o que é microagulhamento

O que é microagulhamento: saiba tudo sobre

Você sabe o que é microagulhamento?

O microagulhamento é um dos principais procedimentos feitos na clínica odontológica. No entanto, sua técnica pode assustar algumas pessoas.

Buscando desmistificar esse medo, conheça mais sobre o microagulhamento aqui, como funciona, quais são as suas indicações, benefícios, antes e depois e quanto custa:

O que é microagulhamento?

O microagulhamento, assim como o nome já associa, é o tratamento feito com microagulhas, que penetram a pele, causando pequenas lesões.

Contudo, a técnica é segura e pode proporcionar uma série de benefícios quando feita corretamente e pelo profissional capacitado, podendo ele ser um médico, dermatologista, biomédico, fisioterapeuta ou pessoas capacitadas.

O procedimento pode ser indicado para proporcionar uma série de vantagens à pele, isso graças a sua ação estimulando a produção de colágeno da pele, amenizando e tratando sinais de envelhecimento, tais como rugas e linhas de expressão.

Uma vez que as agulhas são muito finas, as lesões feitas auxiliam na aplicação, e assim, na penetração de ativos que ajudam a proporcionar a melhora da pele e o seu aspecto mais bonito e saudável.

O microagulhamento pode ser feito tanto na face quanto no corpo, dependendo das indicações do paciente. As agulhas utilizadas podem ter de 2mm, 2,5mm e 3mm, sendo o tamanho ideal recomendado pelo especialista.

microagulhamento

Como funciona o microagulhamento?

O microagulhamento, como dito, é feito por uma abordagem com microagulhas, sendo utilizados equipamentos específicos, como o dermaroller, um pequeno rolo manual com microagulhas, ou uma dermapen, um dispositivo eletrônico semelhante a uma caneta com um jogo de agulhas descartáveis que pode ser colocado em sua extremidade.

Na técnica com dermaroller, o rolo é passado pela face com movimentos de vai e vem sobre a área a ser tratada. Já o microagulhamento pela dermapen é feito através da vibração do instrumento, que faz com que as agulhas façam movimentos de “vai e vem”, entrando e saindo do equipamento.

Pela sessão do microagulhamento, são feitos micro ferimentos da pele, fazendo com que ela fique avermelhada com o tempo. Com isso, é possível perceber um processo inflamatório da pele, fazendo com que aumente a vasodilatação, a produção de colágeno e elastina, além de promover a renovação celular.

Assim sendo, há a melhora do aspecto da pele e a restauração de cor, independente de qual foi o equipamento utilizado. Além disso, em ambos os casos, o paciente deve chegar cerca de uma hora antes do procedimento, para que haja a aplicação de um anestésico tópico na região do tratamento.

Para que haja um bom resultado pela técnica são feitas em média de 10 a 15 passadas sobre o mesmo local, nas 4 direções (horizontal, vertical, diagonal esquerda e diagonal direita). Vale ter em vista que em regiões mais sensíveis, devem ser utilizadas agulhas mais finas.

Para que serve o microagulhamento?

O microagulhamento pode ser indicado para uma série de situações, considerando os benefícios que o procedimento é capaz de trazer.

A técnica é indicada para homens e mulheres que tem como principal objetivo o rejuvenescimento da pele, suavizando e tratando rugas, linhas de expressão, cicatrizes de acne e linhas de estrias.

Entre demais motivações do procedimento estão casos de queda capilar, cicatrizes hipertróficas, queimadura e calvície.

Contudo, vale ressaltar que os objetivos do microagulhamento tende a mudar quanto a área do tratamento.

Microagulhamento no rosto: é recomedado para reduzir manchas escuras, rugas finas, marcas e cicatrizes de acnes, e tratar poros dilatados, melhorando o aspecto da pele, deixando ela mais bonita e saudável. 

Microagulhamento capilar: o microagulhamento capilar tem sido um dos principais tratamentos indicados para o tratamento de calvície androgenética, sendo mais indicado nas áreas frontais e da coroa. Para o tratamento das famosas entradas, o recomendado é recorrer ao transplante capilar.

Microagulhamento corporal: no corpo, o microagulhamento é indicado para o tratamento de estrias, cicatrizes de acne, flacidez e melasma (manchas escuras na pele). Isso por meio do estímulo à produção de colágeno e elastina, dando mais firmeza à pele e melhorando a sua textura.

microagulhamento no rosto

Quais são os benefícios do microagulhamento?

O microagulhamento é capaz de proporcionar uma série de vantagens para a pele, isso graças a indução de colágeno por conta da aplicação das microagulhas.

Veja quais são os principais benefícios do procedimento:

  • Suavização de manchas, rugas e linhas de expressão;
  • Redução de estrias;
  • Procedimento quase indolor;
  • Resultados satisfatórios em pouco tempo;
  • Melhor absorção de substâncias e ativos pela pele;
  • Tratamento de cicatrizes e melasma;
  • Rejuvenescimento facial.

Vale ressaltar que para que os bons resultados do microagulhamento sejam obtidos é necessário que o procedimento seja feito por um profissional capacitado e em seu consultório, evitando complicações.

O microagulhamento dói?

É normal que antes de se submeter a sessão, em meio ao planejamento do procedimento, que o paciente se preocupe se há ou não algum tipo de incômodo durante as aplicações das agulhas.

Como o procedimento é feito com agulhas, é normal que se sinta algum tipo de desconforto em meio as penetrações. A sensação irá depender de cada organismo.

Além disso, vale destacar a aplicação de anestesia, que permite que o incômodo sentido seja mais leve.

Quanto tempo dura o microagulhamento?

Os benefícios do microagulhamento podem ser percebidos já nas primeiras sessões, na segunda ou terceira sessão, fazendo com que o paciente já perceba uma pele uniforme, harmônica e lisinha. Também pode-se notar uma maior luminosidade da pele, principalmente do microagulhamento facial, já na primeira sessão.

No tratamento de estrias, é normal que os resultados tendem a demorar um pouco mais, podendo os resultados serem percebidos após 30 dias.

Para o procedimento, podem ser necessárias de 2 a 3 sessões, contudo, o número tende a variar, sendo importante o paciente considerar o que for passado pelo especialista. O indicado é que seja dado um intervalo de mínimo de 30 dias, dependendo da espessura das agulhas usadas.

Cada sessão de microagulhamento tende a durar de 30 minutos a 1 hora.

Quais são os cuidados necessários após a sessão?

Assim como demais procedimentos, para que tenha sucesso, é necessário que o paciente siga corretamente os cuidados passados pelo profissional responsável.

Entre os principais cuidados após o microagulhamento estão:

  • Evitar a exposição ao sol por 5 dias;
  • Evitar massagear a área do tratamento;
  • Uso de compressas geladas para a promoção de alívio;
  • Hidratação da pele por um produto indicado pelo profissional;
  • Não usar maquiagem, protetores solares, pranchas e secadores com vento quente nas 24h depois pós-procedimento;
  • Manter o acompanhamento com o profissional.

Após o tempo determinado dado pelo profissional, o paciente pode voltar ao uso regular do protetor solar e de cremes hidratantes e clareadores prescritos.

É normal que após a técnica, que a pele apresente alguns sintomas característicos, como vermelhidão e leve inchaço, que tendem a durar de 2 a 3 dias. Também é normal que a pele passe por uma descamação, o que também tende a passar com tempo.

Contraindicações?

É importante que antes de recorrer à técnica, o paciente e o profissional também se atentem quanto as possíveis contraindicações, são elas:

  • Gestantes;
  • Diabéticos;
  • Rosácea;
  • Câncer;
  • Herpes ativa;
  • Cicatrizes com queloide;
  • Alergia ao metal;
  • Infecções cutâneas;
  • Pacientes com doenças vasculares;
  • Distúrbio hemorrágico;
  • Acne muito ativa;
  • Uso de anticoagulantes – como aspirina e heparina;
  • Doenças autoimunes – como Lúpus.

Também estão entre as contraindicações do tratamento pacientes que utilizaram roacutan em um tempo inferior a 6 meses e recorrer ao tratamento sem consultar o dermatologista previamente.

microagulhamento rosto

Quanto custa o microagulhamento?

O valor de um microagulhamento pode variar quanto ao profissional responsável, clínica escolhida e a quantidade de sessões realizadas.

Aqui na Hamonir, você pode se beneficiar do procedimento de microagulhamento por um preço acessível e que cabe no seu bolso, sendo a partir de 12x de R$24,17 sem juros no Cartão.

Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!

Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *