Você sabe o que é preenchimento labial? O preenchimento labial é um dos procedimentos mais reivindicados nas clínicas de estética e dos de melhor duração, além de ter um resultado imediato.
Conheça como é feito, benefícios, quanto custa e quanto tempo dura o procedimento:
O que é preenchimento labial?
O preenchimento labial é um dos procedimentos de maior demanda na clínica odontológica. É a indicação para quem quer ganhar volume nos lábios e ter o tão sonhado “bocão” das famosas. Contudo, o preenchimento dos lábios pode ser feito com outros objetivos.
Muitos confundem o preenchimento com a aplicação de toxina botulínica, ou botox, mas se tratam de métodos com objetivos diferentes, uma vez que o último tem como objetivo a amenização de rugas e linhas de expressão pela redução da ação dos músculos.
A técnica é segura e está por trás da melhora da autoestima do paciente que busca por insatisfações com a aparência.
É um procedimento minimamente invasivo e que não só aumenta os lábios, mas também dá brilho, hidratação e mais definição. A técnica é segura e se baseia em injeções de ácido hialurônico em pontos estratégicos da região, substância produzida naturalmente pelo organismo e que não oferece riscos de reações alérgicas.
Mesmo que a técnica seja considerada tranquila e indolor, é necessário que antes de se submeter a sessão, o paciente se preocupe em escolher um profissional capacitado, que fará previamente uma avaliação do local e o planejamento da execução.
Entre as indicações para a realização do tratamento estão:
- Pessoas que possuem pouco volume labial e que sentem incômodo por isso;
- Pessoas que almejam uma maior harmonia entre lábios e rosto;
- Assimetria labial;
- Sinais de envelhecimento dos lábios (lábios finos, flácidos e enrugados);
- Pessoas que apresentam patologias na região bucal e que acabaram por perder o volume dos lábios pela realização de algum procedimento dentário.
Vale ressaltar que o procedimento é indicado em pacientes acima de 18 anos. No entanto, menores de idade podem submeter a abordagem desde que haja a autorização dos pais e a aprovação médica.
Quais são os benefícios do antes e depois do preenchimento labial?
Como dito, o preenchimento labial possui vários outras indicações além de aumentar os lábios, que determinam os objetivos e qual a técnica utilizada. São elas:
- Aumento do volume dos lábios;
- Realce do filtro labial (côncavo no lábio superior);
- Aumento da hidratação labial – com ácido hialurônico mais leve – (efeito gloss);
- Maior sustentação – indicada para lábios flácidos;
- Correção de assimetrias;
- Levantamento dos cantos da boca;
- Melhor hidratação;
- Ganho de viço;
- Harmonização da face;
- Melhora do perfil facial;
- Melhora do selamento labial;
- Redução da exposição gengival;
- Adequação da exposição dos dentes – “Display Incisal”;
- Ação preventiva e tratamento da queilite angular;
- Estabelecer equilíbrio queixo x lábios x nariz.
Como é feito o preenchimento labial?
Assim como demais procedimentos estéticos, o ideal é que o paciente passe por uma avaliação minuciosa, não só da boca, mas também do rosto, considerando as suas proporções faciais. É por meio dessa avaliação prévia que o profissional consegue planejar o método, fazendo com que a proporcione uma boa harmonia e contorno da face.
É pela avaliação clínica que o paciente é encaminhado ao procedimento. A técnica utilizada no preenchimento labial é geralmente injeções de ácido hialurônico por cânula ou agulha, considerando que é biocompatível e não é rejeitado pelo organismo. É justamente pela aplicação dessa substância que os benefícios do método são possíveis.
O uso entre cânula e agulha vai depender da opção da escolha do profissional. Enquanto a cânula é um instrumento flexível e sem ponta ativa, a agulha é um instrumento de ponta ativa e cortante. O uso da cânula tende a proporcionar mais conforto em seu pós-operatório, tendendo a ter um menor inchaço e menor ocorrência de hematomas, contudo, é mais difícil de manusear e requer um bom treinamento do profissional.
O ativo pode ser aplicado em diferentes áreas, tal como contorno, arco do cupido, tubérculos labiais e filtro labial.
Normalmente é utilizado 1 ml do produto para que haja efeitos satisfatórios, evitando desapontamentos, como aumento de volume exagerado e o famoso “duck lips” ou bico de pato. A quantidade do ativo será determinada após a avaliação médica, em que será levado em conta os objetivos do paciente e os locais de aplicação. Também quanto a assimetria da boca.
A aplicação do ácido geralmente ocorre no lábio superior, já que é mais fino. Buscando aumentar o volume, a substância é aplicada no contorno da boca, e para a promoção de mais volume, o ácido é inserido pelo lado interno do lábio, tal como no “arco do cupido”. Dessa forma, os lábios podem ser preenchidos proporcionando resultados que promovam a harmonia e a simetria facial, elevações uniformes que realçam as proporções dos lábios e suavizam rugas.
Pela aplicação do produto e buscando um melhor efeito estético, o especialista faz uma massagem suave no local. Caso o paciente opte em aumentar ainda mais os lábios, a orientação é que se aguarde o desaparecimento do edema (inchaço), uma vez que com o tempo o resultado fica ainda mais bonito e natural.
A sessão de aplicação do preenchimento labial é rápida, bem como a recuperação do paciente o que permite seu retorno mais rápido às atividades cotidianos.
Caso o paciente opte por aumentar ainda mais os lábios, será preciso aguardar o desaparecimento do edema (inchaço), a absorção do produto a fim de que se tenha o resultado final da aplicação. Nesse momento, cerca de dez dias após o procedimento, os resultados esperados tendem a ser mais perceptíveis, e os lábios ganham um aspecto mais natural.
Concluída essa etapa do pós-preenchimento, os lábios se tornam mais harmoniosos e proporcionais entre si e em relação ao rosto, a simetria facial é conquistada, elevações ganham destaque ao serem uniformizadas, e as rugas são suavizadas.
Afinal, quanto tempo dura o preenchimento labial?
Um dos principais questionamentos feitos pelos interessados no preenchimento labial é em relação à durabilidade do procedimento, uma informação importante para quem espera por uma duração mais prolongada dos resultados conquistados.
A durabilidade do preenchimento labial vai depender do material utilizado no procedimento, pois alguns produtos proporcionam melhores resultados. Essa diferença existe mesmo dentro de uma mesma linha de mesma marca.
Os ácidos hialurônicos mais viscosos tendem a promover resultados mais duradouros ao contrário dos fluídos. No mercado da estética, há produtos amados e renomados que tendem a durar por mais tempo, entre 8 e 12 meses.
Mesmo após esse período, em que o ácido hialurônico fica em evidência nos volumes que produz, a substância permanece no organismo por um ano aproximadamente estimulando a produção de colágeno. Essa proteína, por sua vez, tem seus benefícios mantidos por até três anos contribuindo para a renovação celular, saúde das unhas, dos cabelos e das fibras de sustentação dos tecidos.
A média é que o preenchimento labial fique por volta de um ano e meio no organismo. Considerando o fato de que o ácido hialurônico tende a estimular a produção de colágeno no organismo, os resultados tendem a permanecer em até três anos, mesmo que a produção seja feita em uma menor escala.
Por sua ação temporária, o ácido hialurônico produto requer aplicações periódicas considerando os intervalos ideais estabelecidos pelo profissional responsável pelo tratamento.
Preenchimento labial combate envelhecimento nos lábios?
Poucas pessoas sabem, mas indo além do aumento do volume dos lábios e da alteração do contorno, o preenchimento labial também pode ser indicado para a prevenção de rugas e sinais do envelhecimento.
Com o avanço do tempo, é normal que a região dos lábios fique mais flácida, comprometendo a estética da região. Isso por conta da diminuição da produção de colágeno, fazendo com que a pele vá perdendo gordura e sustentação, resultando no aparecimento de rugas e linhas de expressão.
As rugas periorais, os famosos “códigos de barra” são um dos principais sinais de envelhecimento que aparecem no rosto e incomodam a autoestima. Dessa forma, o preenchimento labial é uma das alternativas de suavização desses sinais de envelhecimento.
Nesse caso, o preenchimento labial irá atuar preenchendo os sulcos pelo ácido hialurônico, que também atuará hidratando a região. Pessoas mais jovens também podem recorrer ao procedimento, retardando o aparecimento dessas marcas.
Vale ressaltar que outro efeito do envelhecimento é a redução do volume e a perda de contornos, que resulta em lábios finos e não delineados. Assim sendo, o preenchimento irá atuar renovando o volume e redefinindo as bordas dos beiços.
Quais são os tipos mais comuns de preenchimento labial?
O preenchimento com ácido hialurônico pode ser classificado de diversas formas, dependendo de seus objetivos principais.
Conheça quais são as suas classificações:
Preenchimento labial para volume
O aumento do volume dos lábios é a principal justificativa para a realização do procedimento. Por esse objetivo, o paciente é beneficiado por lábios mais grossos, carnudos e demarcados.
Para um bom resultado, é imprescindível que o especialista leve em conta a avaliação dos traços e proporções faciais do paciente, deixando o lábio inferior ligeiramente maior que o superior, considerando a famosa “proporção de ouro”, de 1/1,6 centímetros
Preenchimento labial para hidratação
A hidratação também é um dos principais benefícios a serem considerados na hora de se submeter a sessão. Por meio dessa técnica, os lábios ganham mais brilho e são beneficiados pela melhora da textura e pelo ganho de brilho e maciez, tratando lábios ressecados sem alterar em volume.
Preenchimento labial para contorno
O contorno também impacta de forma significativa a aparência dos lábios, e pela sua correção, é possível perceber uma melhor definição, sustentação, simetria e lábios mais delineados.
Por meio desse método, também é possível suavizar as rugas, como os códigos de barras, atuando na redefinição de ângulos da boca, tal como o “arco do cupido”.
Preenchimento labial para projeção
A projeção dos lábios também é capaz de impactar não só na aparência dos lábios, mas na face como um todo. Por meio de sua correção pelo preenchimento é possível assumir um ar de sensualidade, além de também colaborar para um rosto de traços bem definidos e mais harmoniosos entre si.
O aumento da projeção dos lábios tende a ser indicada para as pessoas que possuem lábios mais pequenos e finos.
LEIA TAMBÉM: Preenchimento labial caseiro: técnicas e porquê evitar
Quais são os tipos de preenchimento quanto o preenchedor?
O preenchimento labial também pode ser um classificado quanto a tipo de preenchedor utilizado e seus efeitos:
Dérmico
O preenchimento dérmico é aquele que visa fazer a reposição da deficiência de ácido hialurônico por conta do envelhecimento. Assim sendo, por meio desse método é possível haver a promoção de viço e a sustentação da pele.
Assim sendo, assim que o ácido é injetado diretamente nos lábios, é possível perceber o efeito do preenchimento garantido pelo acúmulo de moléculas de água, promovendo a hidratação da pele e um aspecto mais saudável.
Temporários
Os preenchimentos temporários ou provisórios são aqueles feitos por substâncias que podem ser absorvidas pelo próprio corpo. Além do ácido hialurônico, para o efeito, também pode ser utilizada gordura autógena, que é retirada do próprio corpo.
Contudo, o ácido hialurônico é o ativo mais recomendado, já que a aplicação da gordura autógena pode acabar por causar surpresas negativas no futuro. Caso haja o aumento de peso, as células de gordura aplicadas nos lábios podem aumentar de tamanho, fazendo com que os lábios assumem um volume excessivo.
O efeito dos preenchedores temporários normalmente duram cerca de 6 meses.
Semipermanentes
Nesse caso, há o uso de polilactona e hidroxiapatita de cálcio, sendo necessário que o paciente passe por uma avaliação médica e pela sua permissão antes da aplicação dessas substâncias, uma vez que podem motivar o surgimento de nódulos e granulomas.
Permanentes
Os procedimentos permanentes ou duradouros também fazem o uso de substâncias sintéticas, como silicone, PMMA e hidrogel. Tanto os preenchimentos semipermanentes quanto os permanentes não tendem a ser indicados para atuar como preenchedores, uma vez que não são capazes de ser absorvidos pelo corpo.
Entre as possíveis consequências estão infecções crônicas ou reações inflamatórias de tratamento complexo, que podem ser tanto imediatas quanto tardias. Vale ter em mente também que esse tipo de material a ser utilizado aumenta a chance de rejeição, fazendo com que o preenchimento definitivo tenda a ser contraindicado por muitos especialistas.
Quando dentro das indicações médicas, é a recomendação para mulheres que querem correr o risco de ter lábios grossos e modelados de forma permanente.
Qual a quantidade de seringas de preenchedor necessária?
O número de seringas a ser utilizado vai depender do objetivo identificado para o tratamento.
Pequenas correções, para ressaltar ou hidratar os lábios, podem ter o seu resultado adquirido com apenas uma seringa. Quanto a tratamentos que envolvem o aumento de volume dos lábios, serão necessárias cerca de 2 ou mais seringas para um efeito satisfatório. Essas seringas podem ser aplicadas em uma ou mais sessão, o que varia segundo as particularidades do lábio do paciente.
O uso de apenas uma seringa é indicado para que haja apenas o realce dos lábios, promovendo resultados mais naturais e sem mudanças drásticas. Em quem almeja um resultado mais aparente, mais injeções podem ser feitas.
Preenchimento labial masculino
Considerando os benefícios, não são só mulheres são chamadas a atenção pela técnica. Com a valorização da estética, cada dia mais homens procuram o procedimento para suavizar os sinais do envelhecimento destacados e fazer a correção de assimetrias. O preenchimento labial masculino não se difere do feminino, também sendo baseado pelas injeções do ácido hialurônico.
No entanto, mesmo que o procedimento seja o mesmo, a abordagem pode variar quanto ao objetivo, uma vez que na maioria dos casos, as mulheres recorrem ao procedimento para aumentar o volume, os homens optam pela a correção de assimetrias e por redefinir os contornos comprometidos pelo envelhecimento.
Independente do paciente e de seus objetivos, o preenchimento proporciona resultados muito naturais, sendo feito por um profissional capacitado e experiente.
Como é o pós operatório do preenchimento da boca?
O pós operatório do preenchimento labial tende a ser bem tranquilo. Normalmente, o principal sintoma é o inchaço, seguido dos hematomas. Contudo, o inchaço diminui gradualmente com o tempo, sendo normal também episódios de equimoses (manchas roxas), mas que desaparecem por volta de 7 a 15 dias.
Os inchaços e hematomas tendem a permanecer por 48 horas, podendo o profissional indicar algumas medidas para que haja o alívio mais rápido. Já quanto aos resultados do preenchimento labial tendem a aparecer em poucos dias, se estabelecendo após 3 semanas.
Após 7 dias, quando o inchaço já tiver diminuído, é indicado que o paciente recorra ao consultório para que seja feita uma avaliação e o acompanhamento.
Quanto a sensibilidade do local, ela é mantida, mas nos primeiros dias, o paciente pode estranhar a zona bucal por conta da inchaço e sensação de estiramento.
Por fim, pode haver o aparecimento de bolinhas na mucosa, que só serão um problema se estiverem doendo ou comprometendo a estética da boca. Nesse caso, e no aparecimento de fortes dores, feridas, e esbranquiçamento da boca, o profissional que fez o procedimento deve ser consultado.
Preenchimento labial dói?
Essa é uma dúvida bem comum para quem realmente deseja se submeter a sessão e teme sentir algum desconforto. Em condições ideais e pela realização do procedimento por um profissional capacitado.
Na maioria das vezes, o preenchimento é feito sob anestesia tópica, com a passagem de uma pomada ou creme anestésico minutos antes da sessão, sendo a indicação para pessoas mais sensíveis à dor.
A técnica também pode ser feita utilizando preenchedores com anestésico, fazendo com que a dor seja tolerável. Contudo, pessoas mais resistentes à dor acabam por achar a técnica indolor, uma vez que somente é sentida uma “picadinha” por conta da agulha.
Quando o procedimento é feito por um dentista, é possível que o procedimento seja feito com uma anestesia de bloqueio, conhecida como “anestesia de dentista”, que permite que o procedimento seja totalmente indolor.
Quais são os riscos e contraindicações do preenchimento labial?
É muito importante que o profissional escolhido seja um especialista qualificado, já que a região labial é extremamente vascularizada e uma vez que feita errada, a técnica faz com que a pessoa esteja suscetível a uma série de riscos, como:
- Embolia;
- Necrose;
- Congestão;
- Sequelas.
Normalmente, casos de rejeição por preenchimento labial estão associados ao uso de uma enzima chamada hialuronidase, um tipo de preenchedor permanente, que também pode ser aplicada em consultório. Por sua vez, preenchedores permanentes, diante de complicações, requerem remoção cirúrgica, que só pode ser feita de forma parcial. Quanto aos riscos desse tipo de abordagem estão:
- Deformações;
- Feridas;
- Formação de nódulos;
- Rejeição do organismo.
A respeito das contraindicações do preenchimento, é importante considerá-las antes de submeter a técnica:
- Gestantes;
- Caso de processo inflamatório ou infeccioso na boca;
- Pessoas com doenças autoimunes;
- Pacientes oncológicos;
- Pessoas alérgicas a componentes da aplicação;
- Pessoas com herpes;
- Feridas nos lábios;
- Portadores de doenças autoimunes;
- Grávidas.
Quais são os cuidados necessários após o procedimento dos lábios?
Para que haja a manutenção dos benefícios adquiridos com o procedimento, e também da saúde da boca, é necessário considerar algumas medidas em meio ao cotidiano.
Entre os cuidados presentes no preenchimento labial antes e depois estão:
- Uso de protetor labial – preferencialmente de fator de proteção (FPS) 30;
- Uso de hidratante labial – prevenção ao ressecamento;
- Evitar contato com a face;
- Evitar o uso de maquiagem e batom no dia do procedimento;
- Evitar exposição solar;
- Não praticar atividades de esforço físico nos primeiros dias;
- Não aplicar produtos no local nas primeiras 48 horas;
- Evitar consumo de bebidas alcóolicas;
- Procedimentos estéticos como limpeza de pele e peeling por um período de 30 dias;
- Visitas regulares ao profissional – prevenindo e identificando complicações em sua face inicial.
A tendência do preenchimento labial vai passar?
Padrões estéticos mudam praticamente de ano em ano, contudo, se tratando de questões de autoestima, ajustes feitos para que o paciente se sinta melhor são atemporais.
Então, não ligue para tendências e recorra aos procedimentos estéticos os quais deseja para se sentir bem consigo mesmo(a) sem peso na consciência ou arrependimentos.
LEIA TAMBÉM: Fases do preenchimento labial: conheça os efeitos
Qual é o valor do preenchimento labial?
O preço do preenchimento labial tende a variar bastante, isso considerando a diversidade de profissionais e técnicas que podem ser usadas no procedimento. Uma aplicação de 1 ml de ácido hialurônico custa por volta de R$700 (setecentos reais) a R$ 1.400 (mil e quinhentos reais).
Aqui na Hamonir, você realiza o seu preenchimento labial por um preço bem acessível.
Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!
Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!
Nunca fiz ,meu sonho fazer preenchimento labial