Paciente enfaixada na região dos seios após se submeter a mamoplastia redutora

Mamoplastia redutora: como funciona e quanto custa?

Ouça este artigo
avaliação gratuita

Você com certeza já ouviu falar sobre a mamoplastia, mas você sabia que ela pode ser assumir em diferentes técnicas, dependendo da necessidade do paciente.

Uma dessas técnicas é a mamoplastia redutora, que é uma das mais realizadas, especialmente falando de nível Brasil.

Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre a mamoplastia redutora, suas indicações, como funciona, contraindicações, preço e saiba se é a abordagem ideal para você:

Mamoplastia redutora, o que é?

A mamoplastia redutora é a intervenção cirúrgica nos seios que tem como principal indicação diminuir o tamanho. Segundo o Censo feito pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) em 2018, a mamoplastia redutora está entre um dos procedimentos cirúrgicos mais procurados no Brasil, sendo estimado que mais de 104 mil mulheres tenham se submetido a cirurgia.

Mesmo que assim como os demais tipos de mamoplastia, tendo como principal objetivo sanar uma insatisfação estética da paciente quanto a região, vale ressaltar que também pode vir com o objetivo de melhorar a qualidade de vida.

Com a mamoplastia de redução, o médico-cirurgião responsável consegue devolver a simetria do corpo, alterando o tamanho do seio de forma que se devolva a harmonia entre suas estruturas e o restante do corpo.

A intervenção por mamoplastia vai variar tanto quanto o tipo de queixa, mas também quanto à avaliação feita pelo médico especialista. Dessa forma, o resultado almejado será alcançado por meio do alinhamento de expectativas do paciente com o profissional no planejamento da cirurgia.

Além da mamoplastia redutora, entre as demais variações do procedimento estão a mamoplastia de aumento, a mamoplastia reparadora, reconstrutiva e a mastopexia.

avaliação gratuita

Quando a mamoplastia redutora é indicada?

De início, deve-se entender o contexto de que, uma vez que os seios são muito grandes, é possível perceber prejuízos não só na autoestima da paciente, mas também quando ela realiza alguma atividade cotidiana. Dessa forma, é possível que até mesmo problemas físicos e psicológicos evoluam da realidade.

Conheça quais são as principais indicações da mamoplastia e veja se encaixa dentro de alguma delas:

  • Tratamento de dores nas costas, ombros e pescoço por conta do peso dos seios;
  • Sessar o aparecimento de feridas nos ombros por conta das alças dos sutiãs apertadas pela sustentação do peso dos seios;
  • Reversão e tratamento da má postura e problemas graves na coluna;
  • Problemas de autoestima e psicológicos causados pelo tamanho desproporcional da mama;
  • Presença do mamilo abaixo do sulco do seio, por conta da ausência de sustentação dos seios;
  • Irritação na pele abaixo do sulco do seio;
  • Mamas pendentes e flácidas;
  • Aréolas alargadas ou pele muito flácida;
  • Limitação de realizar atividades físicas por conta do tamanho dos seios.

No entanto, é importante considerar que para se submeter ao procedimento a paciente deve ter a partir de 18 anos, ser não fumante e estar fisicamente saudável.

Mulher enfaixada após mamoplastia redutora

Como funciona a mamoplastia redutora?

Para conseguir reduzir no tamanho dos seios, o cirurgião irá atuar removendo os excessos, seja excesso de gordura, de tecido glandular e de pele das mamas.

No dia da cirurgia, o profissional irá orientar que o paciente permaneça em um jejum absoluto por 8 horas, não tendo feito alguma refeição pesada e exagerada no dia anterior, não fazendo o uso de esmaltes e maquiagem.

Para dar início ao procedimento, o médico irá submeter o paciente a aplicação de uma anestesia geral ou a uma abordagem com sedação intravenosa, o que irá variar quanto a sua observação.

Feito isso, a mamoplastia redutora é iniciada por meio da realização de incisões nas mamas, fazendo então a remoção do excesso de tecido mamário, da pele e gordura. No entanto, a técnica vai depender da particularidade anatômica da paciente, da quantidade a ser diminuída, da composição das mamas e da preferência da paciente.

As incisões nos seios podem ser feitas em padrão circular em torno da aréola, de fechadura ou em forma de “T”. Com a incisão, é feita a reposição do mamilo e a redução do tecido mamário subjacente, que é levantado e modelado. Se necessário, a aréola também pode ser reduzida.

Assim, é feito o fechamento dos cortes por meio da realização de pontos ou do uso de uma cola cirúrgica, que irá atuar reduzindo a marca das cicatrizes. A cirurgia de redução de mama tem uma duração entre 2 e 3 horas, e, geralmente, a mulher precisa ficar internada por cerca de 1 dia para ser liberada pela avaliação e liberação do médico.

Vale ressaltar, que dependendo da mamoplastia redutora, é possível que seja feito o procedimento da mastopexia, que é um procedimento para o levantamento dos seios, fazendo com que a região fique mais harmônica e prevenindo futuras insatisfações quanto ao procedimento.

Os resultados definitivos podem ser percebidos entre 12 e 18 meses depois da realização do procedimento.

Contraindicações

Assim como suas indicações, antes de recorrer a realização da técnica, vale considerar também as suas contraindicações. Assim sendo, vale ressaltar que a mamoplastia redutora não deve ser feita em mulheres muito acima do peso, uma vez que boa parte de mama é composta por gordura.

Assim sendo, para reverter o problema, após a avaliação feita pelo médico, o médico pode encaminhar o paciente para uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos.

O cliente não deve ter menos de 16 anos, uma vez que a formação da mama ainda não está completa.

Entre demais contraindicações estão: mulheres portadores de diabetes ou hipertensão sem controle, pacientes com doenças cardíacas, doenças autoimunes, com doenças de pele ativas na região da cirurgia, em casos de doenças autoimunes e pacientes com exames clínicos que não estão dentro da normalidade.

Paciente conversando com médico após mamoplastia redutora

Antes e depois da mamoplastia redutora

A recuperação da mamoplastia redutora não é dolorida, contudo, para que se possa ter uma recuperação tranquila é necessário seguir as orientações passadas pelo cirurgião, são elas:

  • Aguardar 24 horas após a cirurgia, para tomar um banho completo;
  • Após às 24 horas, retirar os curativos usadas para dar sustentação aos seios, e evitar problemas de infecção na incisão;
  • Fazer o uso de sutiã pós-cirúrgico após 30 dias;
  • Fazer a drenagem linfática depois de uma semana da cirurgia – ajudando na redução do inchaço e na remodelação das cicatrizes;
  • Evitar praticar atividades físicas nos primeiros 15 dias após o procedimento;
  • Retomar atividades físicas somente com autorização médica;
  • Evitar fazer movimentos bruscos, deitar de lado ou de bruços e levantar os braços acima da linha dos ombros por ao menos um período de 30 dias;
  • Evitar a exposição solar no período de recuperação e não deixar de fazer o uso do protetor;
  • Procurar uma alimentação saudável e balanceada.

O cirurgião tende a dispensar o uso de drenos na recuperação da mamoplastia, contudo, podem ser usados com a intenção de evitar hematomas e seromas (acúmulo de sangue e líquidos).

LEIA TAMBÉM: Mamoplastia redutora antes e depois: conheça seus resultados

Quanto custa a mamoplastia redutora?

O preço médio da mamoplastia redutora pode variar dependendo de vários fatores, incluindo a localização geográfica, a reputação e experiência do cirurgião plástico, a clínica onde o procedimento é realizado, o tipo de anestesia utilizada, entre outros.

Para obter informações atualizadas e precisas sobre os preços da mamoplastia redutora, o recomendado é consultar diretamente um cirurgião plástico qualificado, buscando fazer orçamentos com diferentes profissionais. Eles poderão avaliar o seu caso individualmente e fornecer uma estimativa de custo com base nas suas necessidades específicas. É sempre importante fazer uma pesquisa cuidadosa, verificar a credibilidade do cirurgião e discutir todos os detalhes financeiros antes de tomar qualquer decisão.

No entanto, levando em consideração todos os fatores capazes de influenciar nos valores da mamoplastia, e as particularidades de caso, os valores podem variar de R$ 15.000 (quinze mil reais) a R$ 40.000 (quarenta mil reais).

Na clínica de estética Hamonir, você tem acesso ao melhor da Harmonização, Estética e Depilação por preços acessíveis e que cabem no seu bolso! A equipe da Hamonir é formada por profissionais capacitados e que estão determinados em aumentar a sua autoestima com fidelidade aos seus sonhos!

Agende já a sua Avaliação Gratuita e nós entraremos em contato com você!

avaliação gratuita

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *