O pelo encravado na axila é um desconforto bastante comum que pode se agravar ainda mais quando não recebe o devido cuidado. Mas, não é só isso que acontece, ele também pode interferir bastante na autoestima de diversas mulheres, já que prejudicam a aparência da pele.
Por esse motivo, é extremamente importante verificar quais tratamentos estão disponíveis para essa situação, como é o caso da depilação a laser. Esse tipo de procedimento costuma ser bastante eficiente e por isso costuma ser bastante requisitado.
Confira mais aqui o que é pelo encravado na axila, sintomas e como tirar:
O que é o pelo encravado na axila?
Para entender o que é exatamente um pelo encravado na axila, é necessário saber em primeiro lugar o que causa esse tipo de encravamento. Levando em consideração que os pelos nascem nos folículos capilares, determinadas formas de depilação agressiva (cera ou lâmina) fazem com que o folículo fique entupido, impedindo a saída correta dos pelos. Desse modo, o crescimento acontece de forma invertida, gerando bastante desconforto.
Entre esses desconfortos, destacam-se o prurido e a irritação, que podem piorar ainda mais a partir do momento em que o paciente tenta espremer a lesão. Nesse caso, é possível notar a presença de sangramento ou secreção purulenta (pus). Os casos em que o processo inflamatório é maior geram ainda mais incômodo.
Além disso, o pelo encravado na axila não é o único que existe, tendo em vista que pode surgir em outros lugares do corpo, como é o caso do pescoço, glúteos, pernas e virilha. Por isso, a prevenção deve ser ainda maior.
Sintomas de pelo encravado na axila
Como você viu anteriormente, o pelo encravado na axila não é o único incômodo existente, levando em consideração que isso também pode atingir outras regiões do corpo, como acontece no pescoço, glúteos, pernas e virilha.
O motivo disso é que o aparecimento desse encravamento é muito mais comum em regiões que passam pela depilação com métodos agressivos. Quando o desconforto atinge a axila, a dor que uma pessoa tende a sentir é muito maior.
De modo geral, os principais sintomas dessa condição consistem em:
- Lesão semelhante a espinha;
- Pele irritada;
- Dor;
- Vermelhidão;
- Prurido;
- Secreção purulenta (pus) branca ou amarelada;
- Sangramento;
- Escurecimento da pele.
Quais são as causas do pelo encravado na axila?
Existem diversas causas para o surgimento do pelo encravado na axila, que variam de acordo com cada pessoa. Entre elas, estão:
- Depilação inadequada (lâmina, creme depilatório ou cera);
- Uso de roupas apertadas;
- Falta de higiene;
- Excesso de células mortas na pele;
- Surgimento de lesões que podem obstruir os poros.
Pelo encravado na axila com caroço, o que fazer?
Geralmente, quando os sintomas do pelo encravado na axila não geram muito desconforto, não são motivos para preocupação. Portanto, não exigem um tratamento cauteloso. A única coisa a se fazer é tomar cuidado com os métodos de depilação agressivos, tendo em vista que podem ser bastante prejudiciais.
Mas, a partir do momento em que a pessoa começa a notar sinais mais abrasivos, como o caroço, é necessário adotar maiores cuidados. Afinal, isso significa que a lesão evoluiu para um tipo de foliculite (infecção dos folículos capilares) mais grave e continuará aparecendo de maneira recorrente, caso não seja cuidada.
Na maior parte das vezes, as pessoas praticam hábitos inadequados para tentarem solucionar o problema, como é o caso de: administração de medicamentos sem prescrição médica, tentativa de espremer a lesão ou uso de alternativas caseiras.
Sem o devido acompanhamento médico, o pelo encravado na axila vira um abscesso, fazendo com que os tratamentos sejam ainda mais rigorosos. Nessa situação, o profissional de saúde pode prescrever algumas medicações, como os antibióticos. De todo modo, o melhor caminho a ser seguido é prevenir que tudo isso aconteça novamente.
Como tirar o pelo encravado na axila?
A boa notícia é que é totalmente possível evitar a manifestação do pelo encravado na axila com práticas bastante simples, que podem ser realizadas no conforto do próprio lar. Para algumas pessoas, a depilação a laser costuma ser a opção mais eficaz, visto que apresenta efeitos duradouros e eficientes.
Neste momento, veja como se livrar desse desconforto de uma vez por todas.
Higienizar a pele diariamente
Higienizar a pele diariamente é uma ação que todas as pessoas devem adotar, ainda mais quando se tem pelo encravado na axila com frequência. Para otimizar ainda mais o processo de limpeza, a paciente deve recorrer ao uso de sabonete neutro.
De preferência, a água deve estar em temperatura morna. Esse cuidado faz com que haja uma maior dilatação dos poros, fazendo com que os pelos fiquem mais estáveis com bastante rapidez.
Não se depilar assim que os pelos começarem a crescer
Comumente, as pessoas nem sequer esperam um espaço de tempo para o pelo crescer e logo já querem recorrer às técnicas de depilação. Por mais que a ansiedade seja muita, é indicado ter um pouquinho de paciência. A razão para isso é que isso traz prejuízos à saúde da pele, fazendo com que ela possa passar por processos de infecção ou inflamação.
Esfoliar a pele
Uma das alternativas mais indicadas para prevenir o aparecimento do pelo encravado na axila é optar por realizar a esfoliação regularmente. Para isso, é indicado montar um cronograma adequado, tendo em vista que é indicado colocar essa prática em dia a cada quinze dias.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse tipo de atitude não é capaz de afetar a pele. Na verdade, ajuda ainda mais a mantê-la estável. Até porque, isso remove um grande número de impurezas que ficam acumuladas nas axilas, que antes estavam servindo de auxílio para a disseminação de microrganismos causadores de odor.
Hidratar a pele
O ato de hidratar a pele também é bastante indicado para quem enfrenta frequentemente o pelo encravado na axila, levando em consideração que esse tipo de atitude promove mais maciez para os pelos e para os folículos capilares. Sem contar que, isso ajuda a depilação a ser menos dolorosa, facilitando todo o processo.
Usar medicamentos tópicos
Em algumas situações, os profissionais de saúde podem recomendar a utilização de medicamentos tópicos, que podem variar desde pomadas a cremes antibióticos. No entanto, é importante deixar claro que essa administração deve ser feita somente com prescrição médica, levando em consideração que a automedicação pode ser muito perigosa.
Dar preferência para a depilação a laser
Enquanto isso, uma das alternativas mais eficazes para a remoção do pelo encravado na axila é a realização da depilação a laser, à vista de que trabalha de modo a realizar a destruição do bulbo capilar (parte que abriga a matriz germinativa capaz de fazer o pelo crescer).
Fazendo isso, o pelo não é capaz de nascer novamente. Consequentemente, a foliculite deixa de acontecer e de provocar incômodos. O modo como esse método funciona também é muito diferente do manuseio de outras técnicas. O aparelho de laserterapia emite uma energia que alcança a melanina no pelo. Por essa razão, o procedimento é ainda mais recomendado para peles bronzeadas e pelos escuros.
Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!
Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!
Deixe um Comentário