O pelo encravado inflamado é uma condição que se agrava à medida em que não é tratado, causando incômodos como coceira, dor e irritação no local afetado. Por isso, é extremamente importante adotar alguns cuidados.
Além do cuidado na hora de se depilar, urge a necessidade de optar por alternativas caseiras, como aplicação de compressas. Além disso, é fundamental priorizar a realização de métodos menos agressivos, como é o caso de depilação a laser ou fotodepilação.
Saiba mais aqui a respeito dos tratamentos para pelo encravado inflamado:
O que é pelo encravado inflamado?
O bulbo piloso situado na base do folículo piloso é responsável pela formação de novos pelos. Em determinadas situações, os métodos agressivos de depilação (lâminas ou ceras) são capazes de provocar uma irregularidade nos folículos capilares, desencadeando um entupimento.
Dessa maneira, acaba acarretando uma maior dificuldade para que os pelos saiam de dentro dos folículos, fazendo com que eles cresçam no sentido invertido. Toda essa alteração é responsável pela formação do pelo encravado, que causa diversos desconfortos na área afetada. A região afetada pode ser qualquer lugar do corpo que tenha a presença de pelos, como é o caso de axilas, virilha, barba, pernas e glúteos.
Muitas pessoas confundem esse malefício com a acne, mas nesse caso a lesão é capaz de provocar coceira, dor e irritação, especialmente se a pessoa “cutucar” o carocinho. Com essa interação, é esperado que o pelo encravado comece a sangrar ou soltar uma secreção purulenta, mais conhecida como pus.
É possível desconfiar que o pelo encravado inflamado está marcando presença na pele quando há presença de pequenos carocinhos com ponta branca em redor do folículo piloso. Em alguns casos, o local fica avermelhado. Existe a possibilidade da condição ser superficial ou grave. No último caso, os desconfortos são mais abrasivos e necessitam de um maior cuidado.
Como identificar um pelo encravado inflamado?
Embora o pelo encravado inflamado se pareça com uma lesão de acne, a condição surge de uma maneira muito mais abrasiva, levando em consideração que acarreta um processo de irritação. Dessa forma, a pessoa afetada começa a sentir bastante dor e coceira.
Um dos maiores diferenciais dessa condição para a espinha é a presença de vermelhidão na pele, acompanhada de uma área com secreção purulenta amarelada ou esbranquiçada. Em alguns casos, é possível notar um pequeno sangramento.
Mesmo que esse tipo de lesão cause bastante desconforto, não é recomendado espremê-la para evitar maiores complicações. Dependendo da situação, a paciente pode ver o pelo debaixo da pele, no entanto, isso não é uma regra.
Por que o pelo encravado inflamado surge?
O pelo encravado inflamado surge a partir do momento em que não é tratado da forma correta. É possível que os folículos pilosos fiquem entupidos em razão do atrito de roupas apertadas com a pele, mas a principal causa consiste nos métodos de depilação agressivos com lâminas ou ceras. Portanto, é necessário ter mais cuidado ao se barbear ou depilar.
Esses métodos fazem com que a pele fique fragilizada, principalmente se forem feitos com uma grande constância. Já que as técnicas tentam arrancar o pelo pela raiz, um grande número de tentativas faz com que a pessoa afetada sinta cada vez mais sintomas de coceira, dor e irritação.
Fora isso, o acúmulo de oleosidade na pele, imunidade, administração constante de medicamentos tópicos e banhos demorados podem atuar como uma influência para o surgimento do pelo encravado inflamado.
Quais cuidados podem ser adotados para evitar o pelo encravado inflamado?
É fato que o pelo encravado inflamado é responsável por causar incômodos que ninguém quer sentir. Por essa razão, é necessário adotar alguns cuidados que ajudam a evitar a manifestação da condição.
A finalidade da prevenção é retirar as células mortas, juntamente de impurezas que residem na pele. Dessa forma, a pessoa garante que o crescimento dos pelos aconteça da forma correta, visando prevenir o surgimento de maiores desconfortos no dia a dia.
De modo geral, é possível usufruir das seguintes medidas:
- Usar somente sabonete neutro durante o banho;
- Lavar a pele com água morna;
- Fazer esfoliação da pele regularmente;
- Hidratar a pele com hidratantes corporais.
Como tratar pelo encravado inflamado?
Se você está se perguntando o que fazer com pelo encravado inflamado, tenha em mente que há diversas técnicas disponíveis para proporcionar melhorias significativas. No entanto, é importante avaliar quais são as melhores opções, avaliando a duração dos resultados e a acessibilidade.
1. Bolsas de água quente para pelo encravado inflamado
Quando se trata de tratamentos caseiros para pelo encravado inflamado, o uso de bolsas de água quente no local afetado é uma ótima opção. O motivo disso é que a aplicação dessa compressa tem a capacidade de estimular a circulação do sangue. Dessa forma, torna-se responsável por abrir os poros e amolecer a pele.
Uma boa dica é cobrir a bolsa com uma toalha ou pano, pressionando a região durante 10 a 15 dias. É recomendo fazer o processo regularmente até que a pele comece a apresentar melhorias.
2. Pomada para pelo encravado inflamado
Os profissionais de saúde podem recomendar a aplicação de pomadas anti-inflamatórios, visando combater o processo de irritação que acontece na pele. Dessa forma, além de tratar a inflamação, a administração de pomada para pelo encravado inflamado também evita a disseminação de microrganismos ruins, auxiliando no processo de cicatrização.
A administração desse medicamento tópico deve ser feita de acordo com a orientação médica. Por esse motivo, o especialista avalia as condições e o tipo de pele de cada paciente. Caso seja necessário, ele pode prescrever um antibiótico oral.
3. Depilação a laser para pelo encravado inflamado
Para evitar o surgimento do pelo encravado inflamado, o melhor caminho a ser seguido é priorizar técnicas de depilação que possuem efeitos mais prolongados. Portanto, a depilação a laser costuma ser a técnica mais indicada, visto que é responsável por destruir o folículo piloso, de maneira a evitar infecções.
4. Fotodepilação para pelo encravado inflamado
Por sua vez, a fotodepilação também é um método bastante útil para quem sofre com pelo encravado inflamado. No entanto, os efeitos desse método não são permanentes, porém é possível reduzir eficazmente a quantidade de pelos.
O método promove os seus efeitos através da energia da luz intensa pulsada e para isso necessita que a pessoa faça um número maior de sessões. Por outro lado, o procedimento é menos doloroso e mais acessível.
Como se depilar corretamente?
A partir do momento em que os tratamentos de depilação a laser ou fotodepilação não são mais acessíveis para tratar o pelo encravado inflamado, urge a necessidade de priorizar as alternativas caseiras. O primeiro passo é tomar mais cuidado ao se depilar, aprendendo a manusear corretamente a lâmina.
Para que esse método cause menos danos é necessário que a lâmina seja passada na direção do crescimento do pelo. Ou seja, não é permitido passar ao contrário, visando evitar maiores complicações. Adotando esse cuidado, as pessoas ficam menos suscetíveis aos traumas cutâneos.
Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!
Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!
Deixe um Comentário