mulher pensando o que é retenção de líquido

O que é retenção de líquido? Veja 3 medidas para amenizá-la!

Ouça este artigo
avaliação gratuita

Você sabe o que é retenção de líquido? Popularmente conhecida como inchaço ou edema, essa condição afeta a aparência de diversas pessoas. Com isso, surge a necessidade de descobrir quais são os fatores responsáveis pelo seu surgimento.

Mas, para isso, é necessário obter um diagnóstico. Logo após, é possível realizar tratamentos que podem tratar essa disfunção benéfica, além de ser vantajoso para outras questões, como é o caso da redução de celulite e melhora da oxigenação dos tecidos.

Confira mais aqui o que é retenção de líquido, o que causa, sintomas, como evitar e quais são os tratamentos disponíveis:

O que é retenção de líquido?

Apesar do nome “diferente”, a retenção de líquido é nada mais nada menos do que a presença do inchaço e do acúmulo de líquidos no corpo de um determinado indivíduo. Essa condição pode variar entre quadros leves, moderados ou graves. 

Geralmente, isso acontece quando um líquido decorrente dos vasos sanguíneos extravasa e se direciona para o tecido subcutâneo. É normal apresentar esse inchaço em áreas como abdômen, pernas e costas.

O que causa retenção de líquido?

Existem diversos fatores responsáveis pela retenção de líquidos. Mas, obviamente, existe aquele que se sobrepõe. A principal causa para essa condição corresponde ao excesso de água entre uma célula e outra. 

Entre as principais causas desse problema, destacam-se:

  • Dieta desequilibrada e incorreta;
  • Pouca ingestão de água;
  • Sedentarismo;
  • Uso de medicamentos;
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  • Mudanças hormonais;
  • Problemas de circulação e pressão sanguínea;
  • Doenças renais, hepáticas e cardiovasculares;
  • Doenças da tireoide.

É válido ressaltar que o surgimento do edema pode ser mais propensos em determinadas fases, como é o caso de gestação, menopausa e período pré-menstrual. Para descobrir a verdadeira causa da condição, é indicado conversar com um profissional de saúde responsável e qualificado. 

avaliação gratuita

sintomas de retenção de líquido

Quais são os sintomas de retenção de líquido? 

Os sintomas de retenção de líquidos ficam ainda mais visíveis em regiões do corpo como pernas, rosto ou mãos. Os sinais podem ser facilmente percebidos quando as roupas ou acessórios (como os anéis) demoram para entrar no corpo, o que acaba afetando diretamente na autoestima da mulher. 

Com isso, é possível observar o ganho de peso de maneira ligeira. Mas, para ter certeza desse acontecimento, as mulheres devem passar por uma avaliação médica que avalia o estado de saúde de maneira a chegar em um diagnóstico preciso e adequado. 

Fora isso, pode ser que o médico solicite alguns exames hormonais, cardiológicos e vasculares. Existe a possibilidade também de que seja solicitado exames de sangue para dosagem de sal e proteínas. 

O que é bom para retenção de líquido?

A retenção de líquido é uma condição na qual ninguém deseja passar. À vista disso, é recomendado investir na mudança de hábitos. Essa adoção de um estilo de vida mais saudável também pode ser instruída por um profissional de saúde.

Pode parecer muito óbvio, mas a principal dica para melhorar esse problema é beber muita água. Isso mesmo! É bastante recomendável aderir a hidratação hídrica. Além do mais, bebidas que contêm atividades diuréticas (chás e sucos) também podem ser usufruídas. Esses cuidados fazem com que as toxinas sejam eliminadas da maneira correta. 

Isso ajuda a manter o equilíbrio do corpo, além de promover uma maior sensação de bem-estar e qualidade de vida. Fora isso, a alimentação saudável também é uma aposta e tanto. Para aderi-la, é necessário manter-se longe de alimentos que possuem muito sódio, açúcar, conservantes e embutidos. 

Um exemplo disso é o famoso refrigerante. Não há como negar que se trata de uma bebida que todo mundo gosta, mas as consequências aparecem no final. Com o consumo, surgem as gordurinhas localizadas acompanhadas da retenção de líquido. 

Dessa forma, aconselha-se incluir alimentos que ajudam na retirada de toxinas, como é o caso de melancia, melão e abacaxi. Por último e não menos importante, não se esqueça dos exercícios físicos!

A atividade física ajuda na manutenção da silhueta corporal dos sonhos. Com a prática, há uma maior contração muscular, o que ativa o bom funcionamento da circulação do sangue. A transpiração que ocorre nesses momentos também auxilia na diminuição do acúmulo de líquido. 

Sem contar que, com esse cuidado, você também terá benefícios como a redução dos níveis de colesterol, o que melhora a elasticidade da pele. Dessa maneira, também há um maior controle da acne e oleosidade. Tudo isso contribui para que você fique belíssima, não é mesmo?

mulher depois de realizar drenagem linfática para retenção de líquido

Como os tratamentos estéticos ajudam na retenção de líquido?

Agora que você já sabe o que é retenção de líquido, é fundamental saber quais são os seus principais tratamentos. Com isso, além de diminuir a presença do inchaço, torna-se possível adquirir melhorias significativas no corpo, como um contorno mais bonito.

A seguir, confira quais são os procedimentos mais indicados.

1. Drenagem linfática 

A drenagem linfática é um tipo de massagem cuja finalidade é eliminar líquidos e toxinas que prejudicam a aparência do corpo. É válido ressaltar que a técnica deve ser feita de maneira minuciosa, suave e ritmada. Portanto, ela não é capaz de gerar desconfortos.

Mas, para isso, é necessário que o profissional responsável pelo tratamento seja experiente e qualificado. Caso o procedimento seja feito da maneira adequada, é possível que a mulher observe inúmeras vantagens associadas à realização, como é o caso de diminuição da celulite, retenção de líquidos e eliminação de toxinas.

Em consequência, nota-se uma amenização do inchaço do corpo, conhecido como edema, assim como você viu ao longo do artigo. Esse processo também é benéfico para elevação da nutrição celular e otimização do processo de cicatrização.

2. Massagem modeladora

Entre os principais benefícios da massagem modeladora, podemos citar a diminuição de medidas, estimulação do sistema linfático, melhora da oxigenação dos tecidos, relaxamento muscular e redução de celulite.

Nesse procedimento, o especialista se propõe a realizar movimentações manuais intensas de maneira a entregar uma melhor reorganização das camadas gordurosas. Com isso, a silhueta passa a demonstrar um destaque mais definido.

Se um dos seus motivos é reduzir medidas, também é possível usufruir da terapia combinada, que nada mais é do que a combinação dessa massagem com outros métodos, como radiofrequência e cavitação.

3. Mesoterapia

A mesoterapia também é um dos tratamentos estéticos responsáveis por diminuir a retenção de líquido. Tanto que, ela vem sendo requisitada cada vez mais nas clínicas de estética. 

Para obter os resultados necessários, é preciso que o paciente tenha uma participação ativa no tratamento. Ou seja, é importante que ele realize todas as sessões. A partir disso, pode-se observar uma amenização do volume corporal, bem como da celulite.

Isso é completamente benéfico para a mulher. Os efeitos são entregues a partir do momento em que pequenas injeções intradérmicas trabalham na estimulação e microcirculação, além da drenagem linfática. 

Então, se você deseja conquistar a retenção de líquidos e ainda por cima conseguir perder um pouco de camada gordurosa e celulite, vale bastante a pena investir nesse tratamento. 

Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!

Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!

avaliação gratuita

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *