerimento Padrão;
  •   Cópia do IPTU do imóvel;
  •   Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE);
  •   Comprovante de inscrição do CNPJ – MEI, Simples Nacional ou Sociedade.

É considerando esses aspectos que a abertura da clínica de estética é feita dentro da legalidade e não gere complicações durante o seu meio tempo.

Dessa forma, para que a empresa fique dentro da legislação, considere as considerações do código de defesa do consumidor e as leis que estão diretamente associadas ao seu tipo de empreendimento, o Código Sanitário, o Código de defesa do consumidor e a LEI 6.360 de 23.09.1976, que aborda sobre a vigilância de produtos que são usados em procedimentos estéticos.

Além disso, certifique-se de consultar a prefeitura em que a clínica de estética está localizada para que sejam consideradas as suas próprias reivindicações quanto a área e manutenção. Considere que para finalizar o CNPJ, é necessário dar entrada no pedido do alvará da Vigilância Sanitária de seu município.

Por fim, você deverá dar entrada no pedido do alvará da Vigilância Sanitária do seu município. Se você não se sentir seguro durante todo o processo e tiver dificuldades, pode contratar uma consultoria contábil que realize toda essa parte burocrática.

Local ideal

A escolha do local também deve considerar alguns fatores estratégicos que serão decisivos para que você consiga alcançar e chamar a atenção de seu público-alvo e clientes em potencial.

Assim sendo, procure ser assertivo em sua escolha, considerando um local da cidade bem localizado, que possua um bom tráfego de pessoas, estacionamento disponível e acessibilidade quanto a transporte público. Considere se o local atende às determinações da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e se está com as documentações em dia.

Boa infraestrutura e estrutura

Por fim, tal como a escolha do local, questões como a qualidade da infraestrutura e estrutura também estão entre questões importantes para captar público.

A infraestrutura engloba toda a parte de equipamentos utilizados na clínica, que por sua vez, irão depender dos tipos de serviços prestados e procedimentos que irão de ser realizados. Logo, opte por materiais de qualidade e que farão a diferença no processo e no resultado de seu cliente.

Além disso, a clínica de estética deve seguir a orientação de espaço físico, também determinada pela Anvisa.

A estrutura da clínica de estética também é importante, já que além de chamar a atenção do cliente também permite a sua fidelização. Então certifique-se de investir em uma boa decoração, organização, iluminação e no conforto, para que se preze por uma boa experiência não só em meio às sessões.

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