Você sabe o que causa varizes em nosso corpo?
Elas podem ser um problema bastante incômodo, tanto para a estética corporal quanto funcionalmente, por isso é importante conhecermos mais a seu respeito.
Sendo assim, nesse artigo falaremos mais a respeito do que são e o que causa varizes, confira:
O que são varizes?
As varizes são veias dilatadas que ficam visíveis na pele e tendem a aparecer principalmente na região das pernas.
Essas veias passam a conduzir o sangue de modo inadequado o que muitas vezes pode acabar fazendo com que elas se fiquem visíveis e pode causar alguns desconfortos.
A dilatação das veias pode ocorrer com veias de vários calibres, desse modo o tamanho não é um fator que define se ela irá ou não ser comprometida pela dilatação.
As veias funcionam como canais que conduzem o sangue de volta ao coração, portanto, uma variz significa que um desses canais parou de funcionar.
Apesar de poder parecer inofensivo inicialmente, elas são um sinal de insuficiência venosa crônica, ou seja, as varizes são um sinal de que a veia em questão parou de funcionar.
Elas podem ser classificadas em:
- Telangiectasias, que são as que ocorrem em pequenas veias de até 1 mm de diâmetro;
- Varizes reticulares, são as que ocorrem em veias de diâmetro médio, ou seja, de 1 a 3 mm;
- Veias varicosas, são as que ocorrem nas veias de grande porte, ou seja, que são maiores que 3 mm de diâmetro e geralmente ficam ressaltadas na pele.
Como as varizes surgem?
Assim como dito anteriormente, as varizes são nada mais do que veias que foram comprometidas e não conseguem mais efetuar sua função de bombear o sangue de volta para o coração. Mas como isso ocorre?
O sangue é levado do coração para os músculos pelas artérias, que transportam o sangue rico em oxigênio e nutrientes.
Após os músculos consumirem os nutrientes e o oxigênio, o sangue deve retornar ao coração para que ele possa receber nutrientes e oxigênio novamente.
Esse processo de retorno é realizado pelas veias, que nas pernas por exemplo realizam seu trabalho contra a gravidade, o que faz com que tenham que fazer muito mais esforço.
Como elas necessitam trabalhar contra a gravidade, elas necessitam de um mecanismo que permita que o sangue suba sem retornar.
Portanto, no interior das veias existem pequenas válvulas que são responsáveis por controlar o fluxo de sangue para o coração impedindo seu retorno.
Elas atuam juntamente com o bombeamento do coração, de modo que elas se abrem e fecham de modo que permita o fluxo do sangue de volta ao coração impedindo seu retorno.
Porém, algumas vezes essas válvulas podem apresentar mal funcionamento ou pararem de funcionar por completo, o que faz com que esse sangue fique preso nas veias.
Essa veia que perdeu sua funcionalidade recebe o nome de variz, portanto, varizes são veias cujas válvulas foram comprometidas e perderam sua funcionalidade.
O que causa varizes nas pernas?
O surgimento das varizes podem ser causadas por diversas situações, de modo que as principais são:
- Anticoncepcionais;
- Excesso de peso;
- Sedentarismo;
- Gravidez;
- Envelhecimento;
- Ficar sentado ou em pé por muito tempo;
- Casos de trombose nas veias;
- Histórico de varizes familiar.
O aparecimento das varizes pode afetar tanto homens quanto mulheres, porém é mais comum que afete mulheres por conta de seus períodos de variação hormonal mais frequentes, gravidez e menstruação.
O que causa varizes no útero?
As varizes no útero, também chamadas de varizes pélvicas, são aquelas que ocorrem na região ao redor do útero. As varizes pélvicas, ou varicoceles, também podem ocorrer em homens e ficam localizadas na região dos testículos.
As varizes no útero geralmente são causadas por fatores hereditários ou pela gravidez. Desse modo, elas podem ocorrer naturalmente pela genética da paciente ou ocorrerem devido a dilatação que ocorre durante a gravidez.
Esse tipo de varizes geralmente não causam nenhum sintoma, porém em alguns casos podem surgir sintomas como:
- Surgimento de varizes visíveis nas regiões íntimas ou coxas;
- Dor no abdômen;
- Dor durante a relação sexual;
- Incontinência urinária;
- Aumento do fluxo menstrual.
Quais são os sintomas das varizes?
Geralmente as varizes não apresentam nenhum sintoma além das veias que ficam evidentes sobre a pele. Porém, em alguns casos podem aparecer outros sintomas como:
- Formigamento;
- Sensação de peso nas pernas;
- Coceira e sensibilidade na região da variz;
- Inchaço da perna.
É importante ficar atento aos sintomas e sinais das varizes, pois caso a situação se torne incômoda, é importante procurar ajuda profissional para avaliá-las e tratá-las.
Como é feito o tratamento das varizes?
O tratamento das varizes, também conhecido como aplicação de vasinhos, pode ser realizado utilizando várias técnicas que irão variar de acordo com o caso do paciente.
Sendo assim, a escolha de qual tratamento será utilizado em cada paciente deverá ser feito por um profissional especializado.
Durante o tratamento, podem existir algumas recomendações juntamente com o uso de alguns remédios para melhorar a circulação.
Desse modo, as principais formas de tratamento das varizes são:
Escleroterapia
A escleroterapia é um procedimento que consiste em aplicar espuma ou glicose diretamente nas veias até que elas sejam fechadas. Esse procedimento funciona para veias pequenas, de até 4 mm de diâmetro.
No procedimento com espuma é utilizada a espuma de polidocanol, no entanto, não é recomendado que seja realizado por grávidas, idosos ou pessoas que possuam histórico de embolia pulmonar.
Já no procedimento com glicose é utilizado um solução concentrada de glicose que é facilmente absorvida pelo organismo, porém esse procedimento não é recomendado para pessoas com diabetes.
Laserterapia
A laserterapia é um tratamento para eliminar pequenas e médias varizes a partir da utilização de laser. Esse laser trabalha transformando a luz em energia térmica e desse modo destrói as paredes do vaso sanguíneo.
Com isso, ele é capaz de remover as varizes rapidamente devolvendo a aparência natural da pele, ou seja, deixando-a livre dos vasinhos roxos superficiais.
Esse tratamento é rápido e consegue garantir ótimos resultados. Além disso, ele não causa muita dor quando comparado com os outros, além de não ser um procedimento invasivo.
Cirurgia
A cirurgia de varizes é utilizada apenas em casos mais graves, quando as varizes são grossas e causam sintomas como inchaço, dor e coceira.
A recuperação desse procedimento irá depender do número e tamanho de veias que são removidas.
Como prevenir as varizes?
Existem algumas ações que podem ser tomadas a fim de evitar o surgimento de varizes, tais como:
- Realizar atividades físicas regularmente;
- Manter-se dentro do peso ideal;
- Evitar passar muito tempo na mesma posição;
- Deitar com as pernas acima do nível do coração;
- Consumir alimentos que contribuem para a circulação sanguínea;
- Evitar usar saltos diariamente;
- Utilizar meias de compressão;
- Evitar consumir cigarros e bebidas alcoólicas.
Quanto custa para remover as varizes?
Os tratamentos para remover varizes possuem preços variados e podem variar de acordo com vários fatores, tais como clínica, profissional, tipo de procedimento e região onde será realizado.
Desse modo, só possível dizer o preço médio desse procedimento, sendo assim a aplicação de vasinhos geralmente varia entre R$200 (duzentos reais) a R$350 (trezentos e cinquenta reais) cada sessão.
Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!
Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!
Deixe um Comentário