tons de pele

Tons de pele: você sabe qual é o seu?

Ouça este artigo
avaliação gratuita

Que existem muitos tons de pele, nós já sabemos. Mas você já se perguntou qual é o seu?

Não tem problema se você não souber, o tom de pele é algo muito particular e peculiar.

Como não é algo tão simples assim de descobrir, trouxemos um compilado de informações para você poder tirar suas dúvidas. Esse desafio é ainda maior quando você decide ir escolher uma base para utilizar no seu rosto, não é verdade?!

Para conseguir acertar o tom correto de base, é preciso observar alguns detalhes, como por exemplo, o nível de pigmentação, a facilidade (ou a falta dela) para se bronzear, a sensibilidade, entre outros fatores.

Porém, existem outros pontos que você precisa saber sobre sua pele, antes de bater o martelo e descobrir por fim qual o seu tom de pele.

Lembrando que o tema tom de pele vai além de somente estética, entra em outras esferas como o ponto de vista social, político e biológico. Para facilitar a discussão, os dados utilizados nesse artigo estão de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Vamos lá, para descobrir qual o seu tom de pele e como identificar, fique com a gente!

Afinal, o que são os tons de pele?

Os tons de pele surgem de acordo com a genética do indivíduo, que é o ponto que determina a quantidade de melanina será produzida pelo corpo naturalmente e em relação a exposição ao sol.

avaliação gratuita

Dessa forma, a pigmentação está totalmente relacionada aos fatores genéticos, sendo herdada pela herança genética passada dos pais para os filhos. Essa pigmentação é conhecida como constitutiva.

O outro tipo de pigmentação, que é a facultativa, é o tipo de pigmentação que se ganha através da exposição solar.

tons diferentes de pele

Fototipo de pele

O fator que determina o fototipo de uma pessoa, é justamente o teor de melanina produzida pelo seu organismo, desconsiderando a interferência da exposição solar. A melanina determina além do tom de pele, a cor dos cabelos e dos olhos.

Pele muito branca e pele branca

São indivíduos que possuem a pele muito branca, podendo ou não terem sardas espalhadas pelo rosto e corpo, depende da predisposição genética.

Essas pessoas possuem uma pele muito sensível ao sol e tem dificuldade em conseguir se bronzear. O protetor solar é essencial, além de ser recomendado o uso de chapéus, blusas de manga comprida e lenços.

Já as pessoas de pele branca, possuem um pouco menos de sensibilidade que a pele muito branca, conseguindo um bronzeado mais leve e possui um pouco de melanina.

Porém, ainda é preciso evitar a exposição em excesso ao sol e utilizar protetor solar com frequência.

Pele morena clara e morena escura

Os tons de pele considerados morenos, são os mais comuns no Brasil. A pele morena mais clara possui mais melanina que as citadas anteriormente, sendo assim um tom de pele mais resistente. Mas como toda pele, ela precisa ser acompanhada de protetor solar.

Já o tom de pele morena escura, se bronzeia com mais facilidade e é mais pigmentada.

Pele negra

O tom de pele negra por sua vez, tem vários tons. Essa diversidade acontece por causa da melanina, que pode vir em diversas tonalidades diferentes.

As peles negras pode variar desde um tom mais claro acinzentado, passando por alguns tons mais amarelados, até o tom mais escuro azulado, tendo dentro dos tons, classificações entre tipos quentes e frios.

Em todas as peles negras, existem algum nível de marrom, podendo variar de marrom dourado até um marrom azulado bem escuro.

As peles negras mais escuras podem possuir um fundo esverdeado, azulado ou avermelhado. As pessoas de pele negra de países africanos, possuem um tom de marrom único, pois como em sua maior parte não houve mistura com outras etnias, ficaram com o tom de pele original.

Já as pessoas de pele negra no Brasil, possuem uma variação muito grande de uma para as outras, pois com a miscigenação, deu origem a diversos tipos de pele preta.

Os principais tons de pele negra, apesar de ter muitas variações entre elas, são:

  • Pele negra clara acinzentada: como visto anteriormente, a pele tem tom e subtom. No caso desse tom de pele negra, o subtom é frio, o cinza.
  • Pele negra clara amarelada: já nesse caso, o subtom é amarelado.
  • Pele negra escura avermelhada: a pele negra escura possui maior concentração de melanina, como dito por Daniela. Nesse tipo de pele, o pigmento é amarronzado e o subtom é o vermelho.
  • Pele negra escura azulada: esse tipo de pele também possui um subtom frio, o azul.

Como em qualquer tipo de pele, a pele negra precisa ser acompanhada de protetor solar, para proteger contra a radiação ultravioleta e contra doenças como o câncer de pele. Os cuidados com a pele são necessários em todos os tipos de tons.

menino negro albino

Pele albina

É um distúrbio genético que se caracteriza pela ausência total ou parcial da melanina (pigmento responsável pela coloração da pele, dos pelos e dos olhos). Pessoas com albinismo apresentam pele muito branca, olhos, cabelos, cílios e demais pelos do corpo extremamente claros.

Tipos de albinismo:

– óculo-cutâneo: afeta a pele, cabelos e olhos: o principal problema para a pele é a exposição ao sol, que provoca queimaduras. Se a exposição for diária e prolongada, com o passar do tempo podem surgir lesões muito graves, inclusive câncer de pele. Poucos minutos no sol, sem proteção, podem provocar queimaduras de 2º e 3º graus na pele de pessoas albinas. Em países tropicais, onde o sol está presente em todas as estações do ano, o uso de bloqueadores solares é imprescindível;

– ocular: afeta unicamente os olhos. O albinismo ocular geralmente vem acompanhado de astigmatismo e hipermetropia, movimento irregular do olho, estrabismo e fotofobia (sensibilidade à luz).

Pessoas com albinismo devem iniciar o acompanhamento por profissionais de saúde assim que o problema for detectado. A terapia visual prevenirá problemas nos olhos e na visão, proporcionando o desenvolvimento necessário para as atividades escolares, trabalho e lazer.

As principais complicações do albinismo são o câncer de pele e a cegueira.

Prevenindo as complicações:

– evitar a exposição solar direta ou indireta;
– usar óculos escuros com proteção para os raios solares (prescrito por oftalmologista);
– usar acessórios como chapéus com abas, sombrinhas e roupas de tecido com trama bem fechada;
– usar produtos com protetor solar FPS ≥ 20, para raios UVA e UVB, 30 minutos antes de sair de casa e reaplicar a cada 2 horas, se necessário.

Procure uma clínica de confiança

Alguns procedimentos como a limpeza de pele completa e a luz pulsada, por exemplo, podem te auxiliar a conseguir a pele perfeita dos seus sonhos.

Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso!

A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!

Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!

 

avaliação gratuita

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *