o que é bichectomia

O que é bichectomia: veja aqui tudo sobre o procedimento

Você já deve ter ouvido falar, lido em algum lugar, ou até mesmo pesquisado sobre o que é bichectomia, a fim de descobrir o significa este procedimento.

A Bichectomia é um dos principais procedimentos quando se trata de estética facial, isso graças aos seus benefícios.

Veja aqui tudo o que você precisa saber antes de realizar o procedimento, quais são as suas indicações, seus benefícios, cuidados, contraindicações e quanto custa.

O que é bichectomia?

A bichectomia, ou lipoplastia facial, é um procedimento estético cirúrgico que faz a remoção da bola de Bichat, ou, a gordura da bochecha, tendo como principal objetivo o maior contorno da lateral da face, a comprimindo e definindo.

Por ser um procedimento particularmente comum entre as famosas, a bichectomia chamou muito a atenção, sendo procurado por muitas pessoas que almejam um rosto mais fino e alongado. O efeito proposto pela bichectomia é possível pela acentuação das maçãs do rosto.

Uma vez que se trata de um procedimento cirúrgico, o indicado é recorrer a um profissional capacitado. Logo, é o cirurgião-dentista ou cirurgião-plástico o profissional ideal, que possui o conhecimento e a estrutura adequada para a realização desse procedimento.

bichectomia o que é

Como funciona a bichectomia?

A bichectomia, como visto, é um processo cirurgico, logo, antes de tudo, o cirurgião-dentista ou o cirurgião-plástico escolhido fará uma avaliação da região para que as expectativas sejam alinhadas com o paciente e para que seja feito o planejamento do procedimento.

O paciente também poderá ser encaminhado a exames de imagem para um planejamento mais coerente.

Assim, feitas as observações, a sessão poderá ser marcada e feita em ambiente qualificado.

Já na sessão, primeiramente o profissional irá aplicar uma anestesia local, fazendo uma incisão dentro da boca, acima da bola de bichat, em cada lado da face. Logo após, é exercida uma pressão do lado externo da bochecha para que a gordura atravesse o corte, sendo removida com a ajuda de uma pinça.

Feita a remoção da gordura, é feita uma sutura interna, fazendo com que o procedimento não seja capaz de deixar cicatrizes externas, comprometendo a estética. Os pontos feitos podem ser absorvíveis ou normais. Enquanto os pontos absorvíveis são reabsorvidos  pelo corpo ao longo do tempo, os normais, podem ser removidos após 7 dias.

A bichectomia não é uma cirurgia complexa, e tende a durar cerca de 45 minutos, e após a sessão já se pode perceber um rosto menos arredondado. Vale ressaltar ainda que o procedimento é irreversível, e após a sua realização, não há como voltar o aspecto anterior.

Quais as indicações e benefícios do procedimento?

As indicações do procedimento normalmente são estritamente estéticas, mas também podem possuir resultados terapêuticos.

Em relação a renovação estética, o objetivo é justamente a busca por um rosto menos arredondado e mais marcado.

Para um melhor resultado, normalmente para a renovação facial, o indicado é que a bichectomia esteja associada a outros procedimentos, como a harmonização facial e/ou cirurgia ortognática.

É por meio dessa ação conjunta que se consegue uma mudança do perfil facial pela diminuição tridimensional da face do paciente, fazendo ajustes para que o resultado final seja mais harmônico, valorizando as características esqueléticas do rosto.

A diminuição tridimensional do terço inferior pode ser conquistada apenas com a bichectomia, mas somente em pessoas que tenham os coxins gordurosos pouco perceptíveis.

Já se tratando da finalidade terapêutica da cirurgia, considera as pessoas que tendem a morder constantemente a mucosa jugal por conta da presença interna da bola de Bichat. Dessa forma, é buscando evitar essas lesões, traumas, as dores resultantes e problemas funcionais, que é indicada a redução do volume das bochechas pela cirurgia.

Para se beneficiar da bichectomia, não há uma faixa etária ideal, contudo, o recomendado é que o procedimento seja feito a partir dos 18 anos, uma vez que nessa idade todas as estruturas do rosto já estão totalmente desenvolvidas.

Por fim, os benefícios propostos pela bichectomia podem ser perceptíveis dentro de poucos dias, cerca de 15 a 20 dias, podendo o resultado da remodelação total ser notado em 90 dias.

O que é bichectomia

Contraindicações e complicações

É muito importante que a bichectomia seja feita somente nas condições corretas, considerando não só as indicações do procedimento, mas também as suas contraindicações.

Levando isso em consideração, entre as contraindicações do procedimento estão:

  • Gestantes;
  • Pacientes que já possuam um rosto fino e magro – sob risco de envelhecimento precoce;
  • Pacientes menores de idade;
  • Uso de radioterapia ou quimioterapia;
  • Cardiopatias severas;
  • Deficiências de coagulação;
  • Infecções locais ou sistêmicas;
  • Problemas hepáticos e renais graves.

Caso o procedimento for feito em condições erradas, com um profissional não capacitado, o paciente está sujeito a algumas complicações, tais como:

  • Infecções;
  • Hematoma;
  • Hemorragia;
  • Equimose;
  • Edema;
  • Trismo (limitação da abertura da boca);
  • Paralisia do nervo facial, bucal ou zigomático;
  • Assimetrias faciais;
  • Lesão nas glândulas salivares;
  • Lesão nos nervos.

Quanto às complicações, pode-se levar em consideração que casos de infecção são mais raros e tendem a aparecer em meio a primeira semana do pós-cirúrgico. Nesse caso, podem ser tratados com antibioticoterapia. Buscando evitar casos de trismo, o paciente pode ser aconselhado a evitar a movimentar a mandíbula depois da cirurgia.

Já quanto as assimetrias faciais, podem ser resultantes de um planejamento cirúrgico incorreto quanto a quantidade de gordura a ser removida.

bichectomia antes e depois

Bichectomia antes e depois, quais os cuidados?

Assim como demais procedimentos cirúrgicos, para que a bichectomia atinja os seus objetivos de forma tranquila, é necessário que o paciente siga corretamente as orientações passadas pelo profissional.

Antes da cirurgia, como já visto, é essencial que haja a pré-avaliação com o profissional, devendo-se ter a preocupação de informar o especialista todos os medicamentos ingeridos. É também aqui que deverão ser tiradas as dúvidas a respeito do procedimento.

A realização dos exames indicados pelo profissional, tal como o coagulograma, glicemia e hemograma completo, também está entre os cuidados.

Quanto à recuperação, depois do procedimento, também é necessário considerar algumas medidas. O cirurgião pode indicar o uso de compressas de gelo, fazendo o uso de compressões faciais nos 3 primeiros dias para a redução de edemas (inchaços), dores e hematomas.

A dieta alimentar nos dois primeiros dias deve ser majoritariamente líquida, podendo optar também por alimentos que não requerem força na mastigação.

O paciente deve ficar de repouso nos dois primeiros dias, e procurar não fazer esforço por uma semana após a cirurgia. Medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos receitados pelo cirurgião. Podem ser receitados para a diminuição dos sintomas.

Por fim, é necessário ter uma atenção redobrada quanto a higiene bucal, buscando evitar o risco de infecções.

Quanto custa a bichectomia?

O valor da bichectomia é bastante variável, alternando quanto a localização, clínica e profissional.

Contudo, o procedimento tende a custar em média de R$1.500 (mil e quinhentos reais) a R$3.000 (três mil reais).

Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!

Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *