skin care pele oleosa

Skincare pele oleosa: passo a passo para reduzir oleosidade

Skincare pele oleosa | Quem tem uma pele oleosa sabe o quão é difícil montar uma skincare que seja capaz de proporcionar o resultado almejado na estética facial.

Isso se deve muito não só às várias necessidades da pele, o controle do efeito rebote, mas também a variedade de produtos existentes para manter os cuidados necessários.

Se você tem pele oleosa, esse artigo é para você! Veja aqui o passo a passo de como cuidar da sua pele oleosa da melhor forma:

O que é uma pele oleosa?

Primeiro de tudo, é muito importante que quem tem uma pele oleosa reconheça essa característica. Isso, uma vez que que possui uma pele com muita oleosidade é mais propenso ao aparecimento de cravos e espinhas.

Para reconhecer uma pele oleosa pode-se considerar o maior brilho da face, o aspecto pegajoso, poros abertos e dilatados, textura mais grossa, e o aparecimento da eventual acne (espinhas) e comedões (cravos).

A pele oleosa é motivada pela produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas, que por sua vez, pode ser causada por vários fatores.

Entre esses fatores pode-se citar alterações hormonais, estresse, dieta alimentar irregular, uso de produtos inadequados, limpeza excessiva, calor, fatores genéticos e falta de hidratação.

As peles oleosas, assim como as mistas (que não são secas e nem muito sebosas), possuem uma maior produção de sebo na chamada zona “T” do rosto – testa, nariz e queixo. Vale ressaltar que para peles inflamadas, pode haver piora em tempos mais quentes, ressaltando a importância dos cuidados cotidianos.

Então para evitar uma surpresa ao final da tarde ou início do dia, saber o passo a passo e quais os produtos essenciais utilizar é muito importante.

skin care para pele oleosa

Por que é importante a skincare para pele oleosa?

Para quem se preocupa com a aparência da face e com uma pele saudável, os cuidados que devem ser mantidos no dia-a-dia fazem toda a diferença. É por eles que se é possível manter a pele em seu melhor estado, prevenindo a formação de sinais e posteriormente de manchas que prejudicam a sua imagem e a autoestima.

Quanto mais cedo essas medidas forem adotadas, melhor será a aceitação e adaptação da pele, promovendo não só o controle da oleosidade, mas também livrando a pele de impurezas, microorganismos, a hidratando e protegendo dos raios solares e UV.

Afinal, como é o passo a passo skincare pele oleosa?

Como visto, é pela skincare específica para esse tipo de pele que se é possível perceber os seus benefícios.

Vale saber que, assim como ocorre no tratamento de demais tipos de pele, o da pele oleosa se baseia em etapas importantes, são elas: a limpeza, tonificação, hidratação e proteção da face.

Levando isso em conta, busque por um dermatologista ou esteticista, para que ele possa avaliar a sua pele e indicar quais são os cuidados que devem ser acolhidos na rotina.

Conheça o passo a passo da skincare ideal para uma pele oleosa:

Higienização

Antes de tudo, é importante que haja a limpeza da pele para que os poros sejam limpos e possam receber bem os produtos. A limpeza pode ser feita com uma água micelar usando uma gaze para a desobstrução dos poros, logo em seguida por um sabonete adstringente para pele oleosa, e/ou gel de limpeza com ativos seborreguladores.

O ideal é lavar o rosto com água fria e somente 2 vezes ao dia, evitando que haja assim o famoso “efeito rebote”, em que ocorre o efeito contrário do esperado e o mecanismo de defesa da pele faz com que haja o aumento da produção de sebo da pele pela remoção total da gordura da região e/ou pelo calor da água.

O indicado é que a limpeza seja sempre feita ao acordar e ao se deitar. Vale ressaltar aqui que dormir com maquiagem não é uma opção, removendo os seus resíduos usando água micelar, um demaquilante específico ou cleansing oil.

Por fim, é pela higienização da face que se é possível remover as impurezas e restos de produtos, além da oleosidade produzida pelas glândulas sebáceas.

Aplicação de água termal ou tônico facial

O uso da água termal, assim como do tônico facial, são essenciais para que haja a restauração do PH da pele, ambos atuando principalmente como calmante na pele e cicatrizante.

A água termal, considerando os seus vários benefícios à face, pode ser usada várias vezes ao dia. Para o seu uso, a água deve ser borrifada a uma distância de 20 cm sobre a pele.

Entre os benefícios da água termal estão: combate e prevenção, redução da vermelhidão no rosto, tonificação da pele, preparação da pele, aumenta a duração da maquiagem, redução de olheiras e hidratação de pele com tatuagem.

Quanto ao tônico, possui em sua composição, ativos dermoenergizantes, como água de hamamelis, que auxilia na diminuição da oleosidade, e como ácido salicílico e glicólico, que possuem uma boa atuação no controle da face. Assim, os tônicos auxiliam na higiene do rosto, atuando no controle da oleosidade acumulada ao longo do dia.

máscara facial

Uso de máscara facial

O uso de máscaras faciais também possuem um papel importante para a recuperação da vitalidade da pele, tratando a pele de forma mais profunda e prolongada. O uso da máscara também atua na hidratação da pele, fazendo com que os efeitos desse produto sejam intensificados.

Existem vários tipos de máscaras, cada uma com objetivos e propriedades diferentes. Entre os tipos de máscaras existentes estão a de argila, em creme, as sheets masks (máscaras coreanas), peel-off e máscara de ativos naturais como o carvão puro ou vitamina C.

Entre as funções da máscara podem estar a hidratação, nutrição, clareamento, tonificação, ação detox, antienvelhecimento, tratamento da acne, amenização da realidade, redução dos poros e até mesmo fazendo com que eles fiquem menos aparentes.

Contudo, ao contrário dos demais cuidados citados, a máscara deve ser usada de 1 a 2 vezes por semana, já que quando utilizada todo o dia pode ter um efeito contrário. Normalmente, o indicado é que a remoção da máscara seja feita após cerca de 20 minutos.

Produto antioxidante

A presença de antioxidantes é essencial para uma pele saudável. Na pele, o antioxidante atua atrasando ou barrando a oxidação de um substrato oxidável e neutralizando radicais livres (moléculas resultantes da poluição, da exposição ao sol e tabagismo, etc).

Dessa forma, o antioxidante é a substância que atua protegendo as células saudáveis do organismo, proporcionando benefícios como o ganho de uniformidade da pele e de maior brilho.

Além de atuar na melhora da aparência da pele, o antioxidante também atua na prevenção dos sinais do envelhecimento, prevenindo rugas, linhas de expressão e flacidez.

O antioxidante comumente pode ser encontrado em hidratantes e clareadores. Entre os tipos principais de antioxidantes estão ácido ferúlico, resveratrol, e as vitaminas C e E, sendo a C a mais recomendada.

Sérum anti-manchas

O sérum é uma substância que possui ativos que ajudam na prevenção e na correção de marcas na pele, como retinol e biopeptídeos, e antioxidantes com a vitamina C.

A textura do sérum é leve e se adapta a qualquer tipo de pele, inclusive as mais oleosas, isso graças a sua rápida absorção.

Hidratação

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a hidratação também é bem-vinda para pessoas com pele oleosa. A hidratação é um passo importante para a prevenção do envelhecimento precoce causado pelo ressecamento, atuando na renovação celular.

A indicação nesse caso é o uso de um creme hidratante com ácido hialurônico, com ação calmante e protegendo a pele, ajudando no fortalecimento da barreira cutânea e prevenindo possíveis sintomas de hidratação. O ideal é passar o hidratante com movimentos suaves para um efeito ainda melhor.

Outro componente que pode incrementar na hidratação são os prebióticos, que por sua vez ajudam na manutenção e no equilíbrio da flora bacteriana e atuam na prevenção de cravos e espinhas.

O uso de um protetor hidratante matte com cor pode fazer com que a oleosidade seja controlada e seja capaz de proporcionar vantagens para o rosto.

Ácido

O uso de algum ácido específico também pode ser indicado pelo dermatologista, geralmente em casos mais extremos.

Normalmente, são indicados o Peróxido de benzoíla, ácido azelaico, ácidos retinoicos, o ácido adapaleno, retinol e ácido retinóico, e os alfa-hidroxiácidos, tal como o mandélico, lático e glicólico.

Em caso de uso de ácido, o uso de hidratantes com base em derivados de soja, fazendo com que o ácido tenha um menor potencial irritativo.

Protetor solar

O uso do protetor solar também deve ser feito em todos os tipos de pele, protegendo a pele contra os raios solares e evitando o ganho de oleosidade da pele.

O uso do protetor solar também é essencial para que haja o controle da produção sebácea e em peles oleosas, a indicação é que possua bases aquosas, em gel, aquagel ou sérum. O protetor solar em pó também é uma recomendação de uso diurno.

Em pele oleosa, optar por um protetor solar de toque seco também é uma boa alternativa, considerando fatores como antioleosidade, consistência leve e acabamento matte.

Para disfarçar manchas, linhas de expressão, olheiras e uniformizar a pele, outra recomendação é usar um filtro solar com cor, proporcionando uma melhor textura da pele enquanto protege.

skin care pele oleosa

Além da skincare pele oleosa: como manter a pele saudável?

Além da skincare, a rotina dos cuidados com a pele oleosa também deve considerar a adoção de bons hábitos, tais como uma alimentação saudável e uma boa hidratação.

Considerando que uma dieta alimentar baseada em alimentos ricos em gordura são uma das principais causas do aumento de oleosidade da pele, é importante que em associação aos cuidados feitos diretamente na pele, haja a preocupação de mudança de hábito, buscando por alimentos mais saudáveis, antioxidantes e ricos em vitaminas e minerais.

Além de evitar alimentos gordurosos, outros vilões são ricos em açúcar, já que também tendem a ter um efeito negativo na pele. Alimentos com grandes quantidades de carboidratos e com açúcar industrializado também estão entre as restrições, uma vez que estimulam processos inflamatórios, o aparecimento de acne e aumentam a secreção sebácea.

Assim sendo, uma alimentação saudável auxilia no controle da flora intestinal, refletindo assim na boa aparência da pele.

Quanto à hidratação, ingerir uma boa quantidade de água por dia é essencial para o bom funcionamento e a limpeza do organismo. Dessa forma, opte por tomar sempre a quantidade de água proporcional ao seu peso também ajuda no controle de oleosidade, especialmente em áreas de maior concentração (região T).

Limpeza de pele completa e a pele oleosa

Para quem quer se submeter a um tratamento de resultados mais imediatos como por exemplo o procedimento de skinbooster, antes de começar o processo de adaptação da skincare, a limpeza de pele completa pode ser a solução.

A limpeza de pele completa é um tratamento de estética facial feito em consultório que possui uma ação aprofundada e não é uma indicação apenas a pele oleosa, mas também seca, normal, mista e acnéica.

Tal como os cuidados de skincare, a limpeza de pele deve ser feita regularmente e em peles oleosas deve ser feita de cada 30 a 60 dias, atuando principalmente na remoção de cravos abertos e fechados (comedões), e assim, devolvendo uniformidade a pele.

O preço de uma limpeza de pele completa tende a variar quanto ao número de sessões, quanto às necessidades do paciente e quanto à escolha da clínica e profissional.

Aqui na Hamonir, você tem acesso aos benefícios da limpeza profunda por um preço acessível e que cabe no seu bolso, sendo 12x de R$12,50 sem juros no Cartão.

Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!

Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *