O melasma é uma das principais inconveniências quanto à estética corporal, sendo uma das principais queixas feitas nas clínicas de estética. Buscando solucionar esse problema, o microagulhamento para melasma é uma das alternativas mais indicadas.
Veja aqui como funciona a técnica e como ela pode te beneficiar:
O que é microagulhamento para melasma?
O microagulhamento, como o próprio nome remete, é um procedimento estético minimamente invasivo que se baseia na realização de microfuros na pele.
As microperfurações feitas na pele são feitas pelo uso de pequenas agulhas de aço cirúrgico ou titânio, e beneficiam a pele pela renovação celular causada.
Por conta desse efeito, o microagulhamento é indicado para o tratamento de uma série de insatisfações na pele, como rugas, manchas, cicatrizes, estrias, calvície e melasma.
O melasma é uma das principais correções possíveis pelo microagulhamento. São manchas escuras na pele, normalmente resultantes da exposição solar, que podem acometer não só o rosto, pescoço, colo e braços. No rosto, o melasma é mais frequente na testa, bochechas, nariz e queixo.
É uma alteração mais frequente em mulheres, mas também pode acometer o sexo masculino. Nas mulheres, a hiperpigmentação tende a desaparecer sozinha, logo após a gravidez, ou depois da interrupção do uso de pílulas anticoncepcionais, que são fatores de risco da alteração.
Como funciona o microagulhamento para melasma?
O microagulhamento, ao contrário do que muitos pensam, é uma técnica tranquila e segura. Contudo, antes de se submeter ao procedimento, é muito importante se atentar quanto à escolha do profissional responsável, já que não seguir o protocolo adequado do procedimento e as recomendações da Anvisa podem causar riscos.
Entre os profissionais capacitados para o tratamento estão biomédico, dermatologista, fisioterapeuta e pessoas certificadas.
Antes de submeter o paciente a técnica, o profissional deverá fazer uma avaliação do estado da pele do paciente, identificando se há a necessidade do procedimento e de possíveis contraindicações que possam impossibilitar a sessão.
Feito isso, caso a avaliação seja positiva a técnica, o profissional irá realizar o procedimento sem problemas, sendo necessário que o paciente considere os devidos cuidados antes e depois.
Em meio a sessão, primeiramente o especialista fará a limpeza da pele com álcool 70%, fazendo com que não haja riscos de infecções. Em seguida, poderá haver a passagem de um anestésico tópico no local, principalmente em pessoas mais sensíveis, fazendo com que o tratamento seja praticamente indolor.
Assim, as agulhas entram em ação. Para o tratamento das estrias, elas podem ter o tamanho de 0,25 mm a 2,5 mm de diâmetro para serem capazes de proporcionarem um resultado satisfatório.
Vale ressaltar que existem 2 tipos de abordagens do microagulhamento que podem ser usadas para o tratamento do melasma. Podem ser usados assim dois tipos de aparelhos, o dermaroller, que é o rolo com agulhas em seu entorno, e a dermapen, uma caneta específica com agulhas em sua ponta.
Ambas as abordagens são capazes de proporcionar um resultado final satisfatório, e o uso de cada vai depender da preferência e observação do profissional.
Em efeito, pelo procedimento há o clareamento das manchas pela reconstituição da melanina. Além disso, pelas microperfurações é possível que haja a penetração de ativos por meio de uma técnica chamada drug delivery, em que o profissional irá aproveitar as mínimas aberturas feitas e irá fazer a aplicação de ativos, que irão penetrar mais facilmente na pele e possibilitar efeitos positivos mais intensos.
LEIA TAMBÉM: Microagulhamento para estrias: antes e depois e valor
Quanto tempo dura o procedimento?
Para um melhor resultado no tratamento do melasma, são necessárias em média 3 sessões, com um espaço de 4 a 6 semanas entre as sessões para que a pele se recupere a tempo.
O intervalo entre as sessões pode variar quanto ao tipo de tratamento feito e a complexidade da técnica utilizada.
Já com a primeira sessão, o paciente é capaz de perceber uma melhora significativa em relação a percepção do melasma, já podendo perceber o seu clareamento dentro de 15 a 20 dias.
Microagulhamento para melasma antes e depois
É normal que após a sessão, seja perceptível alguns efeitos colaterais, que tendem a ser temporários, entre eles uma leve vermelhidão, inchaço e um leve desconforto, que tendem a durar cerca de 24 a 48 horas, podendo raramente, haver a formação de crostas no local.
Além do benefício do clareamento da mancha escura, pelo microagulhamento também se é possível perceber outros benefícios, graças ao estímulo da produção de colágeno e elastina, além da angiogênese (formação de novos vasos sanguíneos) resultante, tal como o aumento de viço da pele, da hidratação, o ganho de firmeza e o rejuvenescimento da pele proposto.
Dessa forma, além da melhora significativa da aparência, por uma pele mais jovem e bonita, o paciente também é beneficiado pela melhora da autoestima e qualidade de vida.
Vale ressaltar que o melasma é uma condição crônica, que não tem cura. Assim sendo, pelo tratamento é possível que haja o seu clareamento, evitando retrocessos e que o melasma não fique tão perceptível.
Microagulhamento para melasma no colo
O colo é uma das principais regiões associadas ao aparecimento do melasma. A região, que compreende a região anterior do tórax, também é uma das que mais é impactada pelo envelhecimento cutâneo.
Isso acontece porque ela está entre as áreas mais expostas ao sol, e são poucas as pessoas que dão a ela o cuidado necessário, como ocorre na face.
Com isso, pela técnica o colo é beneficiado pela restauração de sua firmeza, suavidade e a melhora da textura da pele, amenizando o impacto da pigmentação irregular, além do ganho de flacidez, rugas e até mesmo sinais de desgaste.
Quais são os cuidados necessários para o microagulhamento para melasma?
Para a realização do procedimento é necessário considerar os cuidados do microagulhamento antes e depois. Entre os cuidados a serem levados em conta estão:
- Manter uma boa higienização e boa hidratação da pele, antes e depois da sessão;
- Interromper o uso de ácidos de 72 a 48 horas antes do procedimento;
- Ter cuidado para não lesionar a pele antes da sessão e inviabilizar o tratamento;
- Uso correto dos produtos passados pelo especialista, como antioxidantes e clareadores para tons de pele mais escuros – que devem começar a serem usados 30 dias antes da sessão;
- Evitar a exposição à luz solar, principalmente em horários de pico (entre 10 da manhã e 4 da tarde);
- Uso diário do protetor solar com fator de proteção acima de 30 FPS;
- Uso de cremes cicatrizantes para a recuperação da pele;
- Uso de água termal para a amenização de manchas vermelhas e irritação da pele;
- Manter uma alimentação rica em proteínas.
Microagulhamento com drug delivery para melasma
O microagulhamento com drug delivery é um grande aliado do tratamento para melasma,
Segundo um estudo feito pela revista Surgical e Cosmetic Dermatology, publicado em 2015, a combinação do microagulhamento com drug delivery para a região do colo é capaz de proporcionar uma melhora de cerca de 100%, considerando a facilitação do acesso de substâncias favoráveis ao rejuvenescimento da pele.
Vale considerar que a técnica de microagulhamento com drug delivery também pode ser usada em outras regiões do corpo.
Riscos e contraindicações
Na avaliação prévia do microagulhamento, o profissional irá se certificar se há a presença de alguma contraindicação capaz de inviabilizar a técnica.
Entre as possíveis contraindicações do processo estão:
- Gestantes – risco de hiperpigmentação;
- Diabetes não controlado;
- Uso de anticoagulantes;
- Câncer;
- Lesão ou doença de pele ativa na região (queimadura, verruga, rosácea);
- Irritação ou infecção no local;
- Alergia ao metal utilizado;
- Acne e/ou herpes ativa;
- Psoríase;
- Doença vascular;
- Pessoas que fizeram uso de isotretinoína nos 6 meses anteriores à técnica;
- Pessoas com propensão a quelóides – podendo o procedimento ser contraindicado em algumas partes do corpo.
Caso o procedimento seja feito em condições inadequadas ou por uma pessoa não capacitada, o paciente ficará sujeito a algumas complicações, como acne, o aparecimento de edemas, hematomas, infecções, queloides, cicatrizes hipertróficas e hiperpigmentação pós-inflamatória.
Quanto custa o microagulhamento para melasma?
O preço do procedimento de microagulhamento para melasma é bastante variável, tendendo a alternar quanto ao profissional responsável, clínica escolhida e é proporcional a quantidade de sessões realizadas. Uma sessão de microagulhamento custa em média R$250 (duzentos e cinquenta reais).
Aqui na Hamonir, você pode se beneficiar do procedimento de microagulhamento por um preço acessível e que cabe no seu bolso.
Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!
Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!
Deixe um Comentário