Paciente homem sendo submetido a uma sessão de vacuoterapia

Vacuoterapia: fique por dentro dos 7 melhores benefícios!

Ouça este artigo
avaliação gratuita

A vacuoterapia é um tratamento estético que vem sendo utilizado cada vez mais. Por mais que a sua atuação seja conhecida há mais tempo, recentemente passou a ser extremamente aproveitada para a obtenção de bem-estar e qualidade de vida. 

Algumas pessoas usufruem de seus benefícios levando em consideração apenas as questões estéticas. Mas, outras aproveitam para cuidar melhor da saúde do corpo. O que importa é saber qual o objetivo do tratamento. Dessa forma, há como suprir todas as expectativas. 

Veja mais aqui o que é vacuoterapia, para que serve, onde pode ser feita, benefícios, como funciona, antes e depois, contraindicações e valor:

O que é a vacuoterapia?

Também conhecida como ventosaterapia, a vacuoterapia é um procedimento estético cuja finalidade é formar vácuos de sucção na pele. Para isso, o profissional responsável pelo tratamento pode fazer uso de diferentes tipos de ventosas. 

Por essa razão, essa técnica apresenta uma enorme versatilidade. Ou seja, pode ser utilizada em diversos tratamentos. Para saber qual ferramenta se adequa melhor a sua situação, é necessário avaliar a região a ser tratada e o objetivo do procedimento. 

Geralmente, o procedimento é usado para corrigir disfunções estéticas. Na verdade, é capaz de diminuir os sinais de celulite e gordura localizada. Nesse caso, a massagem é feita de uma maneira mais “potente”. 

Dependendo de qual resultado os pacientes pretendem alcançar, a capacidade de sucção pode ser regulada. Por isso, a potência varia de acordo com cada situação. 

A vacuoterapia vai muito mais além do que questões estéticas. Por exemplo, ela costuma ser bastante utilizada por profissionais de fisioterapia. Nessas situações, o tratamento serve de auxílio para períodos pós-operatórios, especialmente quando precisa agir nos tecidos cicatriciais e fibrosos. Mas, também pode ser benéfica para irregularidades funcionais.  

avaliação gratuita

Vacuoterapia para que serve?

Como você viu, a vacuoterapia consiste em uma linha de tratamento que realiza o deslizamento de um aparelho na pele de maneira a fazer uma sucção. O objetivo disso nada mais é do que proporcionar o deslocamento da pele do músculo.

Com isso, o funcionamento da circulação sanguínea e linfática é aprimorado. Em consequência, várias disfunções estéticas são melhoradas, como é o caso de camadas gordurosas localizadas, efeito “casca de laranja” e pele flácida. Fora isso, o seu uso também ameniza a contratura muscular (câimbra). 

Para tirar proveito desses benefícios, a vacuoterapia corporal pode ser usufruída em áreas como abdômen, costas, pernas e glúteos. É normal que o paciente sinta uma intensa sensação de calor na pele no local de aplicação, mas isso não é capaz de incomodar. 

Esse é apenas um sinal que a circulação sanguínea e linfática estão sendo ativadas. Por esse motivo, o procedimento substitui técnicas que costumam ser realizadas de forma manual. 

Onde a vacuoterapia pode ser aplicada? 

Requisitada em diversas clínicas de estética, a vacuoterapia é um procedimento multiuso. A sua utilização pode ser direcionada para diversas regiões, como cabelo, rosto e corpo. Por isso, varia de acordo com o objetivo de cada pessoa.

Por essa razão, é muito importante pensar bem sobre o que está te incomodando e conversar sobre isso com o terapeuta. 

Neste momento, confira onde o procedimento pode ser aproveitado. 

Vacuoterapia capilar 

Por mais que muitas pessoas não saibam, a vacuoterapia também pode ser usada para proporcionar mais saúde para as madeixas. Para isso, ela atua de modo com que processos inflamatórios sejam reduzidos, especialmente quando se trata de queda de cabelo. 

Fora que, também serve de auxílio para o aumento da circulação do sangue, o que estimula novos folículos e regula a oleosidade. Desse modo, os fios adquirem uma aparência de mais cuidado e zelo.

Além disso, também atua no equilíbrio do número de água, sais minerais, gordura e secreção das glândulas sebáceas e sudoríparas que residem na superfície cutânea. Ou seja, seus cuidados são direcionados para o pH da pele. 

Assim, pessoas que sofrem de alopecia androgenética e eflúvio telógeno podem tirar proveito da realização da vacuoterapia. O método também ajuda na absorção de nutrientes necessários para o couro cabeludo. 

Vacuoterapia facial 

A vacuoterapia facial costuma ser usada em diversos tratamentos estéticos que oferecem cuidados para o rosto. Um bom exemplo disso é a limpeza de pele, que oferece a retirada dos cravos provenientes da acne. 

Como esses procedimentos costumam irritar um pouquinho o local, o tratamento à vácuo atua como um tipo de drenagem, realizando uma massagem na face que diminui inchaços e aderências. Além do mais, promove uma maior absorção de ativos, fazendo com que eles penetrem mais facilmente na região. 

Vacuoterapia corporal 

Por fim, a vacuoterapia também pode oferecer vantagens para o corpo como um todo. Nessa situação, ela consegue fazer com que imperfeições sejam corrigidas, como é o caso da redução de celulite.

Além de que, diminui a tensão dos músculos. Esse é o motivo pelo qual a terapia apresenta uma enorme versatilidade, tendo em vista que pode ser aproveitada em questões estéticas e funcionais. 

A atividade de pressão negativa desse processo faz com que a circulação sanguínea seja ativada, funcionando como uma espécie de drenagem. À vista disso, costuma ser bastante procurado em clínicas de estética. 

Quais são os benefícios da vacuoterapia? 

Como você pode perceber, a vacuoterapia é um procedimento estético que pode ser usado em diversas regiões do corpo. Então, ela serve como um tratamento capilar, facial e corporal.

Mas, o que todo esse processo traz de bom? Quais são as mudanças? É possível ver alguma diferença significativa? 

A seguir, veja quais são os benefícios dessa terapia. 

1. Estimulação da produção de colágeno e elastina

Uma das vantagens da vacuoterapia que mais apresenta destaque é a estimulação da produção das fibras de colágeno e elastina. Essas fibras são responsáveis por promover a sustentação e firmeza da pele. Portanto, são elas que entregam uma maior estabilidade. 

Em consequência, os sinais de envelhecimento precoce são diminuídos. Há também uma maior prevalência de hidratação cutânea. Obviamente, uma mulher que usufrui dessa vantagem tem sua autoestima resgatada. 

Além do mais, é importante evidenciar que esse tratamento também trabalha na tonificação dos músculos, o que ressalta a sua versatilidade. 

2. Atenuação da celulite e gordura localizada 

A celulite é uma condição que faz a pele encher de “buraquinhos”. Por esse motivo, muito se ouve falar que ela é responsável por deixar algumas regiões parecidas com uma casca de laranja, como é o caso das nádegas, coxas e quadris. 

Sendo assim, trata-se de uma disfunção estética capaz de atrapalhar severamente a aparência dos pacientes. Por esse motivo, homens e mulheres recorrem ao tratamento de vacuoterapia, assim como buscam tratar a gordura localizada.

Neste tratamento, também é possível reduzir a quantidade de células adiposas de forma benéfica, o que seria difícil de ser conquistado somente com a ajuda de atividades físicas ou dieta equilibrada e balanceada.  

3. Bom funcionamento da circulação sanguínea 

Outro ponto positivo da vacuoterapia é a melhoria da circulação sanguínea. Por causa disso o sistema imunológico também é beneficiado, o que promove a manutenção do estado de saúde geral.  

Isso também ajuda a retirar substâncias que fazem mal às condições saudáveis da pele. Em razão da atividade de drenagem, o tratamento atua na sensação de relaxamento. 

4. Elevação da atividade linfática 

A elevação da atividade linfática é extremamente vantajosa para diminuir sinais de inchaço por meio de uma maior irrigação do sangue. Fora que, também apresenta a capacidade de diminuir manchas roxas da pele. 

Além disso, fornece a nutrição celular para favorecer a continuidade do metabolismo regular das células. Por essa razão, pacientes que precisam da cicatrização ligeira de uma determinada ferida recorrem à fisioterapia com o objetivo de realizar o procedimento. 

5. Alívio da tensão muscular 

O alívio da tensão muscular é um dos maiores fornecedores de bem-estar e qualidade de vida e pode ser adquirido durante a vacuoterapia. Isso é uma ótima opção para amenizar o estresse e ansiedade do dia a dia. Ou seja, corresponde a um benefício tanto para a mente quanto para o corpo. 

Essa possibilidade contém uma extrema importância para prevenir processos inflamatórios, excluindo a necessidade de passar por procedimentos mais invasivos. Com esse tratamento, torna-se possível adquirir uma melhoria significativa em um curto espaço de tempo. 

6. Eliminação de toxinas

Enquanto isso, a eliminação de toxinas consiste em uma consequência positiva da drenagem linfática. Esse fator também ajuda no retorno venoso. A atividade funciona como um tipo de exercício fisioterapêutico, o que evita futuros danos no corpo.  

7. Melhora a aparência da pele 

Por fim, com a obtenção de todos os benefícios citados anteriormente, é possível que os pacientes adquiram uma melhoria significativa da pele. Desta maneira, começam a desenvolver a autoestima e autoconfiança. 

Tudo isso reflete na forma como um indivíduo se enxerga. Os cuidados com a pele passam uma impressão de cuidado e zelo. Fora essas vantagens, é possível que haja um retardo do surgimento dos sinais de envelhecimento, amenização de manchas e cicatrizes, rapidez no processo de cicatrização, melhor tonificação e melhor maciez local. 

Mulher deitada em maca em tratamento de vacuoterapia

Como funciona a vacuoterapia?

Para fazer o procedimento, é necessário que o profissional responsável pelo atendimento saiba como usar o aparelho de vacuoterapia da maneira correta. Antes de iniciá-lo, muitos profissionais costumam aplicar um óleo vegetal sobre a região a ser tratada. Isso faz com que o equipamento consiga deslizar de uma forma melhor. 

As movimentações deste aparelho devem ser feitas de modo minucioso, seguindo um ritmo suave e cuidadoso na direção de vasos linfáticos e linfonodos. O período de duração oscila conforme a finalidade do procedimento, além da extensão do local. 

Caso haja muito incômodo devido a pressão durante a sessão, é possível pedir ao especialista para reduzir a potência do vácuo. Com isso, pode-se notar uma sensação de alívio, o que promove mais estabilidade. 

A técnica costuma ser concluída rapidamente. Depois de finalizada, é normal que os pacientes sintam uma pequena sensação de dor e observem a presença de vermelhidão na área tratada. Mas, esses sintomas são transitórios. 

Para tratá-los, é necessário apenas aplicar uma compressa fria por, em média, cinco a dez minutos. Com isso, a amenização é adquirida e a pessoa consegue tirar proveito das mudanças significativas do tratamento.  

Vacuoterapia antes e depois

Antes de aplicar o aparelho de vacuoterapia, o profissional entrega uma roupa adequada que proporciona maior conforto e aderência, de maneira a ajudar no deslizamento. Em algumas situações, optam por utilizar óleos de massagem para facilitar as movimentações.  

Assim que o equipamento é manuseado, o corpo começa a produzir uma maior quantidade de colágeno e elastina. Depois, parte para a quebra das células adiposas. Com isso, há como observar os resultados em um curto espaço de tempo.

Para adquirir um efeito satisfatório, é indicado investir na alimentação saudável e atividades físicas. Fora isso, também é indicado evitar a exposição solar. Dessa forma, os efeitos podem ser melhor aproveitados, principalmente na região do abdômen, pernas e braços. 

Quais são as contraindicações da vacuoterapia?

Na maioria das vezes, a vacuoterapia apresenta uma grande tolerância. Mas, isso não exclui a necessidade de passar por uma avaliação médica que define a finalidade do tratamento e verifica se existe algum tipo de contraindicação. 

Os indivíduos que fazem parte dos grupos de risco não devem se submeter ao tratamento em nenhum momento. Entre eles, destacam-se: 

  • Hipertensão arterial descontrolada;
  • Tumores;
  • Hérnias de disco;
  • Coagulação do sangue ou uso de medicamentos anticoagulantes; 
  • Uso de cortisona injetável;
  • Diabetes;
  • Problemas vasculares;
  • Processos infecciosos de alta evolução;
  • Gestação a partir do terceiro trimestre. 

Vacuoterapia valor 

Se você está se perguntando qual o valor da vacuoterapia, tenha em mente que não há um preço definitivo. O motivo disso é que os custos costumam variar de acordo com a clínica de estética escolhida. 

O mais importante é procurar por um estabelecimento que ofereça resultados, qualidade e segurança. É aconselhado conversar com pessoas que fizeram o tratamento no mesmo lugar para saber a satisfação e avaliação. 

Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!

Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!

avaliação gratuita

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *